Autor Tópico: pimenta faz mal?  (Lida 6885 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
pimenta faz mal?
« Online: 26 de Setembro de 2006, 21:00:03 »
Uma coisa que de vez em quando ouço, mas não sei.

Ouço falar mal principalmente da pimenta do reino. Mas acho que a principal origem dessa afirmação é algo meio afiliado à homeopatia.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
Re: pimenta faz mal?
« Resposta #1 Online: 26 de Setembro de 2006, 21:33:05 »
Aproveitando a pergunta ai vai mais uma:

Falam que pimenta tem algo a ver com hemorróidas é verdade ?   :enjoo:
Não deseje.

rizk

• Visitante
« Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2006, 22:04:30 »
Eu li uma vez que aspirina faz mais mal ao estômago que pimenta do reino, é verdade?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2006, 22:13:52 »
Num sei… Perguntem a um médico… :roll:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Marcus VBP

• Nível 12
  • *
    • Desenvolvimento de Interfaces Web
« Resposta #4 Online: 27 de Setembro de 2006, 10:30:38 »
bom, sei que pimenta tem propriedades laxativas, então pode ser que essa afirmação tenha relação à caganeira que os que abusam da pimenta enfrentam
huahauahu
Website - http://www.marcusvbp.com.br
NH18, uma comunidade sobre GURPS - http://www.nh18.com.br

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 27 de Setembro de 2006, 13:43:58 »
Eu li uma vez que aspirina faz mais mal ao estômago que pimenta do reino, é verdade?

Aparentemente sim.  Há inclusive variedades de aspirina especificamente para poupar o estômago, como por exemplo um tipo de Bufferin.

http://en.wikipedia.org/wiki/Aspirin#Toxicity_of_Low-dose_Aspirin

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #6 Online: 27 de Setembro de 2006, 14:18:58 »

Aparentemente sim.  Há inclusive variedades de aspirina especificamente para poupar o estômago, como por exemplo um tipo de Bufferin.

http://en.wikipedia.org/wiki/Aspirin#Toxicity_of_Low-dose_Aspirin
Na última vez em que eu estudei o assunto, não encontrei nenhuma evidência científica que a pimenta do reino fizesse mal, nem que "acumulasse no organismo", como também se acredita. Não há nenhum aumento descrito na incidência de câncer de intestino em quem usa. Pimentas, de um modo geral, aumentam sintomas em quem tem sensibilidade gástrica e hemorróidas, mas não agravam o problema. Por outro lado, as pimentas aumenam a taxa metabólica e facilitam a perda de peso.

Já em relação à aspirina, há poucas vantagens no uso de fórmulas tamponadas como o bufferin.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Washington

• Nível 13
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Setembro de 2006, 15:18:11 »
A pimenta do reino cria calculo renal? Um amigo não come comida com pimenta do reino porque ele acredita nissso.
fiquei internado uma vez e conheci um cara que dizia que era só comer pimenta abria uma ferida na perna que virava izipela, acho que é assim que se escreve, ele teve que operar para tirar umas veias da perna e passou a ter este problema.

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #8 Online: 27 de Setembro de 2006, 16:21:32 »
Eu evito pimenta porque comprovadamente me dá gastrite.
Who cares?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Setembro de 2006, 18:09:21 »
eu acho que tinha ouvido dizer que pimenta tinha qualquer relação com câncer ou problemas no coração, nada gástrico. (acho que as coisas que ouvi estavam então mais por fora do que imaginava)

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #10 Online: 27 de Setembro de 2006, 21:33:03 »
Uia tem a ver com hemorróidas mesmo. Crédo :(
Não deseje.

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Setembro de 2006, 15:55:28 »
varia de organismo pra organismo e de pesquisador pra pesquisador

eu sempre ouvir falar que pimenta faz mal apesar de comer desde criança, então vi uma pesquisa afirmando que fazia bem, tem um princípio ativo que contribuí para a produção da endorfina, dando sensação de prazer, tipo o chocolate.

o problema é que esses alimentos considerados “quentes”, como a pimenta, pimenta do reino, chocolate, canela, amendoim, quando consumidos diariamente, ou em grandes quantidades (que pode ser pouca comparando com outros alimentos) podem ter reações adversas, principalmente erupções cutâneas.

a pimenta do reino e desaconselhada para quem já tem problema de hemorróidas por esse motivo, pois irrita a região.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #12 Online: 28 de Setembro de 2006, 21:02:01 »
varia de organismo pra organismo e de pesquisador pra pesquisador
De organismo para organismo tudo bem, mas de pesquisador para pesquisador realmente é irrelevante. O que interessa não é a opinião do pesquisador, mas a pesquisa em si.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Setembro de 2006, 21:14:41 »
Achei que ela estivesse ironizando as pesquisas mal feitas que existem por aí, que não seguem metodologia lá muito rigorosa...

