É pressuposto que o aumento do bem-estar social é somente possível com o crescimento econômico. Então a conclusão lógica é que ele é meio não fim. Acho que outra conclusão a que podemos chegar é que sem esse meio, o tal crescimento econômico, não atingiremos aquele fim.
Será a colocação do tema eleitoreira? Eu acredito que o Lula é um mentiroso patológico, então por questão de consciência coloco-me na obrigação de contestar. Num tópico anterior disse-se que os números não mentem, etc. Eu discordei afirmando que os números são interpretados e podem ser usados para mascarar e falsificar. O meu contendor me acusou de falácia pois os dados não mentem. Bem eis alguns dados:
- O Brasil ocupa a 26ª posição num ranking de 27;
- A carga trubutária é a mais alta entre os países emergentes (38% contra 25%);
- O gasto do setor público de 13% contra 6%;
- A dívida líquida do setor público 50% contra 30%;
- Num ranking de facilidades para negócios ficamos em 119º num total de 155.
Ora, isso são números, mas não tem valor. Aqueles sim, estes não. Estes números são eleitoreiros, aqueles não. Nestes números houve intenção política, naqueles não. Bem, pelo menos com isso acho que provo que nenhum quadro de números é assim uma exposição tão desapegada afinal.
O objetivo mesmo do tópico era mostrar a subjetividade dos números pois por trás deles se encontram professores que fizeram e professores que analisam. Fui acusado de falacioso por isso. Mas eu continuo insistindo, houve mal-intencionados. Se o grande apedeuta transforma a seu talante os dados quanto mais seus sequazes. Mas fico por aqui para não ser acusado de verborragia.