Autor Tópico: O materialismo.  (Lida 3387 vezes)

Tarcísio

• Visitante
O materialismo.
« Online: 22 de Setembro de 2006, 12:39:33 »
Citação de: Wikipédia - Materialismo
O materialismo designa um conjunto de doutrinas filosóficas que, ao rejeitar a existência de um princípio espiritual liga toda a realidade à matéria e a suas modificações.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Materialismo

Andei lendo por ai que matéria é apenas ilusão.

Citação de: Wikipédia - Matéria
De acordo com as descobertas da física do século XX, também pode-se definir matéria como energia vibrando em baixa frequência. A concepção de matéria em oposição a energia, que perdurava na Física desde a Idade Média, perdeu um pouco do sentido com a descoberta (anunciada em teoria por Albert Einstein) de que a matéria era uma forma de energia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mat%C3%A9ria

Então em que se fundamenta o materialismo agora? Extinguiu-se?
« Última modificação: 22 de Setembro de 2006, 12:46:59 por Tarcísio »

rizk

• Visitante
Re: O materialismo.
« Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2006, 13:28:15 »
Não tem nenhuma dicotomia aí, amigo. A energia é parte do mundo natural assim como a matéria; não é subsídio pra nenhuma proposta espiritualóide - pelo menos não era, da última vez que chequei.
Tem uns caras que falam em "energia" e em "dimensões", mas estas não têm nada a ver com os termos usados nas ciências naturais.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2006, 14:33:16 »
:?:

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2006, 15:14:54 »
Então em que se fundamenta o materialismo agora? Extinguiu-se?

Não entendi, Tarcisio.

Como isso:

"De acordo com as descobertas da física do século XX, também pode-se definir matéria como energia vibrando em baixa frequência."

refutaria isso:

"O materialismo designa um conjunto de doutrinas filosóficas que, ao rejeitar a existência de um princípio espiritual liga toda a realidade à matéria e a suas modificações."?
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #4 Online: 22 de Setembro de 2006, 16:53:02 »
Citação de: Tarcísiso

Andou também vendo o filme "Quem somos nós?"

:roll:
Who cares?

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #5 Online: 22 de Setembro de 2006, 22:20:14 »

Sim Sim. :D

rizk

• Visitante
« Resposta #6 Online: 22 de Setembro de 2006, 22:45:02 »
wikipedia em português... na em inglês, lê-se que

Em termos filosóficos, materialismo é o tipo de fisicalismo(?) que sustenta que a única coisa da qual se pode afirmar a existência é a matéria; que, fundamentalmente, todas as coisas são compostas de matéria e todos os fenômenos são o resultado de interações materiais. A ciência pressupõe que eventos observados na natureza são explicados apenas por causas naturais, sem supor a existência ou não-existência do sobrenatural - o que também é chamado de "naturalismo metodológico". Como teoria, o materialismo pertence à classe da ontologia monista. Assim, é doiferente de teorias ontológicas baseadas no dualismo ou pluralismo. Em termos de explicações da realidade dos fenômenos, o materialismo está em franca oposição ao idealismo.

Assim é bem melhor.
Em tempo, lembrei que diziam-me que a matéria é energia parada e vice-versa, ou algo do gênero, porque os átomos radioativos, que são matéria, precisam soltar prótons e nêutrons e tal pra fazer radiação alfa e beta e tal. Aí transforma de um pro outro, aparentemente. Eu sou muito ruim de química, mas vcs me corrigem.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2006, 16:13:54 »
Átomos dificilmente ficariam parados :-)

Mesmo no menor estado de energia possível ainda restaria alguma energia, da ordem de (1/4*Pi)*[constante de Planck]*(velocidade angular).

Anyway, o "Quem Somos Nós?" é balela pura... tem mais buracos conceituais que um queijo suíço, além de ser baseado nos ensinamentos de uma tal J. Z. Knight, que afirma canalizar um espírito Lemuriano de milhares de anos chamado Ramtha.

Já viram, né...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #8 Online: 20 de Março de 2007, 00:00:29 »
O materialismo dá sustentação ao ateísmo e ao ceticísmo, desconsiderando deus e o sobrenatural.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 20 de Março de 2007, 05:37:07 »
O materialismo dá sustentação ao ateísmo e ao ceticísmo, desconsiderando deus e o sobrenatural.

Mas será que o ceticismo ou o ateísmo precisam se sustentar no materialismo?  Penso que não.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #10 Online: 20 de Março de 2007, 07:03:09 »
De acordo com as descobertas da física do século XX, também pode-se definir matéria como energia vibrando em baixa frequência. A concepção de matéria em oposição a energia, que perdurava na Física desde a Idade Média, perdeu um pouco do sentido com a descoberta (anunciada em teoria por Albert Einstein) de que a matéria era uma forma de energia.

