Autor Tópico: De leigos para físicos!  (Lida 1099 vezes)

Luz

• Visitante
De leigos para físicos!
« Online: 27 de Setembro de 2006, 23:48:50 »

Adoro física, mas sou leiga demais para entender determinados fatos, tendo dificuldade até mesmo com o significado de alguns termos. Leio bastante, mas algumas coisas ficam sempre vagas.

Todas as vezes que me lembrar de alguma coisa vou postar aqui e convido outros foristas a fazer o mesmo.

Bom, no momento, a dúvida é a seguinte: conservação de energia.

No vácuo, partículas virtuais surgem e rapidamente desaparecem, até ai tudo bem, a energia se conserva... mas quando elas colidem e se aniquilam formando uma partícula de matéria, isso não fere a conservação de energia?

E, em que circunstâncias foram observadas, até hoje, as oscilações do vácuo quântico? Somente em laboratório ou também no espaço? E como?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: De leigos para físicos!
« Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2006, 00:27:29 »
As partículas virtuais são exatamente isso: virtuais. Elas aparecem como "mensageiras" da interação entre partículas "reais" na teoria quântica de campos. Por exemplo, dois elétrons sentem a presença um do outro via troca de um fóton virtual. Fora isso, elas não são observáveis (até onde entendo).

Exatamente como isso é diferente dos anjos de Kepler, eu nunca entendi :-)

A famosa energia do vácuo é outra história. Ela surge a partir da observação da energia esperada do vácuo, que é a mesma do oscilador quântico e da ordem da Constante de Planck. Essa energia é mensurável e, entre outras coisas, é responsável pelo Efeito Casimir, no qual duas placas eletricamente neutras muito próximas sofrem uma força atrativa.

Outras conseqüências estranhas da energia de ponto zero são a polarização do vácuo, a radiação de Hawking, etc.

Cumpre notar que conservação da energia não é violada aqui. De fato, a densidade da energia do vácuo é uma coisa que qualquer teoria quântica da gravidade precisa explicar -- há uma discrepância de 120 ordens de grandeza, dependendo do modelo cosmológico que se use... :-)

Luz

• Visitante
« Resposta #2 Online: 29 de Setembro de 2006, 00:50:26 »
As partículas virtuais são exatamente isso: virtuais. Elas aparecem como "mensageiras" da interação entre partículas "reais" na teoria quântica de campos. Por exemplo, dois elétrons sentem a presença um do outro via troca de um fóton virtual. Fora isso, elas não são observáveis (até onde entendo).

Exatamente como isso é diferente dos anjos de Kepler, eu nunca entendi :-)

A famosa energia do vácuo é outra história. Ela surge a partir da observação da energia esperada do vácuo, que é a mesma do oscilador quântico e da ordem da Constante de Planck. Essa energia é mensurável e, entre outras coisas, é responsável pelo Efeito Casimir, no qual duas placas eletricamente neutras muito próximas sofrem uma força atrativa.

Outras conseqüências estranhas da energia de ponto zero são a polarização do vácuo, a radiação de Hawking, etc.

Cumpre notar que conservação da energia não é violada aqui. De fato, a densidade da energia do vácuo é uma coisa que qualquer teoria quântica da gravidade precisa explicar -- há uma discrepância de 120 ordens de grandeza, dependendo do modelo cosmológico que se use... :-)

Você está me dando uma informação nova, até então eu acreditava que "virtual" era somente em função da brevidade das partículas, mas que elas existiam de "fato" por brevíssimos instantes e independentes da prsença de "matéria".

Essa "coisa" que eu falei de pares de partículas/anti-partículas se colidindo e se aniquilando para gerar uma partícula "real", então, não existe?  :oops:

Em que circunstâncias "dizem" que a matéria surge do nada (vácuo)?  :?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #3 Online: 29 de Setembro de 2006, 07:25:20 »
Olha, Luz, te confesso que eu mesmo não consegui ainda entender o mecanismo dessas coisas. Aliás, como disse o Richard Feynman certa vez (é o sujeito que empresta o retrato para o meu avatar): "Estou seguro que ninguém entende Mecânica Quântica".

