Autor Tópico: cirurgia dos dentes sisos  (Lida 8714 vezes)

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
cirurgia dos dentes sisos
« Online: 28 de Setembro de 2006, 21:05:55 »
queria saber de alguem que ja extraiu os dentes sisos.. essa cirurgia doi alguma coisa? se tiver anestesia, eh local ou geral? demora quanto tempo em media pra se tirar os dois sisos inferiores?

e como eh a sensaçao sentida durante a extraçao?
so num te dou outra pq

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: cirurgia dos dentes sisos
« Resposta #1 Online: 29 de Setembro de 2006, 00:06:40 »
queria saber de alguem que ja extraiu os dentes sisos.. essa cirurgia doi alguma coisa? se tiver anestesia, eh local ou geral? demora quanto tempo em media pra se tirar os dois sisos inferiores?

Dói sim.  Tente fazer quando estiver namorando e tente ter um bocado de colo depois :)

Local. 

Não lembro, talvez uma hora.  Depende muito de quão atravessados eles estejam e de outros fatores.

Na hora é desconfortável, se bem me lembro.  Não muito pior do que isso.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Ego

• Nível 12
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Setembro de 2006, 21:15:35 »
Já fiz. Não dói, mas eu sempre pedia mais anestesia. Fiquei durante três meses sem sentir a parte esquerda de minha boca (quando tirei os do lado esquerdo). Da segunda vez não acontece nada, porque os dentes estavam pra fora, foi mais rápido.

A sensação é de que está quebrando os seus dentes. Você sente muita pressão quando eles tão quebrando a raiz (no meu caso tinha raizes super profundas mesmo) e você escuta "creque" sabe?

Eu senti o dentista costurando minha gengiva e achei essa parte interessante.

O ruim mesmo é o pós operatório, mas eu não fiquei nem um pouco inchado, o ruim pra mim foi ter que tomar sorvete e comer só papas, parece bom, mas depois de dois dias, você fica sonhado com um lanche do mcdonalds. Me lembro de lamber o sal com mostarda pra matar saudades da batata frita...rs
Visite meu blog, "Fat Free: A Vida Com Um Exaustor":

http://fatfree.jubiiblog.co.uk/

Quero práticar o cérebro.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Setembro de 2006, 23:59:34 »
No meu caso, foi de cirurgia mesmo que nao dava pra deixar os dentes nascerem, que nao tinha espaco.
Eu tinha duas opcoes, ou ir no consultorio do dentista duas vezes (uma pra cada lado), e levar local, ter que tomar aquela penca de remedio duas vezes, e sofrer duas vezes um pos operatorio.
A outra seria ser internado no hospital um dia de manha, ser sedado, fazer todos de uma vez e sair de noite e pronto, so tem um pos operatorio.

Escolhi obviamente a segunda, me internei no copador (tive sorte, que apesar do meu plano de saude so dar direito ao comum, como estava lotado essa parte, fui trasnferido pro vip), e o anestesista me achou muito ativo na hora da cirurgia, e por isso ao inves de me sedar, me deu uma anestesia geral. A cirurgia ocorreu sem imprevistos fora os 8 (sim, oito) denticulos a mais que acharam na minha boca. Acordei depois dela, ja desdentado e bem. Fiquei tomando analgesico por varios dias (o pos operatorio doi). Tomei antibiotico por algumas semanas se nao me engano.

Quanto a alimentacao, uma dica e: Sorvete, Sorvete, e mais sorvete. E quando tiver um pouquinho melhor, caso goste de comida japonesa, fica bom comer alguns sashimis (so nao recomendo namorado, polvo ou lula que sao um pouco mais duros. Melhor para a situacao que fica, e o de atum e salmao mesmo)
« Última modificação: 30 de Setembro de 2006, 00:01:08 por Felius »
"The patient refused an autopsy."

