De acordo com as descobertas da física do século XX, também pode-se definir matéria como energia vibrando em baixa frequência. A concepção de matéria em oposição a energia, que perdurava na Física desde a Idade Média, perdeu um pouco do sentido com a descoberta (anunciada em teoria por Albert Einstein) de que a matéria era uma forma de energia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mat%C3%A9ria
Nossa, que trecho mal escrito! Alguem precisa dar uma mexida nesse artigo da Wikipédia, pra tirar essa tolice the "energia vibrando em baixa frequência". Para vocês terem uma idéia, isso se parece com a frase "o dinheiro é a riqueza vibrando em baixa frequência".
Outra coisa: eu já comentei sobre isso no passado, mas é bom lembrar que aquela relação de Einstein é uma relação de
equivalência,
não de
identidade.
Luiz: acho que o ateísmo não precisa se sustentar no materialismo. Podemos imaginar, por hipótese, a existência de 'espíritos' sem supor para isso
a existência de deuses. No caso do ceticismo, penso que é o contrário: o ceticismo leva ao materialismo. É simples: somos feitos de matéria. Até
agora não temos evidência de percepção extra-sensorial, ou seja, até onde sabemos, tudo o que percebemos nos chega através dos nossos sentidos. Portanto, não temos acesso a um mundo imaterial. Consequentemente, é inútil especular sobre suas propriedades.