Como leitora profissional que lê 400p por semana, e se eu ganhasse grana por página lida estava milionária, tenho dicas.
Parte I: Faz café, manda todo mundo embora do cômodo, fecha as portas, desliga o som, desliga a tv, desliga o computador, e esconde o relógio. O cômodo tem que ter mesa, cadeira mais ou menos confortável e uma luminária pra você por em cima do livro. Senta reto, bota o café na caneca e segue.
Parte II: Abre o livro e escreve seu nome na capa. Aí pega uma folhinha e gruda ela no livro: "1a leitura: dia-de-hoje - espaço para anotar o dia em que você acabar". Aí você lê o índice - NUNCA deixe de ler o índice, volte a ele sempre.
Agora você respira fundo, se concentra, e pensa "eu sou foda e vou ler isso tudo AGORA" ou alguma outra coisa que te motive hehe.
Parte III: LEIA. Resenhe capítulo por capítulo, pra ajudar a compreensão. Se ficcção, escreve grosso modo o que foi dito ali e escreva as perguntas que restam: é legal fazer isso na hora em que a idéia de aparece na cabeça. Se não ficção, anota a linha de raciocínio central e como o autor ramifica ela: fulano começa falando disso, esclarece o problema x dizendo tal, esclarece o problema y dizendo tal, etc, segue de tal jeito até concluir que beltrano está errado.
A parte primordial pra entender o texto é PERGUNTAR pra ele. Eu costumo ter insights fenomenais quando começo a xingar o autor, é uma boa dica hehe. Faz pergunta, procura associar com outras coisas que você leu, e, até pegar o hábito, ANOTA tudo.
Esforce-se pra ler tudo de uma sentada só, mas de meia em meia hora, levanta e espreguiça, dá uma voltinha, taltal. NÃO LEVE COMIDA senão você come tudo e esquece de ler. Depois que acabar, reúne suas notinhas, organize elas e coloque dentro do livro pra próxima vez que você ler.