Autor Tópico: Desesperada, direita quer cassar o voto dos brasileiros  (Lida 860 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

ukrainian

  • Visitante
Desesperada, direita quer cassar o voto dos brasileiros
« Online: 22 de Setembro de 2006, 22:31:16 »
Desesperada, direita quer cassar o voto dos brasileiros

Por Renato Rabelo*
A direita brasileira perdeu de vez a compostura, confirmando que não tolera a democracia e que despreza o voto popular. Já prevendo uma fragorosa derrota nas urnas, como atestam todas as sondagens eleitorais, ela resolveu partir para o desespero. Há várias semanas, a oposição golpista já questionava a legitimidade das eleições e tentava desqualificar o povo brasileiro. Agora, quer tornar uma denúncia de envolvimento na “máfia das sanguessugas” contra José Serra, ex-ministro da Saúde de FHC e candidato ao governo de paulista, numa arapuca contra o presidente Lula.

Flagrada em vídeos num esquema de superfaturamento de ambulâncias, a direita tenta se passar por vítima de uma desastrada tentativa de compra de dossiês da parte de setores do PT.


A manobra é evidente e canhestra. É a repetição da velha tática de que a melhor defesa é o ataque. Ela só ganha dimensão devido à cumplicidade despudorada da mídia, que abafa as denúncias contra os tucanos e lança uma cortina de fumaça diversionista contra a candidatura Lula. Seu objetivo, porém, é abertamente golpista. Com base na lamentável tentativa de compra do dossiê, desbaratada pela própria Polícia Federal, PSDB e PFL ingressaram no Tribunal Superior Eleitoral com pedido de investigação contra o presidente Lula. Pelo processo em andamento, o presidente pode ficar inelegível por três anos e até perder o mandato após ser empossado. Há até quem fale em impugnação do registro da candidatura a poucos dias do pleito.


Os objetivos dos golpistas


O intento desta manobra é colocar na defensiva a campanha pela reeleição do presidente Lula exatamente no momento de sua arrancada final, quando o candidato reúne e empolga milhões de pessoas no Norte e Nordeste e a maioria dos eleitores do país, parte para um discurso mais contundente visando garantir a vitória de seus aliados nas eleições para os governos estaduais, senado e deputados federais. Ela também é uma última tentativa, desesperada, para protelar a disputa sucessória para o segundo turno. “Se for bem utilizada, pode contribuir para o Lula perder os pontos percentuais necessários ao segundo turno”, confessou o senador Álvaro Dias, membro da coordenação da campanha de Geraldo Alckmin. Rejeitada por milhões de eleitores brasileiros, que não esquecem o trágico reinado de FHC, desprezam o candidato tucano e valorizam as conquistas sociais do governo Lula, a direita golpista tenta sua cartada derradeira, suja e hipócrita. 


Além destes objetivos imediatos, a oposição direitista segue os conselhos do seu conspirador-mor, FHC. Há tempos, ele lamentou o fato da direita não ter aproveitado o pior período da crise política, em meados do ano passado, para pedir o impeachment do presidente. Logo depois, já prevendo a baita surra eleitoral, ele citou o exemplo do ex-presidente estadunidense Richard Nixon, que foi deposto logo após conquistar a reeleição, para insinuar que este deveria ser o caminho dos golpistas brasileiros. Há poucas semanas, ele causou espanto ao ressuscitar a sinistra figura de Carlos Lacerda, o golpista que se jactava de ter levado ao suicídio o presidente Getúlio Vargas e de ter orquestrado o golpe militar contra João Goulart. Também afirmou que era preciso “por fogo no palheiro” para forçar um segundo turno. Na sua “carta testamento”, que causou constrangimento até em certos tucanos, o detestado ex-presidente pregou abertamente o golpe. Em suma, a direita toma o caminho orientado pelo manual golpista: impedir a vitória de Lula, se vitorioso impugnar sua diplomação, se iniciar o segundo governo derrubá-lo.


Estado de alerta máximo


Diante desta nova e repugnante manobra, as forças populares e democráticas devem entrar em estado de alerta máximo. O presidente Lula já garantiu que está pronto para o confronto. “Em conversas reservadas, ele disse que iria ‘para o pau’ contra a oposição se ela insistir em vinculá-lo à tentativa de compra de um dossiê”, revela o jornalista Kennedy Alencar. Indignado com o uso destes dossiês, ele teria recordado que nunca recorreu a este expediente sujo, citando o famoso caso do dossiê Caribe contra a alta cúpula tucana. “Ele achou condenável a tentativa de compra de dossiê contra Serra, mas julgou injusto o PSDB e o PFL quererem pedir a impugnação de sua candidatura... Acusou PSDB e PFL de serem ‘maus perdedores’... e disse que, se a oposição insistir na tese, vai chamá-la de golpista e buscará apoio popular”.


