Autor Tópico: Você é contra ou a favor das Cotas nas Universidades?  (Lida 1714 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Você é contra ou a favor das Cotas nas Universidades?
« Online: 17 de Setembro de 2006, 00:34:48 »
Olá amigos,

Hoje posto um tema comum dos nossos dias: as cotas nas Universidades. Eu particularmente sou contra, pois cria um privilégio que a meu ver é nocivo ao individuo. Bem, mas tenho que considerar que realmente o número de negros nas Universidades Públicas é escasso. No Curso de Engenharia da Escola Politécnica da USP, no tempo em que estive lá, só vi um negro no meio de centenas de alunos brancos e asiáticos, isso dá o que pensar não é mesmo? Bem, mas acho que o melhor caminho para se resolver essa situação seja a melhoria do ensino fundamental e médio nas escolas públicas, pois assim formariam alunos mais preparados para enfrentar os vestibulares das grandes Universidades Públicas do país. Como o Governo é incapaz de resolver o problema educacional do país vai criando cotas para negros! Eu fico pensando, sem desmerecer nenhuma raça, o que aconteceria com um negro que cursa Engenharia por exemplo, se ele não tiver uma sólida formação vai tomar pau o ano inteiro na faculdade! Afinal matéria como Cálculo Númerico, Linguagem C, Algebra Linear e outras são matérias muito dificeis por natureza e sem preparo e bagagem educacional o aluno nunca conseguirá assimilar seus conteúdos.
Bem, mas o que pensam os amigos foristas?

Offline Dobrado

• Nível 09
  • *
  • Independente de estilo, estamos no mesmo caminho!
Re: Você é contra ou a favor das Cotas nas Universidades?
« Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2006, 05:21:33 »
É, o caminho seguido pra ajudar os negros esta errado.
Porque a maioria dos negros são pobres e não tem condições para pagar boas escolas de ensino fundamental e médio. Isso faz com que não consigam passar nos vestibulares.
Mas esse esquema de "cotas" não adianda em nada. Tinham que melhorar o estudo para todos sempre capazes de passar em uma prova de vestibular.

Normalmente quem realmente precisa das vagas nas faculdades, não tem. E quem não precisa e gastou muito dinheiro com cursinhos pré-vestibular, etc. consegue as vagas.
"Muita força pra encarar qualquer bagulho
Resistência sempre foi a nossa marca, meu orgulho" - MV Bill

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Setembro de 2006, 10:20:22 »
Disse tudo Arquimedes, ta errado por conta disso ai, é fato. Sou contra também.
Se eu não sei eu não digo nada.

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Setembro de 2006, 12:04:47 »
Há ainda o fator de que o critério "Cor de pele" algumas vezes é vago. A pessoa pode ser mulato médio, mulato escuro, mulato claro e negro, como diferenciar um legitimo negro de um mulato? Será que o sistema de cotas valeria para os mestiços também?
O governo é engraçado, quando deveria dar ajuda e assistencia ao negro, logo após o fim da escravidão, ele nada fez! Agora, mais de cem anos após esse evento vem criar um sistema distorcido de privilégios totalmente contra o espírito moderno da "meritocracia", acho tudo isso muito estranho!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 17 de Setembro de 2006, 15:20:54 »
Concordo com suas postagens, Arquimedes.  Exceto por um detalhe:

O governo é engraçado, quando deveria dar ajuda e assistencia ao negro, logo após o fim da escravidão, ele nada fez! Agora, mais de cem anos após esse evento vem criar um sistema distorcido de privilégios totalmente contra o espírito moderno da "meritocracia", acho tudo isso muito estranho!

Os governos refletem as mentalidades de suas épocas.  Cento e trinta anos atrás não havia essa mentalidade de apoio social aos negros libertos.  Mal se havia aceito que eles tinham direitos humanos!
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

ukrainian

• Visitante
« Resposta #5 Online: 17 de Setembro de 2006, 15:23:24 »
Não havia nem ao menos a noção de Direitos Humanos.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #6 Online: 17 de Setembro de 2006, 15:46:39 »
Não entendo pra que as cotas.

Não muda só a cor da pele ? Ou eles são mais burros que gente ?

Por que eles precisam de cotas ? Os professores estavam cometendo racismo aprovando apenas brancos ?

.... :(
Não deseje.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #7 Online: 17 de Setembro de 2006, 16:01:09 »
Não havia nem ao menos a noção de Direitos Humanos.

