Autor Tópico: Você é contra ou a favor da Clonagem Humana?  (Lida 4126 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Você é contra ou a favor da Clonagem Humana?
« Online: 20 de Setembro de 2006, 00:57:31 »
Peço licença ao mederadores por postar tantos novos tópicos, mas há muitos assuntos que devem ser discutidos. E trago um deles: A clonagem humana deve ser liberada?
Eu particularmente sou a favor, desde que os fins sejam estritamente medicinais, e principalmente para a clonagem de órgão, se é que isso é possível! Mas sou contra quando utilizado como metodo reprodutivo, a ovelha Dolly mostrou que a clonagem para esse fim não é muito interessante, pois acarreta muitos tipos de defeitos genéticos e enfermidades precoces no clone.
Sem contar ainda que a liberação para fins reprodutivos ensejaria uma série de questões éticas e juridicas sobre o clone. Mas o que pensam os amigos foristas a respeito?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Você é contra ou a favor da Clonagem Humana?
« Resposta #1 Online: 20 de Setembro de 2006, 05:34:29 »
Não tenho muita simpatia por clonagem.  Talvez algum dia ela se mostra uma atividade médica interessante.  Hoje, não vejo por que dar prioridade a ela.  Há campos muito mais urgentes, principalmente a saúde mental e social e a discussão dos dilemas éticos e financeiros da medicina atual.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 20 de Setembro de 2006, 10:55:01 »
Caveat: o que se segue é a opinião de um leigo em biologia.

Acho que a clonagem pode ser uma resposta indireta para esses problemas mais urgentes. Podemos saber como uma pesquisa científica começa, mas não como ela termina - ou seja, quais serão suas aplicações.

Concordo que é preciso desenvolver um bocado a ética na Medicina, para que esta não pare de acompanhar as recentes descobertas.

Offline Marcus VBP

• Nível 12
  • *
    • Desenvolvimento de Interfaces Web
« Resposta #3 Online: 20 de Setembro de 2006, 12:50:41 »
para que clonar um indivíduo inteiro? qual a vantagem nisso? mostrar que é possível fazer? eu acredito que a clonagem de indivíduos deva ser proibida para evitar abusos e excêntricidades, mas sou plenamente a favor da clonagem de tecidos ou mesmo de órgãos inteiros.
Website - http://www.marcusvbp.com.br
NH18, uma comunidade sobre GURPS - http://www.nh18.com.br

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #4 Online: 20 de Setembro de 2006, 13:18:10 »
Sim, clonar seres humanos individuais seria uma complicação ética.

Pergunta de leigo: o que é mais fácil, clonar um indivíduo "por inteiro", ou cultivar um órgão separado?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 20 de Setembro de 2006, 13:42:55 »
Não é por nada não, desculpe se eu estiver sendo leigo ao extremo, mas o que é “clonagem de órgãos internos”? Só os órgãos são clonados?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #6 Online: 20 de Setembro de 2006, 17:52:02 »
Órgãos não tem o costume de crescer sozinhos. Creio que para isso acontecer efetivamente, terão que criar indivíduos inteiros para remover-he os órgãos, o que deve ser beeeeeem anti-ético.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 20 de Setembro de 2006, 17:56:05 »
Não necessariamente.  Acredito que seja possível sim clonar órgãos avulsos, possivelmente a partir de uma amostra do tecido já diferenciado do órgão original.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 21 de Setembro de 2006, 13:51:47 »
Mas como é que o órgão “sobreviverá”?

Offline Marcus VBP

• Nível 12
  • *
    • Desenvolvimento de Interfaces Web
« Resposta #9 Online: 21 de Setembro de 2006, 14:09:51 »
ele seria clonado para fins de transplante. depois de "cultivado" o orgão seria transplantado para o paciente, com o risco de rejeição praticamente zero (ou zero). aí o próprio organismo sustentaria o orgão.

Particularmente, acho isso mais promissor que criar versões sintéticas/biônicas de orgãos, mas acho q para isso dar certo será necessário um conhecimento mais apurado do genoma humano.
Website - http://www.marcusvbp.com.br
NH18, uma comunidade sobre GURPS - http://www.nh18.com.br

Offline Clara Campos

• Nível 10
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Setembro de 2006, 14:42:19 »
Sem contar ainda que a liberação para fins reprodutivos ensejaria uma série de questões éticas e juridicas sobre o clone.
Porquê?
Qual a diferença entre um ser humano clonado e um nascido de tecnicas de reprodução medicamente assistida?

Offline Clara Campos

• Nível 10
  • *
« Resposta #11 Online: 21 de Setembro de 2006, 14:43:23 »
ovelha Dolly mostrou que a clonagem para esse fim não é muito interessante, pois acarreta muitos tipos de defeitos genéticos e enfermidades precoces no clone.
a única coisa que a dolly mostrou foi que a técnica ainda é imperfeita

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #12 Online: 21 de Setembro de 2006, 17:01:33 »
Órgãos não tem o costume de crescer sozinhos. Creio que para isso acontecer efetivamente, terão que criar indivíduos inteiros para remover-he os órgãos, o que deve ser beeeeeem anti-ético.
(grifo meu)

Putz! É exatamente o que o filme A Ilha trata. Já assistiu?
Who cares?

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #13 Online: 21 de Setembro de 2006, 17:40:47 »
Eu já assistir A Ilha. O labortórios manipuladam as pessoas clonadas. Porque eles estavam a ilha e fizeram não podem sair lá. Com causa de gás venenoso. O homem que sonhou caiu o navio e foi pego até o nascimento. Mas ele duvida que não existe a ilha. Falava as pessoas porque acreditam estão na Ilha mesmo.

Para pessoas clonadas quando ganhar o sorteiro. Poderia sair para a ilha.
Não era. Era que remover os órgãos até o bebê e também para mandar câmada de fogo para queimar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!