Não acho que química seja área afastada da biologia. Não há como entender a biologia sem entender química. Claro, se quiser ser um técnico papagaio, aí tudo bem... Mas se quiser fazer jus ao "nível superior", então é melhor ter conhecimento um pouco mais aprofundado.
Concordo plenamente.
Não sou médico, sou um protejo não concluído de químico, mas vou dar meu parecer:
Sim à Química Orgânica. Não é necessário ter dois anos de "Org", como a gente tem. Mas ela dá bons fundamentos pra Bioquímica, além de dar noções de como os reagentes interagem, rendimento, etc., que são coisas diretamente aplicadas na medicina.
Por exemplo, se o cara tomou metanol, por que você deve aplicar ETANOL (sim, pinga!) no sujeito? Só pra ele ficar "cuzido"? Se o cara tem conhecimentos de Orgânica, vai saber que tanto o etanol quanto o metanol vão competir pelas enzimas que oxidam álcoois, e enquanto essas enzimas estão ocupadas com o etanol, dá tempo de eliminar o metanol sem muito prejuízo.
Cálculo Diferencial, acho completamente desnecessário, não sei se tem. ACHO que tem na UFPR. Aliás, metade do Cálculo Diferencial que ensinam pros químicos é completamente inútil.
Física? Não Física em si. Biofísica é interessante.
Meu "achômetro" me disse o seguinte: 1- corta completamente o Cálculo; 2- NOÇÕES de "Org" e de Biofísica.