Autor Tópico: Engenharia química?  (Lida 1801 vezes)

rizk

• Visitante
Engenharia química?
« Online: 24 de Setembro de 2006, 21:17:24 »
Caros amigos,
Tenho um irmão vestibulando que cismou com engenharia química. Como tem tanto cientista por essas bandas, venho perguntar a respeito da profissão, de quais as melhores faculdades, e essas coisas.
Dêem uma força aqui, sim. Estou mais preocupada agora que na minha época. Desde já valeu.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
Re: Engenharia química?
« Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2006, 23:02:38 »
Tipo, tem aqui na Poli isso, é no esquema do Cooperativo a partir do 3º ano (4 meses de aula, 4 meses de estágio, 4 meses de aula, ... , sem férias) e tem que fazer aquele negócio de entrar na facu, no ano seguinte escolher a Grande Área e depois no final do segundo ano a especialização, o que ajuda muito quem quer fazer engenharia mas tá meio indeciso.

O Unknown é mais indicado que eu pra falar da profissão, já que tem mais contato por ser da mesma grande área, mas pelo que me lembro das palestras de bixo dá pra trabalhar com alimentos e outros processos químicos, além do bom e velho banco que sempre ta pegando engenheiros :lol:. E ah, se ele quer fazer química porque gosta de química de colegial, esquece, tem nada a ver (me diga alguma facu que tenha a ver com o que se vê no colegial...:roll:).
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2006, 20:11:16 »
 Na Universidade Federal de Campina Grande www.cct.ufcg.edu.br , onde estudo, têm curso de Engenharia Química.Dizem que é um dos 10 melhores do Brasil.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #3 Online: 27 de Setembro de 2006, 15:27:19 »
Caros amigos,
Tenho um irmão vestibulando que cismou com engenharia química. Como tem tanto cientista por essas bandas, venho perguntar a respeito da profissão, de quais as melhores faculdades, e essas coisas.
Dêem uma força aqui, sim. Estou mais preocupada agora que na minha época. Desde já valeu.

Basicamente, engenharia química estuda os processos industriais de envolvem reações químicas. Isso engloba cosméticos, alimentos, derivados do petróleo, etc. Só que o engenheiro químico não é a pessoa que vai elaborar as reações químicas - isso fica a cargo do químico - e sim a pessoa que vai elaborar/projetar/coordenar/etc as instalações para produção em escala industrial do composto desejado. É claro que o engenheiro químico precisa ter uma boa base de química, mas ele não estuda muito a fundo. No curso se estuda bastante fenômenos de transporte (mecânica dos fluidos), termodinâmica aplicada, operações unitárias, processos e etc. Abaixo vai o link para a grade curricular do curso aqui na Poli.

http://www.poli.usp.br/Ensino/Graduacao_Semestral/Aluno/estruturaadd.asp?codcur=3091&codhab=110&anoref=20062

Se não me engano, o Unsichtbar já é formado em Engenharia Química. Ele seria o mais indicado p/ falar do curso.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2006, 15:03:38 »
Mimi, engenheiro químico não é cientista, é digamos "tecnologista". Veja com cuidado com o seu irmão, se ele quer ser químico ou engenheiro químico, que é beeeeem diferente. Como o Unknown disse, engenheiro químico estuda processos como transporte, fluxos, etc. O químico estuda reações químicas, como sintetizar compostos,  análise de componentes das coisas, etc.

Uma coisa que eu vejo é muita gente que começa Química e depois descobre que queria fazer Eng. Química, ou o inverso. É bom se ele conversar com gente dos dois cursos, pra decidir melhor  entre eles, ou descobrir que quer outra coisa da vida :) .
Latebra optima insania est.

Offline Unsichtbar

• Nível 19
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2006, 14:46:00 »
Achei este tópico por acaso. Estava um pouco afastado do CC e resolvi vasculhar por tópicos de assuntos do meu interesse. Achei este porque cintaram meu "santo" nome em vão!  :hihi:

O Unknown lembrou bem. Sou graduado em Engenharia Química pela UFSM desde 2004. Atualmente faço mestrado acadêmico aqui na UFRGS.