Mas vamos lá:

Essa "coisa" que eu falei de pares de partículas/anti-partículas se colidindo e se aniquilando para gerar uma partícula "real", então, não existe? :oops:

Existir, existe. Mas é virtual :-)

Vou tentar explicar com uma analogia. O elétron tem um momento magético intrínseco, que chamamos de spin. Se o elétron fosse um esfera pequena carregada, o spin poderia ser entendido como um giro dessa esfera pequena ao redor de um eixo.'

Só que o elétron não é uma pequena esfera. Então que diabos é o spin?

É a mesma coisa, a meu ver, com as partículas virtuais. Elas existem enquanto mensageiras das 3 interações conhecidas, e talvez da gravitação também. Elas explicam o Efeito Casimir e a radiação de Hawking. Mas observar, medir momento linear, colocar num laboratório? Não é possível.

(Salvo uma incompreensão minha, claro!)

Em que circunstâncias "dizem" que a matéria surge do nada (vácuo)? :?

Bom, existe quem diga que o Princípio da Incerteza abre a possibilidade de matéria e energia surgirem do nada, desde que voltem ao nada depois de um tempo muito curto.

Outros, eu inclusive, não vêem nada no Princípio da Incerteza que justifique essa interpretação. O que ele diz é que uma entidade quântica pode se manter num determinado estado de energia por algum tempo antes de realizar uma transição para outro estado. Nada implícito ou explícito sobre a conservação da energia.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2006, 07:28:35 por Dbohr »

Luz

• Visitante
« Resposta #4 Online: 29 de Setembro de 2006, 10:37:09 »
Olha, Luz, te confesso que eu mesmo não consegui ainda entender o mecanismo dessas coisas. Aliás, como disse o Richard Feynman certa vez (é o sujeito que empresta o retrato para o meu avatar): "Estou seguro que ninguém entende Mecânica Quântica".

Bom, estou segura que eu não entendo, somente pequeninas partes isoladas (será?), mas é um ótimo exercício mental!  :stunned:

Mas vamos lá:

Essa "coisa" que eu falei de pares de partículas/anti-partículas se colidindo e se aniquilando para gerar uma partícula "real", então, não existe? :oops:

Existir, existe. Mas é virtual :-)

Vou tentar explicar com uma analogia. O elétron tem um momento magético intrínseco, que chamamos de spin. Se o elétron fosse um esfera pequena carregada, o spin poderia ser entendido como um giro dessa esfera pequena ao redor de um eixo.'

Só que o elétron não é uma pequena esfera. Então que diabos é o spin?

É a mesma coisa, a meu ver, com as partículas virtuais. Elas existem enquanto mensageiras das 3 interações conhecidas, e talvez da gravitação também. Elas explicam o Efeito Casimir e a radiação de Hawking. Mas observar, medir momento linear, colocar num laboratório? Não é possível.

(Salvo uma incompreensão minha, claro!)

Quântica é fantástico, né não? Se eu soubesse da existência disso aos 15 anos...  :/

Em que circunstâncias "dizem" que a matéria surge do nada (vácuo)? :?

Bom, existe quem diga que o Princípio da Incerteza abre a possibilidade de matéria e energia surgirem do nada, desde que voltem ao nada depois de um tempo muito curto.

Outros, eu inclusive, não vêem nada no Princípio da Incerteza que justifique essa interpretação. O que ele diz é que uma entidade quântica pode se manter num determinado estado de energia por algum tempo antes de realizar uma transição para outro estado. Nada implícito ou explícito sobre a conservação da energia.

Isso ajuda muito a esclarecer a dúvida que eu tinha... ficava imaginando o que acontecia com essa "matéria" surgida do nada. Pensava até que podia ter alguma relação com a "expansão" do Universo... esse troço dá muita margem a viagem!

Bom, não sei muito, mas sou interessada - não poderia me indicar textos (com uma linguagem humana) para eu entender melhor o assunto?  :)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #5 Online: 29 de Setembro de 2006, 11:41:25 »
Luz, qual é a sua formação? Assim fica mais fácil eu indicar alguma coisa.

Eu sei o que não indicar - Tao da Física e congêneres. Mas acho que você já sabe disso ;-)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Setembro de 2006, 12:17:38 »
Eu acho que indicaria um livro bom de fisica do segundo grau que usei pra estudar pro vest, mas nao lembro do nome de jeito nenhum...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #7 Online: 29 de Setembro de 2006, 12:27:03 »
Livros de ensino médio são bons para dar uma relembrada, mas não me lembro de nenhum agora que faça um tratamento básico de física moderna.

