Autor Tópico: "IRA!" - uma banda racista/xenófoba?  (Lida 4650 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
"IRA!" - uma banda racista/xenófoba?
« Online: 27 de Setembro de 2006, 00:31:22 »
Pobre Paulista :: Ira!

Todos os não se agitam
Toda adolecencia acata
E a minha mente gira
E toda ilusão se acaba

Dentro de mim sai um monstro
Não é o bem, nem o mal
É apenas indiferença
É apenas ódio mortal

Não quero ver mais essa gente feia
Não quero ver mais os iguinorantes
Eu quero ver gente da minha terra
Eu quero ver gente do meu sangue

Pobre São Paulo,
Pobre paulista, Oh, Oh
Pobre São Paulo,
Pobre paulista, Oh, Oh (Repete desde início)

Eu sei que vivo em louca utopia
Mas tudo vai cair na realidade
Pois sinto que as coisas vão surgindo
É só um tempo pra se rebelar

Pobre São Paulo,
Pobre paulista, Oh, Oh
Pobre São Paulo,
Pobre paulista, Oh, Oh (Repete desde início)

Parou, pensou e chegou ... a essa conclusão

Pobre São Paulo,
Pobre paulista, Oh, Oh
Pobre São Paulo, pobre paulista...

eu só me dei conta disso outro dia, mas agora parece meio óbvio, estou com aquela sensação "ovo de Colombo"

isso quer dizer alguma coisa mesmo, ou estou procurando chifre em cabeça de cavalo?

O nome da banda é "IRA!"; teria referência ao Irish Republican Army, exército nacionalista? E o vocalista "se chama" Nasi!!!  :o (viria de Nazi???)

... achei num chat e ele nega:

nana pergunta: Na sua entrevista disse ter usado uma suástica na roupa, então Nasi vem de nazi? Acho que agora ficou mais difícil explicar o 'Pobre Paulista'...

nasi
: nana, o repórter não colocou exatamente o que expliquei. Eu tinha uma camiseta do Sex Pistols cujo slogan era "ROCK AGAINST RACISM" e tinha uma suástica EXPLODIDA! Entendeu? Infelizmente, não completou corretamente. Um abraço!

http://chat02.terra.com.br:9781/entrevistas/2001/02/nasi2.htm

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: "IRA!" - uma banda racista/xenófoba?
« Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2006, 00:41:43 »
hm, difícil. a intenção deve ser sarcástica.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2006, 00:51:10 »
credo, agora que vi que está escrito "iguinorantes" :histeria: isso parece sarcasmo, mas acho que é erro de quem postou a letra no site de onde peguei.

Não consigo enxergar sarcasmo na letra...... enquanto que por exemplo, em "perfeição", da legião urbana fica óbvio

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Setembro de 2006, 00:54:17 »
"Não quero ver mais essa gente feia
Não quero ver mais os iguinorantes
"

escrachado demais pra ser sério. se eles fossem xenófobos, a crítica aos nordestinos seria sutil.

"Pobre São Paulo,
Pobre paulista, Oh, Oh
Pobre São Paulo,
Pobre paulista, Oh, Oh (Repete desde início) "
escrachado demais também, como que pra ironizar a vitimização de certos paulistas.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

rizk

• Visitante
« Resposta #4 Online: 27 de Setembro de 2006, 01:09:29 »
Eu tbm achava que era de zoeira.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Setembro de 2006, 01:19:56 »
bem... mas nesse sentido, poderia-se dizer que muitos raps são na verdade sarcasmo apenas?

como por exemplo essa letra aqui

sei lá, enquanto para mim o caso da "perfeição" da legião urbana é evidente, esses aí são me são no mínimo dúbios

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #6 Online: 27 de Setembro de 2006, 08:57:49 »
A grande diferença é que, pra não deixar dúvida em "Perfeição" fica bem claro a intenção irônica no final da letra. Nessa do IRA não fica clara nenhuma retratação, mesmo que seja chifre em cabeça de cavalo a impressão que fica é de xenofobia!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #7 Online: 27 de Setembro de 2006, 13:18:20 »
Sempre achei essa música racista e xenófoba. Ira!, Nasi e essa música não são coincidências. É só ter em mente de onde a banda veio e dá para entender isso tudo, por mais que os integrandes tentem negar. Mas aparentemente eles já amadureceram e mudaram de idéia.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Setembro de 2006, 13:36:41 »
de onde a banda veio?

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #9 Online: 27 de Setembro de 2006, 14:12:41 »
Começou no final dos anos 70 como uma banda punk formada por homens brancos de classe média baixa de SP.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 27 de Setembro de 2006, 14:18:46 »
ué... mas isso diz tudo?

