Autor Tópico: De leigos para físicos!  (Lida 1099 vezes)

Luz

• Visitante
De leigos para físicos!
« Online: 27 de Setembro de 2006, 23:48:50 »

Adoro física, mas sou leiga demais para entender determinados fatos, tendo dificuldade até mesmo com o significado de alguns termos. Leio bastante, mas algumas coisas ficam sempre vagas.

Todas as vezes que me lembrar de alguma coisa vou postar aqui e convido outros foristas a fazer o mesmo.

Bom, no momento, a dúvida é a seguinte: conservação de energia.

No vácuo, partículas virtuais surgem e rapidamente desaparecem, até ai tudo bem, a energia se conserva... mas quando elas colidem e se aniquilam formando uma partícula de matéria, isso não fere a conservação de energia?

E, em que circunstâncias foram observadas, até hoje, as oscilações do vácuo quântico? Somente em laboratório ou também no espaço? E como?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: De leigos para físicos!
« Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2006, 00:27:29 »
As partículas virtuais são exatamente isso: virtuais. Elas aparecem como "mensageiras" da interação entre partículas "reais" na teoria quântica de campos. Por exemplo, dois elétrons sentem a presença um do outro via troca de um fóton virtual. Fora isso, elas não são observáveis (até onde entendo).

Exatamente como isso é diferente dos anjos de Kepler, eu nunca entendi :-)

A famosa energia do vácuo é outra história. Ela surge a partir da observação da energia esperada do vácuo, que é a mesma do oscilador quântico e da ordem da Constante de Planck. Essa energia é mensurável e, entre outras coisas, é responsável pelo Efeito Casimir, no qual duas placas eletricamente neutras muito próximas sofrem uma força atrativa.

Outras conseqüências estranhas da energia de ponto zero são a polarização do vácuo, a radiação de Hawking, etc.