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #4 Online: 30 de Setembro de 2006, 01:17:07 »
Doer, doi após. Eu tirei um dente siso apenas e superior até hoje. O ruim é na hora de arrancar o dente, quando o dentista força, eu tive a impressão que ia arrebentar tudo, sentia pressão na nuca até... mas é assim mesmo, só impressão. Mas não vou mentir, é bem desagradavel.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

rizk

• Visitante
« Resposta #5 Online: 30 de Setembro de 2006, 09:53:29 »
Eu estou com tanto medo que, apesar de ter os 4 e nenhum deles caber, não passo nem na porta do dentista. Ele não me deu a opção de tirar vários de uma vez só.
É óbvio que não deve ser tão ruim assim, em 1 semana passa e tal, mas enfim. Fica pras próximas férias :D

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #6 Online: 30 de Setembro de 2006, 12:51:05 »
Dói sim. Tente fazer quando estiver namorando e tente ter um bocado de colo depois :)

doi durante a cirurgia? :hein:
so num te dou outra pq

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2006, 14:04:51 »
Eu tirei, e como meu siso era imenso com várias raízes atravessadas, nem meu dentista tinha visto algo daquele tamanho desde a faculdade, demorou várias horas e tal. Mas na hora não doi, você sente algo como se estivessem te socando direto no osso. Mas a dor vem depois, quando a anestesia passa, acho que nunca senti uma dor tão intensa na minha vida, foi horrível. Mas todo dentista receita remédio pra dor pra você ficar tomando, e o que ajuda muito também é tomar sorvete.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2006, 14:44:25 »
Eu estou com tanto medo que, apesar de ter os 4 e nenhum deles caber, não passo nem na porta do dentista. Ele não me deu a opção de tirar vários de uma vez só.
É óbvio que não deve ser tão ruim assim, em 1 semana passa e tal, mas enfim. Fica pras próximas férias :D

Pergunta pro teu dentista essa opcao que eu te falei, de ser internada no hospital e fazer todos de uma vez.

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #9 Online: 30 de Setembro de 2006, 19:46:02 »
quem tiver muito temente na hora (pra nao dizer amedrontado) pode optar pela anestesia geral?
so num te dou outra pq

Offline Ego

• Nível 12
  • *
« Resposta #10 Online: 30 de Setembro de 2006, 20:08:06 »
O desntista dá uma anestesia bem no nervo, a picada dói bastante. Mas depois você não sente nada.

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #11 Online: 30 de Setembro de 2006, 21:35:32 »
eu dei uma lida agora e vi que vai ser aplicada uma broca pra dividir um dos dentes inclusos e remover os dois pedaços dele

aparelhos escrotos, picada no nervo, pressao no osso, "creque" no dente... isso ta me atemorizando..
so num te dou outra pq

rizk

• Visitante
« Resposta #12 Online: 30 de Setembro de 2006, 22:06:52 »
O lascado é que ou a gente tira o dente, ou fica com dor na boca pra sempre. E tem a questão de estragar a mordida, também: os meus debaixo já não eram perfeitos, e agora tem um que está tipo passando na frente do outro. Não estraga a mastigação, e o lábio esconde, mas deve piorar - e de quando em quando dá umas crises que não é brincadeira: os dentes não têm espaço pra subir inteiros, mas eles ficam lá empurrando, então corta a gengiva por dentro ou algo assim e dói como se fosse uma otite muito ruim. E acontece tipo 4 vezes por ano, então talvez seja melhor tirar, mesmo.

Mas por que catzo as pessoas nascem com siso?!?!!?!

Offline Ego

• Nível 12
  • *
« Resposta #13 Online: 01 de Outubro de 2006, 04:28:45 »
eu dei uma lida agora e vi que vai ser aplicada uma broca pra dividir um dos dentes inclusos e remover os dois pedaços dele

aparelhos escrotos, picada no nervo, pressao no osso, "creque" no dente... isso ta me atemorizando..

Antes de arrancar os meus sisos, eu fiz pesquisa no google é só encontrei relatos negativos, gente que dizia que a anestia não pegava, que depois ficava muito inchado e daí pra pior.

Na hora foi tudo muito mais relax. Você sente e escuta o "creque", mas é porque o cara tem que arrancar o siso e na maioria das vezes ele tem que ir quebrando pra tirar a raiz... mas é um procedimento comum.

Cada caso é um caso. Na segunda vez quando tirei os do lado direito, que estavam mais pra fora, foi bem mais rápido.

E sobre a anestia. Essa doeu mesmo. E olha que eu não tenho problema com picadas de agulha, mas na hora doeu... o bom é que depois eu não senti mais dor nenhuma durante três meses...rs.