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #11 Online: 27 de Setembro de 2006, 14:29:37 »
Não dá para ter certeza, mas somando o panorama sociocultural da banda no seu início com os nomes do vocalista, da banda e a letra, a hipótese de que a banda, pelo menos em seu início, era racista e xenófoba é mais provável do que isso tudo seja coincidência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 27 de Setembro de 2006, 14:35:04 »
e se nasi for nome de batismo, ou sobrenome?

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #13 Online: 27 de Setembro de 2006, 14:37:39 »
Pessoas, vamos com calma. A idéia da música não é a de ser xenófoba e isso já foi explicado há muito tempo atrás.

A música “Pobre paulista” ficou conhecida no inicio dos anos 80 e refletia o pensamento do jovem paulistano dessa classe na época e o que passou foi o preconceito com os nordestinos que tinham invadido a cidade e na visão deles a tinham “efeiado” e por não terem estudo são chamados de ignorantes. Edgar Scandurra o guitarrista da banda disse uma vez que: “Se alguém se sentiu atingido por essa letra, gostaria de pedir milhões de desculpas. Quando a escrevi a intenção não era preconceituosa, pois me coloco dentro dela. Também me sentia dentro de uma classe desprestigiada, pois morava num cortiço em São Paulo. Ela expressa minha revolta contra o sistema. Nunca pensei em atingir nordestinos, negros... Me sinto tão marginalizado quanto a maioria das pessoas do nosso País. Quando falo 'dessa gente feia' estava pensando nos políticos corruptos, esses mesmos que hoje não querem legalizar o uso da maconha. É uma letra muito antiga e o punk fala muito dubiamente.
A letra foi feita para provocar reações nas pessoas. Mas era para atingir as autoridades; até mesmo a forma autoritária dos meus pais agirem. Deploro preconceito, bairrismo. Além do mais, já estamos de saco cheio de tocar essa música, pois ela é mais velha que o próprio Ira! Escrevi Pobre Paulista quando tinha 16 anos. Tentei me manifestar metaforicamente, mas me colocando do lado dos excluídos.”

O duro é que sempre alguém "redescobre" essa música e recomeça a discutir isso, sem se preocupar em verificar se já houve uma explicação para isso ou não. Vide a quantidade de páginas na internet (geralmente blogs) chamando a banda de facista.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2006, 14:43:59 por Unknown »

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 27 de Setembro de 2006, 14:41:14 »
Quando falo 'dessa gente feia' estava pensando nos políticos corruptos, esses mesmos que hoje não querem legalizar o uso da maconha. É uma letra muito antiga e o punk fala muito dubiamente.
realmente, agora forçou a barra.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 27 de Setembro de 2006, 15:00:30 »
e se nasi for nome de batismo, ou sobrenome?

Nada disso. Segundo o próprio, no colégio ele era chamado de "nazi" por causa do seu jeito de vestir, apesar de não ter ligação com qualquer movimento nazifacista. Porém, como a pelido já tinha ficado, ele passou a grafá-lo com S para evitar essa associação.

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 27 de Setembro de 2006, 15:01:39 »
Quando falo 'dessa gente feia' estava pensando nos políticos corruptos, esses mesmos que hoje não querem legalizar o uso da maconha. É uma letra muito antiga e o punk fala muito dubiamente.
realmente, agora forçou a barra.
Se considerar a idade dele na época em que escreveu a música, nem tanto.

It's an award I've won"

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #17 Online: 27 de Setembro de 2006, 15:02:19 »
Se essa é a explicação....realmente se encaixa perfeitamente com as abordagens feitas no fórum!:D

Bem...essa frase condena:

Se estão falando em políticos, poderiam ser mais claros, ou usar metáforas.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 27 de Setembro de 2006, 15:19:17 »
Se é xenófoba, racista eu não sei, mas que é péssima, ah isso é...

Offline Francielly Pierri

• Nível 15
  • *
  • This is the way the world ends!
« Resposta #19 Online: 27 de Setembro de 2006, 17:32:21 »
A música realmente é horrível!

Mas eu achei "xenófoba", sim! Cara é óbvio que ele está falando dos Nordestinos que vem pra SP ... que alias eu fui pra SP e fiquei assustada de certa forma, era muita gente estranha (de fora) ...

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #20 Online: 27 de Setembro de 2006, 22:23:47 »
AHEhAHEh racista?

Vocês nunca ouviram o nasi cantando "Hail Hail Hitler"? AHEhAHEhAE Esse pessoal esquerdista não conhece música engraçada.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2006, 22:32:38 por Tarcísio »

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #22 Online: 28 de Setembro de 2006, 10:56:32 »
É proibida se não me engano, algum FTP ai preu colocar pra vocês ouvirem e retirarem suas conclusões sobre ser racista ou não?

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #24 Online: 29 de Setembro de 2006, 18:14:22 »
Correção!

A música tinha o nome errado, era de uma banda chamada Zurzir e não do Nasi como eu tinha dito anteriormente.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!