Offline Alexsandra

• Nível 07
  • *
« Resposta #14 Online: 29 de Setembro de 2006, 10:12:05 »
Desde que o mundo é mundo sempre houve pessoas com opniões contrárias e todos sempe acharam formas de provar o que pessam.

e é muito complexo fazer uma super pesquisa abordando todo um tema, sempre aparece alguém com outro dado...

e se o cara pesquisar todos os tipos de pimenta do Brazil, ou de quase todo o mundo, aí encontram uma pimentinha totalmente diferente e muda tudo! Ciência tem dessas coisas.

Offline UBorba

• Nível 08
  • *
« Resposta #15 Online: 03 de Outubro de 2006, 17:15:33 »
A principio, se a pimenta do reino fizer mal não quer dizer que outra pimenta também vá fazer,
espécies diferentes possuem propriedades diferentes. Até as variedades de bananas possuem
grande variação em suas propriedades mesmo sendo evidentemente muito próximas uma da outra.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 03 de Outubro de 2006, 18:02:37 »
Desde que o mundo é mundo sempre houve pessoas com opiniões contrárias e todos sempre acharam formas de provar o que pessam.

e é muito complexo fazer uma super pesquisa abordando todo um tema, sempre aparece alguém com outro dado...

e se o cara pesquisar todos os tipos de pimenta do Brazil, ou de quase todo o mundo, aí encontram uma pimentinha totalmente diferente e muda tudo! Ciência tem dessas coisas.

Aí também já é exagero... primeiro, distorções e interpretações tendenciosas são mesmo um problema sério, mas podem ser refutadas; segundo, experimentos bem planejados são possíveis; terceiro, descobrir variedades novas não pode mudar radicalmente as propriedades das que já existem.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 03 de Outubro de 2006, 18:12:04 »
tenho meu tabasco aqui pra me acompanhar em qualquer tipo de refeição, e vou muito bem, obrigado.

bom, o que sei é que a pimenta, er, como direi, deixa as fezes menos úmidas, daí a relação com hemorróidas.

aliás, tailandeses comem pimenta todo dia e não morrem aos montes.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 03 de Outubro de 2006, 19:04:40 »
Já em relação à aspirina, há poucas vantagens no uso de fórmulas tamponadas como o bufferin.

Tenho uma irmão médica e ela diz a mesma coisa.

Segundo ela, é mais uma das enganações da indústria farmacêutica.

Você paga no mínimo 3 vezes mais caro, e no entanto a substância protetora se dilui rapidamente no estômago, e o ácido acetil salicílico (Aspirina, AAS...) detona com o intestino delgado. Uma coisa assim...

E o pior é que qualquer dorzinha eu tomo esse troço.  :'(
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Outubro de 2006, 19:59:47 »
e quanto a substituir por dipirona ou paracetemol? (aspirina, não pimenta)

Dipirona parece que foi ao menos por algum tempo reprovada pela FDA, e tinha tido ou viria a ter tarja preta ou vermelha no Brasil (o que de qualquer forma não tem, se é que já teve), por possíveis efeitos colaterais. De paracetemol nunca ouvi falar. Por outro lado deve ter a ver com tipos de dores diferentes também.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 03 de Outubro de 2006, 20:47:30 »
No meu caso, não posso usar Dipirona.
Tenho uma reação violenta: sudorese, taquicardia...

Na primeira vez, fui parar no hospital. Pensei que ia morrer.  :susto:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 03 de Outubro de 2006, 23:37:50 »
caramba  :o

os efeitos colaterais que ouvi dizer ou li que poderia ter, se me lembro, eram tontura, ânsia de vômito e algum mal estar geral...... mas o seu caso deve ser de hipersensibilidade e isso que li deve ser algo menos severo...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!