Ah, também só deixe ele(a) mexer na tua boca quando sentir o efeito da anestesia e qualquer dorzinha tu pede mais anestesia. Daí é tranquilo.

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #14 Online: 01 de Outubro de 2006, 10:45:34 »
E sobre a anestesia. Essa doeu mesmo. E olha que eu não tenho problema com picadas de agulha, mas na hora doeu...

qualquer dorzinha tu pede mais anestesia. Daí é tranquilo.

so num te dou outra pq

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #15 Online: 01 de Outubro de 2006, 20:21:15 »
quem tiver muito temente na hora (pra nao dizer amedrontado) pode optar pela anestesia geral?

Bem, no caso, ele me deu a geral, que achou que eu estava muito agitado para sedativo (o anestesista).

O esquema que foi pra mim, foi bem diferente, que de um jeito ou de outro, eu iria estar inconsciente durante toda a operacao.

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #16 Online: 02 de Outubro de 2006, 01:03:43 »
na moral, fiquei assustado com o que vcs falaram sobre a cirurgia :medo:

to meio que torando agora pra dormir, pq quando acordar provavelmente eu vou pro cirurgiao-dentista mostrar a radiografia
so num te dou outra pq

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #17 Online: 02 de Outubro de 2006, 01:35:56 »

Precisei arrancar os quatro dentes de siso e na hora, a única coisa que doeu foram as picadas da anestesia, porém não é nada tão assustador assim. Quem já levou Benzetacil tira aquilo de letra. A anestesia é local, mas algumas vezes precisei de duas anestesias. O processo todo de esperar a anestesia pegar, para então extrair o dente e fechar o buraco deve ter levado uns vinte minutos para cada dente (extraí cada um em um dia diferente). Nas vezes em que tomei só uma anestesia o local começava a doer ainda no mesmo dia e, quando tomei duas anestesias, a dor só aparecia no dia seguinte e doendo muito menos. Extraí todos os dentes em sábados, ainda de manhã e na segunda-feira já conseguia comer miojo e outras coisas macias e fáceis de mastigar. No sábado e no domingo era só sopa e sorvete, como já disseram pelo tópico. De todo o processo, a parte mais chata era voltar p/ casa babando em todo o caminho enquanto a anestesia não passava. O doutor me dava um papel, mas como eu não sentia nada, não dava p/ saber se estava babando ou não, de forma que em uma das vezes notei que o papel não havia adiantado muito. De qualquer forma é melhor babar sem sentir dor, do que doer mesmo que não babe.
Quando os extraí, precisava tirar os dentes para ter espaço p/ puxar minha arcada que era muito deslocada para a frente. Como meus dentes ainda estavam fundos na época em que minha doutora avisou que eu iria precisar arrancá-los, ela me deu um exercício para estimulá-los a nascerem mais rapidamente. Consiste em colocar uns pedacinhos de miolo de pão bem onde eles irão nascer e ficar "mastigando" por um tempo. Depois de uns cinco meses (e olha que fiz pouco) as primeiras pontas começaram a aparecer, e ela avisou que já estava bom p/ a extração. Sendo assim, a cirurgia era algo bem simples, sem grandes problemas e até por isso minha recuperação era rápida. Agora, caso você tenha que extraí-los do fundo, é uma cirurgia bem mais complicada e a recuperação vai demorar mais.  

Citação de: Hrrr

Depois que a anestesia pegou eu só sentia os puxões, mas não doía (nas vezes em que doeu um pouco, o doutor aplicou outra anestesia). Eu ouvia os barulhos do dente sendo arrancado ("craac") mas não sentia dor nenhuma, tanto que quando eu via o dente só pensava: "Nossa, já saiu?" No geral, posso dizer que as quatro extrações foram bem tranquilas. O problema é quando a anestesia passa, mas mesmo assim não é nada tão desesperador assim.
O dente que me deu mais trabalho p/ extrair foi um pré-molar que se recusava a sair. Quando ele finalmente saiu, o doutor já estava muito vermelho de tanto fazer força, mas fora os vários puxões que tive que agüentar - que também não doeram - todo o resto foi normal.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #18 Online: 02 de Outubro de 2006, 12:12:52 »
escapei por pouco, graças a Tupan e a Thor :D

o dr. disse que nao preciso arrancar os sisos :) eles nao tao comprometendo a dentiçao.. basta remover a gengiva que ta os cobrindo parcialmente pra terminar os problemas de inchaço na gengiva :)
so num te dou outra pq