Acho que a partir dos princípios do iluminismo francês já dá pra se ter um conceito de pré-existência dos DH...

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #8 Online: 17 de Setembro de 2006, 17:19:39 »
Problema foda.

Solução a curto prazo: cursinhos pré-vestibulares intensivos para esse público.

Solução a médio e longo prazo: melhoria das bases educacionais.

Enquanto não se faz isso, acho que as cotas são quase integralmente prejudiciais. Há o direito de acesso à educação, e as cotas serviriam para garanti-lo. O problema é que elas são mera "satisfação" improdutiva; como quando o pai diz a seu filho que deseja muito um leão de estimação: "Comprei seu leão, mas ele não pode ficar aqui em casa; ficará lá no zoológico e poderemos visitá-lo sempre". A criança fica feliz no momento, mas o tempo passa e ela descobre a ilusão.

Offline Marcelo Jedi

• Nível 00
  • *
    • Jedi Zone
« Resposta #9 Online: 17 de Setembro de 2006, 23:26:11 »
Pra mim, o problema é não é de cor, mas consequência da péssima distribuição de renda e da falta de qualidade no ensino público. Negro ou brancos pobres terão menos chances, pelos motivos citados. Então, porque beneficar apenas os negros pobres ? Posto isto, a idéia começa mal, capenga.

Entendo que o modelo de cotas pode ter alguma justificativa se usado por um período curto, de forma emergencial, enquanto soluções reais não são dadas para o problema. Mas ser uma lei "eterna" é realmente uma fria. Daí, conhecendo o Brasil, prefiro ser contra.

De todos os sistemas de cotas que vi, o que me chamou a atenção foi o da Unicamp. Lá, candidatos de baixa renda e provenientes de escola pública têm a nota "incrementada". O modelo veio de pesquisas e é acompanhado todo ano. O resultado é bastante positivo. Em geral, os alunos bonificados se mostram acima da média da turma. Vou colar a notícia abaixo, talvez nem todos consigam acesso ao link do uol.

---------------------------------

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u18705.shtml

Estudo da Unicamp questiona adoção de sistemas de cotas

MAURÍCIO SIMIONATO
da Agência Folha, em Campinas

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) apresentou nesta sexta-feira um estudo que põe em xeque o sistema de adoção de cotas no ensino superior ao comprovar que o incentivo a alunos de escolas públicas pode ser mais eficaz na inclusão de estudantes com renda familiar baixa e de pessoas que se declaram de cor ou raça preta, parda e indígena.

A matrícula de estudantes com renda familiar até cinco salários mínimos cresceu 13% após a implantação do programa, que prevê bonificação de 30 pontos a alunos vindos de escolas públicas na nota na segunda fase do vestibular.

Entre os que se declararam de cor ou raça preta, parda ou indígena, além terem cursado ensino médio na escola pública, o aumento foi de 57% entre os inscritos no ano passado.

O Paais (Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social) foi implantado a partir do vestibular de 2005 da Unicamp e beneficia estudantes de escolas públicas com bonificação de pontos após a segunda fase ao invés do sistema de cotas.

"O programa impacta praticamente em todos os cursos, inclusive nos de altas demandas, como no curso de medicina, por exemplo", disse o reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge.

Os alunos que tiveram auxílio do programa para passar no curso de medicina tiveram nota média 7,9 após um ano, enquanto os demais estudantes tiveram 7,6 de nota média. Além disso, o índice de estudantes provenientes de escolas públicas que ingressaram no curso de medicina subiu de 9,6% para 24,1% após o programa.

Cursos

O estudo também demonstra que alunos vindos de escolas públicas que ingressaram na universidade após a implantação do tiveram desempenho melhor do que os demais em 31 dos 56 cursos.

Na avaliação do reitor, esse melhor desempenho se deve a maior "motivação, dedicação e esforço" dos alunos provenientes de escolas públicas ao conquistarem a vaga na Unicamp.

Além dos 30 pontos, o estudantes também ganham mais dez pontos na nota, caso tenham cursado o ensino médio em escola pública e se declarem pretos, pardos e indígenas no questionários de inscrição. Se for levada em consideração a classificação desses alunos no vestibular, eles superaram os demais em 53 dos 56 cursos.

Os alunos foram classificados em ordem decrescente pela nota no vestibular e depois classificados novamente pela nota média após um ano. "Esperamos completar um ano para realizar as análises e demonstrar que a nossa tese está correta ao não adotarmos o sistema de cotas", disse o reitor.

