é justo um país pobre, carente e subdesenvolvido como o Brasil pagar todos os anos bilhões e bilhões de dólares só de juros da dívida? Eu particularmente acho que o país deve pagar sua dívida, mas com ressalvas, os governos dos paises ricos deveriam dar um "abatimento" na dívida para torná-la mais facilmente pagável!
Deveriam? Por que?
Negociação da dívida não é novidade. Já acontece há tempos. Mas é também, necessariamente, um terreno incerto. Tem de ser, porque algum tipo de limites tem de haver para as concessões que se faz.
Há mais de cento e cinquenta países no mundo, e a imensa maioria é bem mais pobre, carente e subdesenvolvida do que o Brasil, que tem pelo menos recursos naturais e espaço físico.
Por que ter pena dos brasileiros, que poderiam perfeitamente resolver ao menos seus problemas de subsistência digna sozinhos se houvesse vontade política interna suficiente, e com isso passar por cima de casos muito mais urgentes como por exemplo Haiti, Etiópia, Índia?
Note também que sua alegação entra em conflito com outra alegação clássica e persistente (não necessariamente sua): a de que o Brasil é um
país soberano. Não acho que se possa alegar soberania e ao mesmo tempo pedir misericórdia sem causar uma situação estranha e difícil de administrar.