Autor Tópico: Existe algum método de leitura?  (Lida 3739 vezes)

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
Existe algum método de leitura?
« Online: 27 de Abril de 2005, 11:42:54 »
Vocês usam algum método de leitura/intepretação para ficar mais fácil de compreender a história???
Tem algum método que faça você não desistir de ler o livro no meio?(essa pergunta é ridícula, mas é que sofro deste problema)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re.: Existe algum método de leitura?
« Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2005, 13:09:33 »
Se o assunto presta, você termina, se não, você para e começa um outro que sirva pra alguma coisa a você. E para interpretar basta você ler, depois parar e pensar a respeito.  :)
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2005, 14:48:23 »
O problema é que é um assunto que eu gosto ou que necessito...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Existe algum método de leitura?
« Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2005, 14:50:59 »
Citação de: Unbedeutend Organisch
O problema é que é um assunto que eu gosto ou que necessito...

E não consegue terminar? Uhm, então é déficit de atenção ou transtorno bipolar sei lá. Uns remedinhos básicos resolvem.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2005, 14:58:13 »
Eehhehehe...sei lá...me mãe sempre reclamou que eu deixava tudo largado e é  quase a mesma coisa, eu leio uma parte,  aí paro e deixo pra ler depois.Mas nunca leio..

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2005, 15:01:24 »
Eehhehehe...sei lá...me mãe sempre reclamou que eu deixava tudo largado e é  quase a mesma coisa, eu leio uma parte,  aí paro e deixo pra ler depois.Mas nunca leio..

Bem eu também faço isso. Mas quando o assunto me interessa muito eu leio tudo. Mas eu já pensei nisso, talvez no fundo não gostamos tanto assim de determinado assunto, apenas estamos nos forçando a gostar por uma série de fatores, mas na verdade não gostamos. Pense nisso.

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2005, 15:14:21 »
eu faço isso mas pq leio devagar, na verdade acabo lendo várias vezes a mesma coisa quando os textos são grandes...
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Abril de 2005, 20:11:19 »
Eu geralmente demoro muito pra terminar de ler um livro de que estou gostando.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2005, 20:18:34 »
Alguém aqui possui a técnica de leitura dinâmica?

Tem algum método que faça você não desistir de ler o livro no meio?(essa pergunta é ridícula, mas é que sofro deste problema)

Eu também tenho esse problema. Eu tenho umas dicas:
1 - Se programe. Veja se você vai ter tempo nos dias que virão de ler o livro, veja um horário para lê-lo.
2 - Leia sem mais delongas, o quanto mais rápido possível. E não estou falando de ler rápido, mas de acabar com o livro rápido, não ficar lendo pouco hoje, muito amanhã, no outro dia nem ler... e sim ler bastante a cada dia para acabar com ele de vez. Quanto mais você enrolar, mais vontade de parar na metade vai ter.
3 - Não se concentre no próximo livro. Se tu tá leno um livro, e tem outro que tu já tem e que vai lê, não pensa muito nele, se preocupa com o que tu tá lendo e cumpra a dica 2.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2005, 20:29:14 »
Citação de: Fernando

Leitura dinâmica que preste é cara demais.

Mas funciona.
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2005, 21:38:30 »
do que se trata essa leitura dinâmica?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2005, 21:42:08 »
Citação de: bruno
do que se trata essa leitura dinâmica?

Existe o método TAE, que parece ser bom, por exemplo.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
Existe algum método de leitura?
« Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2005, 22:03:44 »
Minha assinatura diz algo interessante sobre leitura.
Acho que não dá para forçar a leitura. É preciso cultuar gosto pela leitura e além de tudo aprender a interpretar, saber o que o autor está dizendo.
Uma coisa eu digo: ler livros é muito bom para o espírito.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

rizk

• Visitante
« Resposta #13 Online: 27 de Abril de 2005, 23:49:32 »
Como leitora profissional que lê 400p por semana, e se eu ganhasse grana por página lida estava milionária, tenho dicas.

Parte I: Faz café, manda todo mundo embora do cômodo, fecha as portas, desliga o som, desliga a tv, desliga o computador, e esconde o relógio. O cômodo tem que ter mesa, cadeira mais ou menos confortável e uma luminária pra você por em cima do livro. Senta reto, bota o café na caneca e segue.