Na tentativa de aumentar a presença de estudantes de escolas públicas na universidade, a Unicamp inicia neste ano uma campanha para divulgar o programa em todas as escolas estaduais.
------------------------------------------------------------
..:: I see boring people ::..

Marcelo

• Visitante
« Resposta #10 Online: 17 de Setembro de 2006, 23:58:22 »
Sou a favor de cotas voltadas para pessoas comprovadamente de baixa renda e q frequentaram escolas públicas na maior parte de sua vida escolar, não cotas raciais. Alguns dizem q isto não resolve o problema e q o necessário seria a melhora no ensino básico e médio. Sei q isto seria o ideal, mas é algo q só ocorrerá a longo prazo, e se resolverem um dia começar a investir de verdade na educação em nosso país. Temos q tomar também medidas, mesmo paliativas, para tentar melhorar o agora também, quebrar este ciclo vicioso de o conhecimento ser privilégio apenas dos mais ricos e afortunados. Acho q cotas serviriam para quebrar esta barreira, fazendo com q os filhos destes (beneficiados pelas cotas) já tenham mais oportunidades q seus pais, os filhos dos seus filhos mais ainda e assim sucessivamente.

rizk

• Visitante
« Resposta #11 Online: 18 de Setembro de 2006, 00:35:38 »
Acho que estamos todos de acordo no quesito "tem que melhorar o ensino público, o resto é paliativo", então não vou bater nessa tecla.

Sou a favor totalmente de ações afirmativas, mas acho que há meios menos dispendiosos, menos polêmicos e com mais resultados do que as cotas. Iniciativas do tipo Pro Uni me agradam.

rizk

• Visitante
« Resposta #12 Online: 18 de Setembro de 2006, 00:36:55 »
Acho que a partir dos princípios do iluminismo francês já dá pra se ter um conceito de pré-existência dos DH...
Não tinha colado então, e eu duvido que tenha colado HOJE.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #13 Online: 18 de Setembro de 2006, 03:08:07 »
O meu grande medo nas cotas é a queda na qualidade do ensino superior.Como pessoas que nw tiveram um ensino fundamental adequado poderiam acompanhar as matérias do superior?Algumas cadeiras necessitam de uma base forte.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Zizou

• Nível 10
  • *
« Resposta #14 Online: 18 de Setembro de 2006, 03:34:12 »
O meu grande medo nas cotas é a queda na qualidade do ensino superior.Como pessoas que nw tiveram um ensino fundamental adequado poderiam acompanhar as matérias do superior?Algumas cadeiras necessitam de uma base forte.
Se eu não me engano, em 2006 se formam as primeiras turmas em universidades públicas cariocas e foram divulgados dados preliminares sobre o desempenho dos alunos cotistas. E ao que parece, não ficaram devendo em nada para os ingressantes não-cotistas, independente do curso. Essa dúvida que você tem, me incomodava bastante...quando as primeiras ações de cotas foram implementadas, uma reitora chegou a cogitar o absurdo de implementar um "cursinho" que auxiliasse os alunos cotistas caso, eles encontrassem dificuldade. Mas ao me informar melhor sobre esse assunto, percebo que esse argumento provavelmente não poderá ser usado para abolir as cotas das universidades públicas, pois  os alunos que entrarão, realmente serão os melhores dentre os cotistas...(só para registrar, também tenho uma posição contrária a política de cotas).
" Meu objetivo é ensinar minhas aspirações a se conformarem com os fatos, em vez de tentar fazer com que os fatos se harmonizem com elas." Thomas Henry Huxley
"Vai lá, vai lá, vai lá, vai lá de coração...vamo São Paulo, vamo São Paulo, vamo se campeão!!!"

rizk

• Visitante
« Resposta #15 Online: 18 de Setembro de 2006, 13:39:56 »
Não sei qual a porcentagem de vagas que seriam disponibilizadas, mas fazendo um cálculo basiquinho, baseado em 20%. Grosso modo, 80% seria ocupado pelos melhores alunos de escola privada, 20% pelos melhores da escola pública. A concorrência nas universidades públicas é alta o suficiente pra garantir que os calouros serão o crème de la crème da juventude brasileira.

A verdade é que devia ser o contrário, porque afinal tem mais alunos nas públicas que nas particulares. Mas aí a BURGUESIA reclama hehe.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #16 Online: 18 de Setembro de 2006, 16:25:06 »

Acho que seu medo já se tornou real faz tempo. Vide os cursos de Direito x Exame de Ordem da OAB.