O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini, informou que o seu partido irá apurar o suposto envolvimento de petistas na compra do dossiê, mas criticou a “armação da direita” e garantiu que não aceitará passivamente a manobra. A própria revista IstoÉ, que sempre adotou um postura ácida diante do atual governo, emitiu uma nota oficial na qual esclarece que “não compra nem nunca comprou dossiês''; a decisão de publicar as denúncias envolvendo o nome do ex-ministro da Saúde, José Serra, deveu-se ao fato de que foram formuladas pelos empresários que têm pautado as investigações e acusações em torno da CPI dos Sanguessugas; por fim, a revista teme que manobras diversionistas possam tirar do foco central as investigações sobre as graves denúncias a respeito da máfia das ambulâncias.


Até alguns jornalistas com senso crítico e postura independente criticaram esta nova trama. O articulista Franklin Martins, demitido da TV Globo num nebuloso incidente, condenou o PSDB e o PFL pelo pedido de cassação do registro da candidatura Lula. “A 14 dias da eleição, tem gente no primeiro escalão desses partidos propondo expurgar da urna eletrônica o nome do candidato que, segundo todas as pesquisas, deve vencer as eleições já no primeiro turno. Não tiveram peito para pedir o impeachment de Lula no auge da crise do mensalão e vão pedir a cassação da candidatura dele agora, quando há mais de 60 milhões de pessoas se preparando para votar no homem. Vê se pode”.


Em síntese, não dá para ficar quieto diante desta nova armação da direita golpista. O desafio agora é o de garantir a reeleição de Lula ainda no primeiro turno, com folgada vantagem sobre o candidato da direita, e o de viabilizar a vitória dos candidatos progressistas no maior número de governos estaduais, no Senado e na Câmara Federal. As forças democráticas e os movimentos sociais, que foram determinantes para conter a onda do impeachment no ano passado, estão chamados novamente a ocupar seus postos na trincheira da resistência aos golpistas. O feitiço pode se virar contra o feiticeiro. A hora é tensão máxima das energias para imputar uma fragorosa derrota à direita neoliberal no Brasil.

 

* Presidente do PCdoB


rizk

  • Visitante
Re: Desesperada, direita quer cassar o voto dos brasileiros
« Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2006, 23:06:18 »
tenho uma TEORIA DA CONSPIRAÇÃO.

Pelo que eu vi das fotos, não tem nada de comprometedor lá. Isso dá pano pra manga, sabem... se o dossiê valesse essa caralhada de dinheiro que teoricamente o pt ia pagar, tinha que pelo menos ter umas fotos boas, do Serra com a mão no cofre abraçando o cara da ambulância e tudo o mais. Não é possível que eles sejam tão burros a ponto de gastar tudo isso com fotinho de capa de jornal de bairro.


Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: Desesperada, direita quer cassar o voto dos brasileiros
« Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2006, 00:22:05 »
Ukranian, você vai dar bola pro PCdoB? Eu hein!

Citar
Agora, quer tornar uma denúncia de envolvimento na “máfia das sanguessugas” contra José Serra, ex-ministro da Saúde de FHC e candidato ao governo de paulista, numa arapuca contra o presidente Lula.

A questão é: daonde veio a grana para comprar esse dossiê? Já foi visto que esse dossiê foi meio que forjado pelos donos da Planan para supervalorizar seu valor. Não tem tanta coisa assim contra o Serra. Mas foram comprar, não foi? E pagaram 1,7 milhão, não foi? O escândalo está estourando porque parece que essa grana é ilegal. E se é ilegal, os responsáveis precisam ser punidos. Punir os responsáveis pela grana suja do PT agora é lutar contra a democracia?

E o resto do texto é tendenciso pacas. Parece até que o FHC é a encarnação do diabo e que o PSDB é um buraco negro que visa sugar a alma de todos os brasileiros de boa índole para o inferno. Ô textinho proselitista!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Desesperada, direita quer cassar o voto dos brasileiros
« Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2006, 00:28:53 »
Alenônimo,

ninguém sabe de nada sobre esse dinheiro, logo está resolvido. Na pior das hipóteses, no máximo alguns foram enganados por PSDBistas ultra-direito-nazistas disfarçados; mas creio que eles nem são gente tão má e que não vão deixar de ser amigos entre si por causa de umas bobagenzinhas dessas.

