Pessoas, vamos com calma. A idéia da música não é a de ser xenófoba e isso já foi explicado há muito tempo atrás.
A música “Pobre paulista” ficou conhecida no inicio dos anos 80 e refletia o pensamento do jovem paulistano dessa classe na época e o que passou foi o preconceito com os nordestinos que tinham invadido a cidade e na visão deles a tinham “efeiado” e por não terem estudo são chamados de ignorantes. Edgar Scandurra o guitarrista da banda disse uma vez que: “Se alguém se sentiu atingido por essa letra, gostaria de pedir milhões de desculpas. Quando a escrevi a intenção não era preconceituosa, pois me coloco dentro dela. Também me sentia dentro de uma classe desprestigiada, pois morava num cortiço em São Paulo. Ela expressa minha revolta contra o sistema. Nunca pensei em atingir nordestinos, negros... Me sinto tão marginalizado quanto a maioria das pessoas do nosso País. Quando falo 'dessa gente feia' estava pensando nos políticos corruptos, esses mesmos que hoje não querem legalizar o uso da maconha. É uma letra muito antiga e o punk fala muito dubiamente.
A letra foi feita para provocar reações nas pessoas. Mas era para atingir as autoridades; até mesmo a forma autoritária dos meus pais agirem. Deploro preconceito, bairrismo. Além do mais, já estamos de saco cheio de tocar essa música, pois ela é mais velha que o próprio Ira! Escrevi Pobre Paulista quando tinha 16 anos. Tentei me manifestar metaforicamente, mas me colocando do lado dos excluídos.”
O duro é que sempre alguém "redescobre" essa música e recomeça a discutir isso, sem se preocupar em verificar se já houve uma explicação para isso ou não. Vide a quantidade de páginas na internet (geralmente blogs) chamando a banda de facista.