Parte II: Abre o livro e escreve seu nome na capa. Aí pega uma folhinha e gruda ela no livro: "1a leitura:  dia-de-hoje - espaço para anotar o dia em que você acabar". Aí você lê o índice - NUNCA deixe de ler o índice, volte a ele sempre.
Agora você respira fundo, se concentra, e pensa "eu sou foda e vou ler isso tudo AGORA" ou alguma outra coisa que te motive hehe.

Parte III: LEIA. Resenhe capítulo por capítulo, pra ajudar a compreensão. Se ficcção, escreve grosso modo o que foi dito ali e escreva as perguntas que restam: é legal fazer isso na hora em que a idéia de aparece na cabeça. Se não ficção, anota a linha de raciocínio central e como o autor ramifica ela: fulano começa falando disso, esclarece o problema x dizendo tal, esclarece o problema y dizendo tal, etc, segue de tal jeito até concluir que beltrano está errado.
A parte primordial pra entender o texto é PERGUNTAR pra ele. Eu costumo ter insights fenomenais quando começo a xingar o autor, é uma boa dica hehe. Faz pergunta, procura associar com outras coisas que você leu, e, até pegar o hábito, ANOTA tudo.

Esforce-se pra ler tudo de uma sentada só, mas de meia em meia hora, levanta e espreguiça, dá uma voltinha, taltal. NÃO LEVE COMIDA senão você come tudo e esquece de ler. Depois que acabar, reúne suas notinhas, organize elas e coloque dentro do livro pra próxima vez que você ler.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 28 de Abril de 2005, 00:03:11 »
Parte I: Faz café, manda todo mundo embora do cômodo, fecha as portas, desliga o som, desliga a tv, desliga o computador, e esconde o relógio. O cômodo tem que ter mesa, cadeira mais ou menos confortável e uma luminária pra você por em cima do livro. Senta reto, bota o café na caneca e segue.

hm... eu sempre leio deitado, antes de dormir. coloco um travesseiro em cima do outro e começo...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 28 de Abril de 2005, 13:00:53 »
Ah pare Risk. Eu não aguento ler um livro de 400 páginas de uma vez só não. Além de que eu levaria um dia inteiro. E tempo pra isso?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 28 de Abril de 2005, 18:00:05 »

hm... eu sempre leio deitado, antes de dormir. coloco um travesseiro em cima do outro e começo...

Idem...

Pô, Rizk, suas dicas são piores que livro de auto-ajuda.  :P

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #17 Online: 28 de Abril de 2005, 18:25:54 »

Idem...

Você fala isso, porque o próprio deu umas dicas lá em cima  como um livro de auto-ajuda...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 28 de Abril de 2005, 20:30:17 »
Espere ter vontade de ler, se ela não aparecer é porque você não se interessa pelo assunto.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 28 de Abril de 2005, 20:36:23 »

Idem...

Você fala isso, porque o próprio deu umas dicas lá em cima  como um livro de auto-ajuda...

:evil:  :x

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #20 Online: 29 de Abril de 2005, 08:58:57 »

Idem...

:evil:  :x

Ahá! Te peguei!  8)   8)   8)

rizk

• Visitante
« Resposta #21 Online: 29 de Abril de 2005, 20:18:42 »
Auto-ajuda uma pitomba. É MÉTODO.

E é por preguiça assim que vocês estão fadados ao subemprego. :lol:

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #22 Online: 29 de Abril de 2005, 23:08:52 »
Citação de: rizk
Auto-ajuda uma pitomba. É MÉTODO.
Sei...e Astrologia é Ciência!

E é por preguiça assim que vocês estão fadados ao subemprego. :lol:

Então vamos caçá-los!!!

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 04 de Maio de 2005, 07:50:30 »
Citação de: Snake

Leitura dinâmica que preste é cara demais.

Mas funciona.

Funciona mesmo ou é só enrolação? O dicionário cético não tem uma boa opinião sobre leitura dinâmica:

http://www.skepdic.com/speedreading.html

Alguém aqui já fez algum curso de leitura dinâmica? Conseguiu passar de 200 para 2000 palavras por minuto mantendo e/ou aumentando a compreensão e a retenção?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Skorpios

• Visitante
« Resposta #24 Online: 04 de Maio de 2005, 10:16:35 »
Citação de: Mr.Hammond
Abra o livro. Começe a ler. Esse é o método.

Concordo com o Aurélio .

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!