Autor Tópico: Estudo pede aos EUA que voltem à Lua o mais rápido possível  (Lida 548 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Marcus VBP

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
    • Desenvolvimento de Interfaces Web
Estudo pede aos EUA que voltem à Lua o mais rápido possível
« Online: 19 de Setembro de 2006, 15:09:39 »
Citar
A Nasa precisa se preparar o mais rápido possível para voltar à Lua, nem que seja só para entender melhor como a vida evoluiu na Terra, disse na terça-feira o Conselho Nacional de Pesquisa norte-americano.

Os astronautas devem usar robôs e sondas em órbita para ajudar a vasculhar a superfície, a atmosfera e as crateras da Lua em busca de informações sobre como nosso sistema solar se formou e como a vida começou, disse a diretoria de estudos espaciais do conselho. E a agência espacial norte-americana deveria planejar uma ação conjunta com outros países para esse fim.

Trinta anos depois da primeira viagem do homem à Lua, as pesquisas ficaram limitadas. Mas vários países estão planejando missões para lá, entre eles o Japão, a China, a Índia e a Agência Espacial Européia.

"A participação de outros países na exploração lunar já é fato. Atividades coordenadas beneficiariam todos os participantes", afirmou o estudo.

"Encorajamos a Nasa a planejar e executar explicitamente atividades junto com a comunidade internacional para a exploração científica da Lua, de maneira coordenada e colaboradora".

As missões dos anos 1960 e 1970, em plena Guerra Fria, tinham o objetivo principal de se manter à frente da União Soviética. Agora, seu objetivo deveria ser a ciência, afirmou o levantamento.

"A Lua é, mais que tudo, uma testemunha de 4,5 bilhões de anos de história do sistema solar, e registrou essa história de forma mais completa e mais clara que qualquer outro corpo planetário. Em nenhum outro lugar é possível voltar no tempo com tanta clareza para a época em que a Terra e outros planetas se formaram", diz o texto.

"Será só voltando à Lua para realizar novas explorações científicas que poderemos esperar preencher as lacunas de nosso entendimento e compreender os segredos que a Lua guardou por tanto tempo".

A Lua tem uma atmosfera escassa e muito pouca atividade geológica, e portanto todos os asteróides, meteoros ou fragmentos espaciais que chegaram a ela permaneceram lá, praticamente inalterados.

A maioria dos registos dos primeiros anos da Terra foi destruída por processos tectônicos e geológicos, e até pelo clima, portanto os cientistas não dispõem de provas diretas de como a atmosfera se formou ou exatamente quais fatores influenciaram no desenvolvimento e na evolução da vida.

"Para documentar a atmosfera lunar em seu estado imaculado, devem ser realizados estudos observacionais da atmosfera lunar primitiva, junto com estudos sobre as fontes da atmosfera e os processos responsáveis por sua perda", afirmou o relatório.

Quanto à superfície lunar, o melhor lugar para começar a exploração é o pólo sul, recomenda o estudo. "Como a mais antiga e maior bacia do sistema solar, a bacia Aitken, no pólo sul da Lua, é um local singular", disse o texto. Mas muitos outros lugares devem ser observados.

"Um sistema humano-robótico integrado deve ser desenvolvido usando assistentes robóticos e sistemas robóticos autônomos/teleoperados", acrescenta o levantamento. Sondas robóticas já foram usadas com sucesso para estudar Marte.

Além disso, a Lua proporciona a posição perfeita para os astrônomos e outros cientistas estudarem o Sol, a Terra e outros planetas.

fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1146802-EI301,00.html
Website - http://www.marcusvbp.com.br
NH18, uma comunidade sobre GURPS - http://www.nh18.com.br

Offline Almir

  • Nível 00
  • *
  • Mensagens: 9
Re: Estudo pede aos EUA que voltem à Lua o mais rápido possível
« Resposta #1 Online: 19 de Setembro de 2006, 17:02:13 »
Sem dúvida. Na Lua podemos ter as melhores pistas sobre a origem da vida. Imagine as milhares de toneladas de meteoritos provenientes da Terra que se acumularam na superfície do satélite. Amostras de cada grande colisão (extinção) ocorridas na Terra. Amostras e pedaços de bactérias, proto-bactérias, esporos, pedaços de dinos incrustados ou não em rochas poderão um dia ser encontrados.
Que sorte temos um satélite tão grande perto de nós, certamente com amostras quase intactas de toda a evolução da vida no nosso planeta.

Offline HSette

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.044
  • Sexo: Masculino
Re: Estudo pede aos EUA que voltem à Lua o mais rápido possível
« Resposta #2 Online: 19 de Setembro de 2006, 22:18:02 »
E a hipótese de a Lua ter surgido de escombros de nossa Terra ganha reforço:

A nave SMART-1 (que recentemente chocou-se de forma programada com a superfície lunar) da Agência Espacial Européia completou a primeira cartografia química detalhada da superfície lunar. Os elementos químicos detectados, como o cálcio e o magnésio, dão um impulso à teoria atual de que a Lua se formou dos escombros depois de uma colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte.
O cálcio, em particular, se encontra nas profundidades da Terra. De modo que se a Lua tem uma grande quantidade de cálcio, então esteja formada de material que alguma vez esteve dentro de nosso planeta.
Equipada com instrumentos miniaturizados – incluída uma câmara eletrônica ultracompacta, um telescópio de raios X do tamanho de uma tostadora para obter a composição cartográfica química e equipamentos de comunicação de alta tecnologia – a SMART-1 tinha grandes objetivos. Devia precisar como foi que chegou a existir a Lua, buscar água que pudesse estar encerrada com o ferro no fundo das crateras privadas da luz solar e cartografar a composição mineral da superficie lunar.
Um dos instrumentos mais importantes, o D-CIXS recolheu horas de dados de emissões de raios X. Quando os raios do Sol incidem sobre a Lua, os raios X fazem com que os átomos emitam fluorescência e a sua vez emitam seus próprios raios X. O D-CIXS traduziu a quantidade de energia emitida no tipo e abundâcia dos diferentes elementos.
D-CIXS detectou os principais componentes das rochas: alumínio, silício, magnésio e cálcio. O cálcio apareceu em amplas áreas através de toda a superfície lunar. Este elemento construtor de rochas na Terra dá apoio à teoria do impacto.

Fonte: www.space.com/scienceastronomy/060822_science_tuesday.html
« Última modificação: 19 de Setembro de 2006, 22:26:18 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!