Achei este tópico por acaso. Estava um pouco afastado do CC e resolvi vasculhar por tópicos de assuntos do meu interesse. Achei este porque cintaram meu "santo" nome em vão!

O
Unknown lembrou bem. Sou graduado em Engenharia Química pela UFSM desde 2004. Atualmente faço mestrado acadêmico aqui na UFRGS.
Falando de melhores faculdade e cursos, acho que as que se destacam bastante são as que tem um Programa de Pós-Graduação bem conhecido. Nesse sentido a COPPE/UFRJ, USP, UNICAMP, UFSCar, UFMG e UFRGS, UFSC e UEM tem destaque. Não conheço muito das Universidade mais ao norte.
Quanto a profissão: ela é fantástica.
Uma maneira de se ter uma idéia melhor do curso é fazendo uma mudança de nome. Engenharia Química é um nome que se mantém mais como tradição que remota das suas origens. Quando se fala em Engenharia Química deve-se ter em mente o termo
Engenharia de Processos. Por isto a EngQ é uma das formas de Engenharia mais abrangentes. Entende-se por processo qualquer operação de transformação química ou física de uma matéria em outra. Então, não necessariamente precisamos lidar com fenômenos químicos. Por exemplo, a Destilação é um fênomeno puramente físico e não há reações químicas envolvidas.
Uma coisa interessante que li algum tempo num livro é que a EngQ teve seu salto na época da 2º Guerra mundial e teve um papel decisivo na mesma. Desde tempos remotos, e até hoje, a Alemanha tem uma tradição muito grande na Química (como dizia um Prof° meu, existe o Químico alemão e o resto) e com o isolamente da Alemanha na Guerra, a produção de composto químico bases para a fabricação de armamentos dos Aliados ficou prejudicada. Então na Inglaterra e EUA a EngQ conseguiu tornar estes processos mais eficientes e rápidos, por estudos e melhorias físicas no processo.
Realmente, Engenheiro Químico e Químico são profissionais extremamente distintos. Um exemplo que se costuma dar é o seguinte: o Químico, de dentro do seu laboratório cria e aperfeiçoa reações químicos em escala de bancada. Desta forma, o Engenheiro Químico elabora todo o meio para reproduzir tudo isto em escala industrial e da maneira mais rentável possível.
Pode-se consultar as habilidades oficiais atribuídas ao Engenheiro Químico no Artigo 17 da Resolução 218 de 29 de Junho de 1973 na página do
Confea, no link Normativos.
O Gabriel, pelo o que ele conversou comigo, está pensando em mudar da Eng. Física para a Eng. Química. (Mais um para o clubinho...

)