Falando de melhores faculdade e cursos, acho que as que se destacam bastante são as que tem um Programa de Pós-Graduação bem conhecido. Nesse sentido a COPPE/UFRJ, USP, UNICAMP, UFSCar, UFMG e UFRGS, UFSC e UEM tem destaque. Não conheço muito das Universidade mais ao norte.

Quanto a profissão: ela é fantástica.

Uma maneira de se ter uma idéia melhor do curso é fazendo uma mudança de nome. Engenharia Química é um nome que se mantém mais como tradição que remota das suas origens. Quando se fala em Engenharia Química deve-se ter em mente o termo Engenharia de Processos. Por isto a EngQ é uma das formas de Engenharia mais abrangentes. Entende-se por processo qualquer operação de transformação química ou física de uma matéria em outra. Então, não necessariamente precisamos lidar com fenômenos químicos. Por exemplo, a Destilação é um fênomeno puramente físico e não há reações químicas envolvidas.

Uma coisa interessante que li algum tempo num livro é que a EngQ teve seu salto na época da 2º Guerra mundial e teve um papel decisivo na mesma. Desde tempos remotos, e até hoje, a Alemanha tem uma tradição muito grande na Química (como dizia um Prof° meu, existe o Químico alemão e o resto) e com o isolamente da Alemanha na Guerra, a produção de composto químico bases para a fabricação de armamentos dos Aliados ficou prejudicada. Então na Inglaterra e EUA a EngQ conseguiu tornar estes processos mais eficientes e rápidos, por estudos e melhorias físicas no processo.

Realmente, Engenheiro Químico e Químico são profissionais extremamente distintos. Um exemplo que se costuma dar é o seguinte: o Químico, de dentro do seu laboratório cria e aperfeiçoa reações químicos em escala de bancada. Desta forma, o Engenheiro Químico elabora todo o meio para reproduzir tudo isto em escala industrial e da maneira mais rentável possível.

Pode-se consultar as habilidades oficiais atribuídas ao Engenheiro Químico no Artigo 17 da Resolução 218 de 29 de Junho de 1973 na página do Confea, no link Normativos.

O Gabriel, pelo o que ele conversou comigo, está pensando em mudar da Eng. Física para a Eng. Química. (Mais um para o clubinho...  :lol:)

rizk

• Visitante
« Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2006, 19:15:00 »
Valeu aí meninada.

Desde o dia em que eu postei até hoje, o menino ainda não mudou de idéia. Está querendo usp/unicamp e vai prestar o vestibular ano que vem, então ainda tem tempinho né?

Estava meio desesperada achando que ele ia passar a vida inventando xampu, mas agora estou contente porque é uma carreira bonita e decente, e vai deixar mamãe feliz. Vou mandar ele vir aqui conversar com vcs uma hora dessas. :)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #7 Online: 13 de Novembro de 2006, 20:30:42 »
Estava meio desesperada achando que ele ia passar a vida inventando xampu, mas agora estou contente porque é uma carreira bonita e decente, e vai deixar mamãe feliz. Vou mandar ele vir aqui conversar com vcs uma hora dessas. :)
Porquê inventar xampu não seria uma carreira bonita e decente? De qualquer forma, ele não iria inventar xampu; no máximo fabricar.

A propósito, isso me lembra da aula em que estive fabricando creme rinse. Acho que se as mulheres (e até os homens, porquê não?) descobrissem como se fabricam certos produtos (xampus, desinfetantes, etc), repensariam suas escolhas e gastos nisso.
P.S.: podem ficar tranquilas que não me refiro à coisas nojentas.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

rizk

• Visitante
« Resposta #8 Online: 13 de Novembro de 2006, 21:59:23 »
Carreira bonita e decente em oposição à minha :D

Conte pra nós Jonas o que tem o creme rinse.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!