Autor Tópico: É Justo o Brasil continuar pagando a Dívida Externa?  (Lida 1815 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
É Justo o Brasil continuar pagando a Dívida Externa?
« Online: 23 de Setembro de 2006, 00:25:20 »
Olá amigos,

A dívida externa do Brasil é uma das maiores do mundo e pressiona o orçamento do governo federal para poder honrá-la. Foi sendo adquirida ao longo de sucessivos governos, mas é justo um país pobre, carente e subdesenvolvido como o Brasil pagar todos os anos bilhões e bilhões de dólares só de juros da dívida? Eu particularmente acho que o país deve pagar sua dívida, mas com ressalvas, os governos dos paises ricos deveriam dar um "abatimento" na dívida para torná-la mais facilmente pagável!
Mas e o amigo forista o que pensa a respeito? Devemos continuar pagando? Devemos dar um calote? Ou a dívida deveria ser renegociada?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: É Justo o Brasil continuar pagando a Dívida Externa?
« Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2006, 07:41:45 »
Pegou emprestado, pague.
Pegar dinheiro e não pagar é coisa de gente sem caráter.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2006, 08:38:37 »
é o tipo de questão que não deveria nem estar em discussão..
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2006, 10:11:31 »
é justo um país pobre, carente e subdesenvolvido como o Brasil pagar todos os anos bilhões e bilhões de dólares só de juros da dívida? Eu particularmente acho que o país deve pagar sua dívida, mas com ressalvas, os governos dos paises ricos deveriam dar um "abatimento" na dívida para torná-la mais facilmente pagável!

Deveriam?  Por que?

Negociação da dívida não é novidade.  Já acontece há tempos.  Mas é também, necessariamente, um terreno incerto.  Tem de ser, porque algum tipo de limites tem de haver para as concessões que se faz.

Há mais de cento e cinquenta países no mundo, e a imensa maioria é bem mais pobre, carente e subdesenvolvida do que o Brasil, que tem pelo menos recursos naturais e espaço físico. 

Por que ter pena dos brasileiros, que poderiam perfeitamente resolver ao menos seus problemas de subsistência digna sozinhos se houvesse vontade política interna suficiente, e com isso passar por cima de casos muito mais urgentes como por exemplo Haiti, Etiópia, Índia?

Note também que sua alegação entra em conflito com outra alegação clássica e persistente (não necessariamente sua): a de que o Brasil é um país soberano.  Não acho que se possa alegar soberania e ao mesmo tempo pedir misericórdia sem causar uma situação estranha e difícil de administrar.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2006, 10:19:07 »
o autor do tópico se esquece que muitos dos credores são privados.
Note também que sua alegação entra em conflito com outra alegação clássica e persistente (não necessariamente sua): a de que o Brasil é um país soberano.  Não acho que se possa alegar soberania e ao mesmo tempo pedir misericórdia sem causar uma situação estranha e difícil de administrar.
soberania.. eis aí um paradigma posto em dúvida neste começo de século.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2006, 17:58:34 »
Revisão faz sentido. Será que a dívida já não foi paga?

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2006, 13:40:03 »
Revisão faz sentido. Será que a dívida já não foi paga?

Não, não foi. A partir do momento em que se pega dinheiro emprestado, o que se deve não é só o principal, mas os juros também.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Kao

• Nível 12
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2006, 15:01:05 »
A Dívida externa é um problema praticamente resolvido, o problema mais grave é a dívida interna.

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Setembro de 2006, 20:24:40 »
Que não paguem dívida alguma, eu não pedi dinheiro pra ninguem.
Se eu não sei eu não digo nada.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 24 de Setembro de 2006, 22:12:38 »
Que se negocie politicamente a dívida restante é uma idéia muito razoável. Não muda o fato de que a dívida foi criada por governos legítimos (principalmente JK), mas é válido apelar para a diplomacia.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Setembro de 2006, 22:45:35 »

Me empresta 100 reais pra meus descendentes pagarem? A sim, e como nao foi eles que pediram, nao vao pagar nada.
"The patient refused an autopsy."

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Setembro de 2006, 19:32:39 »
Me empresta 100 reais pra meus descendentes pagarem? A sim, e como nao foi eles que pediram, nao vao pagar nada.
E eles não estariam certos? Deram grana pra uns babacas empregarem mal e quem paga sou eu?
Se eu não sei eu não digo nada.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Setembro de 2006, 20:00:31 »
E eles não estariam certos? Deram grana pra uns babacas empregarem mal e quem paga sou eu?

sim. talvez você ache que o melhor seria que não houvesse empréstimos no mundo, porque você acha que esse tipo de situação é injusta. governo se financiar vendendo títulos da dívida pública? pegar empréstimos em tempo de crise? pegar emprestado pra comprar colheitadoras de soja? nem pensar.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #13 Online: 27 de Setembro de 2006, 22:58:38 »
A que bom que voce pensa assim. Lembre-me de quando precisar de dinheiro, pedir pra voce.
Mas sabe, eu se empresto pra alguem, prefiro receber de volta. Se nao for dele, de alguem. Ou voce acha que so por que ele morreu, eu deva ficar chupando ou dedo?
"The patient refused an autopsy."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!