O que me lembra que o Nussensweig vol. 4 talvez seja uma boa para a Luz... deixa ela responder primeiro :-)

Luz

• Visitante
« Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2006, 13:08:09 »
Luz, qual é a sua formação? Assim fica mais fácil eu indicar alguma coisa.

Eu sei o que não indicar - Tao da Física e congêneres. Mas acho que você já sabe disso ;-)

Puxa! Minha formação não te nada a ver com física, Dbohr - projeto e decoração!

O meu interesse em física não é acadêmico, é pessoal - por prazer.... e, não, eu não sou doida!

Digamos que o "ensino médio" está em dia, na medida do possível... não domino, claro, mas basta dar uma recapitulada aqui e ali... estou tentando "entrar" na física "quântica" e na "Relatividade" por puro interesse de saber mesmo.

Indica o que souber e eu me viro, se complicar, corro atrás da base... e peço ajuda aos universitários.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #9 Online: 29 de Setembro de 2006, 13:42:27 »

Oi. Fico feliz que você se interesse por física!
Se você se interesssa por mecânica quântica, eu recomendo um livro do Feynman: QED
(aliás, como é o título em português? Sei que existe uma tradução.)
É um livro curto e que mostra as idéias básicas da mecânica quântica sem muito formalismo
matemático. Um livro bom também, que lí quando fazia ensino médio, se chama "Outros mundos",
infelizmente eu esqueci o nome do autor :-(. Apesar do título cheirar a esoterismo, ele faz uma apresentação
muito boa da mecânica quântica. O único senão é que era uma edição portuguesa, cara pra burro.
Um livro que faz uma introdução básica à relatividade se chama "O universo de Einstein".
Agora, tirando o livro do Feynman, o livro que mais aguçou meu interesse pela física foi
"Dos raios X aos quarks", do Emilio Segré. Ele faz um apanhado da história da física no século XX, com
muita história, fotos e discussões sobre experiências e teorias (e para o pessoal que gosta da parte mais
técnica, ele tem também uns apêndices com detalhes de contas). Só tem um problema: acho meio difícil
você encontrar esse livro por aí...
Mesmo assim, boa sorte!
 :ok:

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #10 Online: 29 de Setembro de 2006, 13:50:07 »
Nesse caso, fecho com a Gui: melhor pegar um bom livro de Ensino Médio primeiro, para dar uma relembrada nos conceitos. Eu recomendo o Beatriz Alvarenga (volume único).

Se você tiver acesso a uma biblioteca universitária, eu recomendaria também os quatro volumes de física básica do Moysés Nussensweig. Não tem como errar: o primeiro tem uma maçã na capa e a fonte imita um manuscrito. Tem uma matemática mais avançada, mas o texto é muito bom e desenvolve bem a teoria. O volume 4 é sobre física moderna e talvez seja interessante para você.

EDIT: Eu concordo com as sugestões do Dr Manhattan, mas preferi indicar livros técnicos que dão um bom tratamento teórico ;-)

Aliás, Dr - o título do livro do Feynman se refere à Eletrodinâmica Quântica? Então talvez seja EDQ
« Última modificação: 29 de Setembro de 2006, 14:52:40 por Dbohr »

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Setembro de 2006, 14:43:38 »
Ah, leia "o colapso do universo" de Isaac Asimov

Luz

• Visitante
« Resposta #12 Online: 29 de Setembro de 2006, 14:50:56 »
Estou anotando... literário sobre o assunto o último que li foi "Uma nova história do Tempo". Achei gostoso de ler... Ai ai... tô pressentindo que essas novas descobertas vão me sair caaaaras ($)!!!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #13 Online: 29 de Setembro de 2006, 14:55:16 »
Bom, relate as suas novas descobertas na medida em que acontecerem :-)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 29 de Setembro de 2006, 14:56:59 »
o Colapso que eu falei tem em varias bibliotecas publicas...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 01 de Outubro de 2006, 13:36:33 »
Um grupo de alunos e professores do Instituto de Física da USP estão traduzindo os livros de Física Básica do Feynman (3 volumes) para a Língua Portuguesa, os The Feynman Lectures on Physics.

http://fma.if.usp.br/~everton/texts/feynman/Index.html
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!