Por outro lado, o sistema de cotas está de acordo com o Princípio da Isonomia da CF/88. Se vai dar certo? Só o tempo dirá.

A princípio, olhando apenas o sistema de cotas, também sou contra, mas olhando o panorama geral do sistema educacional brasileiro, acho que tanto faz.  :umm:
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #17 Online: 18 de Setembro de 2006, 16:40:37 »
Cotas racistas e de baixa renda têm, na raiz, o mesmo resultado: em ambos os casos você estará privilegiando outra característica que não a real capacidade e merecimento do estudante de entrar na universidade.

Contra qualquer tipo de cota.

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #18 Online: 18 de Setembro de 2006, 17:01:51 »
Se eu não me engano, em 2006 se formam as primeiras turmas em universidades públicas cariocas e foram divulgados dados preliminares sobre o desempenho dos alunos cotistas. E ao que parece, não ficaram devendo em nada para os ingressantes não-cotistas, independente do curso. Essa dúvida que você tem, me incomodava bastante...quando as primeiras ações de cotas foram implementadas, uma reitora chegou a cogitar o absurdo de implementar um "cursinho" que auxiliasse os alunos cotistas caso, eles encontrassem dificuldade. Mas ao me informar melhor sobre esse assunto, percebo que esse argumento provavelmente não poderá ser usado para abolir as cotas das universidades públicas, pois os alunos que entrarão, realmente serão os melhores dentre os cotistas...(só para registrar, também tenho uma posição contrária a política de cotas).

Sinceramente, dúvido desses dados preliminares em que os cotistas tiveram um desempenho equiparado com o restante dos aprovados pelo vestibular normal, aliás, se isso for verdade, prova que os cotistas não precisam das cotas e têm capacidade para serem aprovados no vestibular assim como os outros.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 18 de Setembro de 2006, 17:34:42 »
cotas? basta que se visite a unb e se veja o clima de guerra por lá pra querer logo desistir da idéia.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Zizou

• Nível 10
  • *
« Resposta #20 Online: 18 de Setembro de 2006, 17:53:05 »
Sinceramente, dúvido desses dados preliminares em que os cotistas tiveram um desempenho equiparado com o restante dos aprovados pelo vestibular normal, aliás, se isso for verdade, prova que os cotistas não precisam das cotas e têm capacidade para serem aprovados no vestibular assim como os outros.
Vou me informar melhor sobre os dados, para ver que tipo de estudo foi esse. Quanto a capacidade, é esse justamente o ponto, pois o problema não é a competência dos alunos cotistas para entrar na universidade, mas sim, a qualidade de ensino que ele tem disponível, para concorrer de forma igual...pois quando eles entraram na universidade tiveram a disposição o mesmo "nível de ensino" que alunos não-cotistas, daí a concorrência é mais parelha...não sei se vc me entendeu...
cotas? basta que se visite a unb e se veja o clima de guerra por lá pra querer logo desistir da idéia.
Eu ouvi falar que teve algumas discussões também no Rio de Janeiro, mas não sei qual a veracidade dos fatos...tá em clima de guerra na UNB?
« Última modificação: 18 de Setembro de 2006, 17:56:08 por zizou »
" Meu objetivo é ensinar minhas aspirações a se conformarem com os fatos, em vez de tentar fazer com que os fatos se harmonizem com elas." Thomas Henry Huxley
"Vai lá, vai lá, vai lá, vai lá de coração...vamo São Paulo, vamo São Paulo, vamo se campeão!!!"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 18 de Setembro de 2006, 18:22:48 »
Guerra eu não sei, mas é impressionante o quão branca é a primeira colocada do primeiro vestibular com cotas que houve.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 18 de Setembro de 2006, 19:01:27 »
faculdade pública não é pra pobre. nem pra rico. nem pra branco, nem pra negro. faculdade pública é pra qualquer um. ou era pra ser.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 18 de Setembro de 2006, 19:03:54 »
Eu ouvi falar que teve algumas discussões também no Rio de Janeiro, mas não sei qual a veracidade dos fatos...tá em clima de guerra na UNB?
não, não, eu exagerei. guerra é exagero. mas tá um clima bem tenso, pelo que pude ver (não moro em brasília, o que sei sei pelo jornal). um patrulhamento ostensivo dos professores por parte de um ou outro aluno agitador louco pra aparecer, gravando todas as aulas e declaradamente atrás de um alvo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #24 Online: 18 de Setembro de 2006, 19:17:27 »
A UnB é uma zorra há muito tempo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!