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #19 Online: 05 de Outubro de 2006, 13:30:39 »
Ai, ai. A vida é bela. Só pra fazer inveja (hehe), tenho os 4 cisos já nascidos, e só um não terminou de crescer. Não vou ter que operar, nenhum deles acavalou os outros dentes, só que os de cima nasceram meio tortinhos pra fora . Nada que eu ligue, realmente.
Latebra optima insania est.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #20 Online: 05 de Outubro de 2006, 13:36:34 »
Ah, lembrei de uma coisa. O dente do ciso é evidência do neodarwinismo, segundo uma hipótese que eu formulei.

Quando o ser humano cresce e se reproduz, ele tem de alimentar os filhotes com alimentos mais macios. Então, ele fica com os alimentos mais duros, e pra isso, ter quatro molares a mais é uma ajuda e tanto. Só que a situação se inverteu quando aprendemos a cozinhar os alimentos; os cisos se tornaram desnecessários, e a chance de alguém com ciso ter uma infecção na boca enquanto o cujo tá crescendo é maior. Por isso, muita gente cresce e não nasce ciso nenhum... porque é menor a chance de ter infecção na boca.

Sei lá... muita viagem na maionese?

rizk

• Visitante
« Resposta #21 Online: 05 de Outubro de 2006, 13:56:01 »
Ok, mas eu não acho que o nosso organismo resolva de um dia pra outro não deixar os cisos subirem. Se fosse assim a vida ia ser ótima.

Tem evidência em fósseis pré-controle do fogo que houvesse mais espaço na boca das pessoas? Porque veja, muita gente simplesmente NÃO TEM espaço pro dente sair. Mais recentemente, os cirurgiões-barbeiros pré-medicina tinham noção de existir siso e tinham técnica pra tirá-los?

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #22 Online: 05 de Outubro de 2006, 18:30:54 »
Vai ver na pré-história era mais difícil existir uma pessoa com todos os dentes na boca na época que o siso nascesse, daí sempre sobrava espaço pra mais um...
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #23 Online: 05 de Outubro de 2006, 22:52:18 »
Ok, mas eu não acho que o nosso organismo resolva de um dia pra outro não deixar os cisos subirem. Se fosse assim a vida ia ser ótima.

Tem evidência em fósseis pré-controle do fogo que houvesse mais espaço na boca das pessoas? Porque veja, muita gente simplesmente NÃO TEM espaço pro dente sair. Mais recentemente, os cirurgiões-barbeiros pré-medicina tinham noção de existir siso e tinham técnica pra tirá-los?

Não, claro que não é uma "birra" do corpo contra o dente do ciso. É o velho caso de mutação aleatória. Se a mutação diminui a chance da pessoa ter uma infecção na boca, ela acaba, uma hora ou outra, facilitando a sobrevivência, e é preservada.

Mas o que você falou sobre espaço na boca é interessante, é ver se há evidências... e o que o Partiti falou, também. Até uns 3 mil anos atrás, a gente ainda não escovava os dentes, usava flúor, e coisas assim. Esteticamente é feio ficar com os dentes acavalados, mas (naquela época), fazer o quê?

Não achei evidências, claro. Mas achei algumas coisas na internet:

O dente ciso é o último da arcada dentária. É aquele dente que a gente usava pra esbagaçar os galhos e outra coisas duras na pré-história. Hoje em dia ele só serve pra dar dor de cabeça (literalmente). Ele pode desestruturar toda a sua arcada dentária. Por isso geralmente é necessário a extração dele por um cirurgião dentista.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060813193731AAUlxOF - bom, é do Yahoo Respostas... não sei até aonde é confiável...

Os portadores da versão tradicional do gene, por seu lado, nasceriam com os quatro dentes de siso. Como sabe qualquer um que os tenha, são dentes propensos a problemas, como cárie e abcesso.
Milênios atrás, quando ainda não havia dentistas, livrar-se deles antes de nascer pode ter representado uma bela vantagem.
(o gene falado é o que controla os dentes traseiros)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u14577.shtml

Procurei também na Wikipédia, mas quase não tem nada.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!