Nossa, que trecho mal escrito! Alguem precisa dar uma mexida nesse artigo da Wikipédia, pra tirar essa tolice the "energia vibrando em baixa frequência". Para vocês terem uma idéia, isso se parece com a frase "o dinheiro  é a riqueza vibrando em baixa frequência".
Outra coisa: eu já comentei sobre isso no passado, mas é bom lembrar que aquela relação de Einstein é uma relação de equivalência,
não de identidade.

Luiz: acho que o ateísmo não precisa se sustentar no materialismo. Podemos imaginar, por hipótese, a existência de 'espíritos' sem supor para isso
a existência de deuses. No caso do ceticismo, penso que é o contrário: o ceticismo leva ao materialismo. É simples: somos feitos de matéria. Até
agora não temos evidência de percepção extra-sensorial, ou seja, até onde sabemos, tudo o que percebemos nos chega através dos nossos sentidos. Portanto, não temos acesso a um mundo imaterial. Consequentemente, é inútil especular sobre suas propriedades.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #11 Online: 20 de Março de 2007, 10:03:43 »

Toda a filosofia oriental, diz que a realidade diante de nós é uma ilusão. É muito mais complexo e profundo do que como foi descrito no Quem somos nós.

Eu já vi o filme, e ele é bem ruinzinho mesmo, apresenta diversas falhas, mas se alguem assisti-lo e refletir e procurar outras fontes de informação. Eu acho q ele é valido.
« Última modificação: 20 de Março de 2007, 10:06:18 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 20 de Março de 2007, 10:17:54 »
É muito superficial dizer que a realidade é uma ilusão e deixar por isso; caímos no solipsismo se assim for.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #13 Online: 20 de Março de 2007, 10:24:49 »
É muito superficial dizer que a realidade é uma ilusão e deixar por isso; caímos no solipsismo se assim for.

Com certeza, é por isso que ressaltei a importância da busca de informações e da reflexão continua sobre esse assunto, a filosofia oriental não diz que a realidade é uma ilusão e deixa por isso, toda a cultura, ensinamentos e atitudes estão baseados nessa linha de pensamento e existem técnicas que permitem perceber a natureza da realidade de um outro modo, como no caso da yoga e meditação por exemplo.

Ps: Dizer que a realidade é uma ILUSÃO, é diferente de dizer que a realidade NÃO EXISTE.
« Última modificação: 20 de Março de 2007, 12:28:29 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #14 Online: 21 de Março de 2007, 23:09:37 »
Ao materialismo é sempre associado a ciência. Mas a distorção do termo veio com o materialismo histórico, tomando contornos políticos.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 22 de Março de 2007, 12:27:33 »

Nossa, que trecho mal escrito! Alguem precisa dar uma mexida nesse artigo da Wikipédia, pra tirar essa tolice the "energia vibrando em baixa frequência".

Você mesmo pode mudar, se entende do assunto :)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 22 de Março de 2007, 12:59:00 »

Nossa, que trecho mal escrito! Alguem precisa dar uma mexida nesse artigo da Wikipédia, pra tirar essa tolice the "energia vibrando em baixa frequência".

Você mesmo pode mudar, se entende do assunto :)
Talvez eu faça isso mesmo, embora nunca tenha mexido na Wikipédia antes... :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Eriol

• Visitante
« Resposta #17 Online: 22 de Março de 2007, 16:29:34 »
se chegam até aqui e aceitam que tudo é matéria como logo vem falar de liberdade?

quanta contradição...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #18 Online: 22 de Março de 2007, 16:48:34 »
se chegam até aqui e aceitam que tudo é matéria como logo vem falar de liberdade?

quanta contradição…
Ocorre a libertação da visão espiritualista, sobrenatural e teísta. Quer liberdade melhor?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 22 de Março de 2007, 16:49:55 »
Você se refere ao livre-arbítrio? Não, não acredito. Se você se refere ao determinismo, a melhor resposta que posso dar é: não sei, ninguem sabe ao certo. Existe um tópico sobre isso. Só não sei qual é a relevância disso para este tópico. E que contradição?

Alan Watts

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 22 de Março de 2007, 17:02:52 »
Sim, Rodrigo, qual é exatamente a contradição?

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #21 Online: 22 de Março de 2007, 17:08:50 »
Mas o materialismo é um beco sem saída. Toda vida é vã, pois o destino final é a morte. Daí para o niilismo, um passo. Tudo é fugaz, o futuro é logo ali. Não espanta que as massas não adotem o materialismo - ele não oferece consolação. Minto! Há sempre uma garrafa por aqui...
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 22 de Março de 2007, 17:11:38 »
O materialismo só é um beco sem saída se tentarmos usá-lo como guia para nossas metas.  Ele pode ser apenas uma constatação, sem efeitos sobre motivação ou valores.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #23 Online: 22 de Março de 2007, 17:32:41 »
O materialismo se opões ao dualismo, que supões existir a matéria e o espírito.
A perspectiva do homem agir de acordo com o seu funcionamento cerebral e o meio, é uma visão materialista. Se supor que existe um princípio espiritual no ser humano é uma visão dualista. Estou tentando exemplificar apenas o porquê vejo a importância do materialismo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!