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: Desesperada, direita quer cassar o voto dos brasileiros
« Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2006, 00:43:12 »
Golpe é conversa de quem está acuado

Lula disse esta manhã em entrevista à rádio CBN o que dissera pela primeira vez no início da semana quando viajou para participar em Nova Iorque de mais uma Assembléia Geral da ONU: que a oposição aproveita o escândalo do dossiê contra José Serra, candidato do PSDB ao governo de São Paulo, para tentar melar a eleição presidencial.

— Eu não acho. Eu vejo isso todo dia. Parece-me que algumas pessoas da oposição não gostam do jogo democrático — acusou.

Há pouco, em reunião com prefeitos em Brasília, insinuou que pode ser retirado do poder à força.

Ao invés da oposição, o ministro Tarso Genro, das Relações Institucionais, preferiu atirar nas “elites” que não admitem mudanças de baixo para cima. Pelo mesmo motivo, oposição e elites foram alvos do manifesto assinado por representantes de 55 movimentos sociais

O que significa para essa gente melar a eleição?

Por acaso Lula está informado de que a oposição planeja um golpe para suspender a eleição do próximo dia 1 de outubro? Ou de que conspira com o ministro Marco Aurélio de Mello, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, para que ele arranje algum pretexto e anuncie o adiamento da eleição?

Sem militares não se aplicam golpes. Não há militares dispostos a aplicar um - nem condições políticas para que um golpe seja bem-sucedido. O ministro Marco Aurélio, o mais recente desafeto do governo, não teria o apoio dos seus pares para subverter o calendário eleitoral. Dos seus pares e de ninguém.

Então "melar a eleição" só pode significar bater duro em Lula para que ele perca pontos nas pesquisas eleitorais, para que a eleição se decida em segundo turno e para que Alckmin tenha chance de vencê-lo. Mas, ora, o papel da oposição em toda parte não é o de bater no governo para tentar virar governo?

Não foi assim que Lula chegou lá?

O que pode haver de errado nisso ou de desapreço pelo “jogo democrático”? A crítica contundente é peça essencial do jogo. Quem deu motivos para apanhar foi o PT, protagonista de tantos escândalos memoráveis. Lula também deu com seu comportamento ambíguo ou cúmplice em relação a seus sócios.

Porque não basta que ele reprove, como fez, mais uma travessura dos seus "meninos", depois promovidos a "bandidos". Ou que a qualifique de "loucura". Ou que admita ter afastado o deputado Ricardo Berzoini (SP) do comando de sua campanha somente para poupá-lo de ficar se explicando sobre a ação amadora dos arapongas do PT. Berzoini, ali, causaria prejuízo à campanha.

Esperava-se de Lula que se indignasse com o episódio do dossiê pelo que ele de fato significa - uma tentativa de melar a eleição em São Paulo. Aqui, sim, a expressão cabe. Afinal, valendo-se da ajuda de um diretor do Banco do Brasil e de dinheiro irregular, o PT jogou sujo para calar quem lhe chantageava — os Vedoin. E, de quebra, provocar danos à candidatura Serra.

Mas quer mesmo saber a verdade? Nada de diferente se poderia esperar de Lula. Para ele, Delúbio Soares, o mentor do caixa 2 do PT, é o "nosso Delúbio". Depois de violar o sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa, Antônio Palocci, ex-ministro da Fazenda, segue sendo "irmão" dele. E há lugar nos palanques de Lula para mensaleiros, vampiros e sanguessugas.

Berzoini não é culpado pelo crime cometido por aqueles que lhe deviam severa obediência. E Freud Godoy, segurança de Lula há 17 anos e suspeito de ter autorizado a operação do dossiê contra Serra, é inocente, inocentíssimo, segundo se apressaram a decretar Lula, o vice-presidente da República José Alencar e os ministros Márcio Thomaz Bastos, da Justiça, e Tarso Genro.

É tarefa da Justiça, e somente dela, julgar e condenar, repete Lula à exaustão. E ele está certo. É por isso que deve, no mínimo, desculpas públicas ao ex-presidente José Sarney a quem já chamou de ladrão, e ao ex-presidente Fernando Collor, absolvido pelo Supremo Tribunal Federal. No passado, Lula disse poucas e boas a respeito dele. E contribuiu para sua queda.

É tarefa do governante, e somente dele, escalar seus auxiliares de estrita confiança.

Parente não se escolhe — companheiro, sim. Churrasqueiro, também.

Na melhor das hipóteses, Lula não sabe escolher. Na pior, sabe, mas tem dado um azar danado.

Link: Blog do Noblat
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: Desesperada, direita quer cassar o voto dos brasileiros
« Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2006, 08:40:36 »
tenho uma TEORIA DA CONSPIRAÇÃO.

Pelo que eu vi das fotos, não tem nada de comprometedor lá. Isso dá pano pra manga, sabem... se o dossiê valesse essa caralhada de dinheiro que teoricamente o pt ia pagar, tinha que pelo menos ter umas fotos boas, do Serra com a mão no cofre abraçando o cara da ambulância e tudo o mais. Não é possível que eles sejam tão burros a ponto de gastar tudo isso com fotinho de capa de jornal de bairro.

pois é. sabe-se lá o que de comPromeTedor tinham os vedoin que não veio a público, pra valer esse preço.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Kao

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 208
Re: Desesperada, direita quer cassar o voto dos brasileiros
« Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2006, 15:18:28 »
A oposição é muito light se comparada com o que o PT era.

O PT e outros movimentos de esquerda falavam fora SArney, fora Collor, fora FHC, ficaram contra todos os planos econômicos inclusive contra o Plano Real, votaram contra todas as reformas, até que chegaram ao governo e tiveram que aprovar muitas coisas que eram contra na oposição.

O PT quando era oposição sempre praticou a política do quanto pior melhor.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Desesperada, direita quer cassar o voto dos brasileiros
« Resposta #8 Online: 24 de Setembro de 2006, 16:21:28 »
se bem que o PSDB também apronta dessas...... uma vez inclusive no Jô Soares alguma mulher disse qualquer coisa no sentido de que tinham que votar contra alguma coisa para não favorecer o PT, simplesmente... parece que acham que é brincadeira aquilo, vão tomar banho. Ou talvez tivesse sido o inverso, não lembro. Mais tarde alguém do mesmo partido (acho que od PSDB mesmo) disse que não foi uma posição sensata...

Offline Quereu

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.200
  • Sexo: Masculino
  • Evoé Baco
Re: Desesperada, direita quer cassar o voto dos brasileiros
« Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2006, 09:03:11 »
Não existe direita no Brasil.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Tarcísio

  • Visitante
Re: Desesperada, direita quer cassar o voto dos brasileiros
« Resposta #10 Online: 25 de Setembro de 2006, 12:03:19 »
Não terminei de ler o post do Ukrainian, perda de tempo:

Citar
A direita brasileira perdeu de vez a compostura, confirmando que não tolera a democracia e que despreza o voto popular.

oi?

Citar
tentativa de compra de dossiês da parte de setores do PT.

Ser menos PT que isso é impossível né?

Por que ele não disse: de parte de um setor de um departamento de uma corrente de uma seção de uma PRIMA do PT?

Pára, tenho lixo mais valioso que esse pra perder tempo, texto proselitista, eu acho.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2006, 12:04:50 por Tarcísio »

Offline Hugo

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.917
Re: Desesperada, direita quer cassar o voto dos brasileiros
« Resposta #11 Online: 25 de Setembro de 2006, 14:31:24 »
A oposição é muito light se comparada com o que o PT era.

O PT e outros movimentos de esquerda falavam fora SArney, fora Collor, fora FHC, ficaram contra todos os planos econômicos inclusive contra o Plano Real, votaram contra todas as reformas, até que chegaram ao governo e tiveram que aprovar muitas coisas que eram contra na oposição.

O PT quando era oposição sempre praticou a política do quanto pior melhor.

O PT tinha o dossiê Caimam nas mãos e nunca usou...

Não foi o PT quem derrubou a candidatura de Rosena Sarney com arapongagem...

Em agosto desse ano o homem de confiança do Governador de SC e candidato à reeleição foi pego com R$ 1,3 milhoes de reais, na operação diluvio, em casa. Nada foi divulgado na imprensa (não era filiado ao PT mesmo...). ATé hoje não se sabe a origem desse dinheiro...

Sobra de caixa da campanha de FHC, R$ 10 milhoes, e de Cassio Taniguchi (PFL) à prefeitura de Curitiba e nada foi apurado...

Desvio de R$ 200 milhões da prefeitura de Londrina (PFL)  apurado pelo Ministério Público e NADA na Imprensa...

R$ 5 bilhões desviados do Banestado e até hoje sem culpados...


E dizem que a imprensa e´de  esquerda...   :vergonha:
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Quereu

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.200
  • Sexo: Masculino
  • Evoé Baco
Re: Desesperada, direita quer cassar o voto dos brasileiros
« Resposta #12 Online: 25 de Setembro de 2006, 14:45:15 »
O PT santificado seja. E o PSDB é agora a mais pura direita. Só na cabeça da esquerda.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!