Autor Tópico: Existem diferenças de capacidades intelectuais entre Homens e Mulheres?  (Lida 1098 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Existem diferenças de capacidades intelectuais entre Homens e Mulheres?
« Online: 30 de Setembro de 2006, 13:04:04 »
Peço licença aos moderadores por estar "postando" demais, mas é que é um assunto interessante de se discutir.
Alguém tem algum conhecimento ou informação se existe diferenças significativas nas capacidades intelectuais e cognitivas entre homens e mulheres? Eu não sei, só sei que existem preferencias médias por certas áreas: em geral mulheres gostam de humanas e comunicação e homens de exatas e matemática. É claro que isso é uma definição simplista, mas já dá para perceber alguns parâmetros de gostos gerais. De antemão já informo que não sou sexista e que defendo a igualdade de sexo perante a sociedade, mas a questão que abordo tem carater cientifico e não corrobora teorias de supostas superioridadades masculinas. Se alguem tiver algum conhecimento do assunto, inclusive com informações extras sobre estrutura cerebral masculina e feminina desde já eu agradeço!

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Re: Existem diferenças de capacidades intelectuais entre Homens e Mulheres?
« Resposta #1 Online: 30 de Setembro de 2006, 13:39:40 »
Também não sou sexista, longe disso.

Se há diferenças entre a capacidade intelectual, é difícil saber, pois como definiríamos exatamente "capacidade intelectual"?

Mas certamente deve haver algo no sentido de cada um dos sexos ter mais tendência a um tipo de atividade.

Seria interessante saber se há algum motivo especial em termos menos mulheres nas áreas de exatas e mais nas áreas de humanas e saúde. O machismo de antigamente não vale: Os maiores humanistas, biólogos e fisiologistas da história eram homens em sua imensa maioria. E mesmo assim, hoje as mulheres estão em igual número aos homens e até mesmo são maioria nessas áreas. Mas por que não se observa o mesmo crescimento feminino entre as áreas de ciências exatas e engenharias, onde os homens continuam como maioria?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Setembro de 2006, 13:43:18 »
esse tema de novo??? *suspiro*

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3 Online: 30 de Setembro de 2006, 17:26:05 »
Mas por que não se observa o mesmo crescimento feminino entre as áreas de ciências exatas e engenharias, onde os homens continuam como maioria?

Tradição, eu suponho. Essas áreas são vistas como "tipicamente" masculinas. Os homens reforçam a idéia, as mulheres acreditam nela, há uma certa pressão social para não tocar no assunto e o meme vai se propagando... :-)

Sobre a questão proposta pelo Arquimedes, não faço a menor idéia. E desconfio que ninguém faça :-)

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #4 Online: 30 de Setembro de 2006, 18:11:45 »
Sim.

Os homens e mulheres evoluíram de bandos de caçadores-coletores onde as mulheres cuidavam dos filhos e coletavam alimentos e os homens caçavam. Essas duas atividades produziu distintas capacidades. Por ex., os homens tem mais desenvolvidas a percepção de espaço pois era necessário para sua atividade de caça. Já as mulheres tem nas relações interpessoais maior desenvolvimento, pois lidavam com crianças e machos agressivos. Isso não significa que o destino das pessoas esteja traçado pela biologia, mas certamente deve influenciar.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 30 de Setembro de 2006, 18:14:42 »
Isso é raciocínio circular, não é não?

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #6 Online: 30 de Setembro de 2006, 18:18:07 »
Evidentemente se a teoria da evolução for correta.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2006, 18:28:29 »
O que eu quis dizer foi:

O argumento é
1 - homens tem raciocínio espacial e mulheres emocional
2 - eles devem ter isso porque eram caçadores coletores com mulher ficando em casa cuidando dos filhos
3 - se eles eram caçadores coletores com mulher ficando em casa cuidando dos filhos, então homens tem raciocínio espacial e mulheres emocional

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2006, 18:55:46 »
O que eu quis dizer foi:

O argumento é
1 - homens tem raciocínio espacial e mulheres emocional
2 - eles devem ter isso porque eram caçadores coletores com mulher ficando em casa cuidando dos filhos
3 - se eles eram caçadores coletores com mulher ficando em casa cuidando dos filhos, então homens tem raciocínio espacial e mulheres emocional

Não que eu tenha alguma certeza da diferença intelectual entre os sexos ter sido gerada dessa forma naqueles tempos, mas não vejo circularidade aí. Acho que ele quis dizer:

1 - No começo todos eram "iguais" nesse sentido.
2 - Homens iam caçar, mulheres ficavam colhendo e cuidando dos filhos.
3 - Se eles eram caçadores com mulher ficando em casa cuidando dos filhos, então homens tem raciocínio espacial e mulheres emocional.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Setembro de 2006, 19:04:19 »
VocÊ tá missing meu point: de onde saiu a evidÊncia que "homens iam caçar, mulheres ficavam colhendo e cuidando dos filhos"?

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #10 Online: 30 de Setembro de 2006, 19:09:29 »
Quem lava louça melhor ? E quem briga melhor ? Já ta respondido =x
kkkkk
Não deseje.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #11 Online: 30 de Setembro de 2006, 19:24:04 »
VocÊ tá missing meu point: de onde saiu a evidÊncia que "homens iam caçar, mulheres ficavam colhendo e cuidando dos filhos"?

Ora, pois, quem ia colher, isso é só um detalhe.

rizk

• Visitante
« Resposta #12 Online: 30 de Setembro de 2006, 20:39:05 »
E quem, por ter ficado em casa, inventou a agricultura e portanto permitiu uma civilização como NUNCA DANTES VISTA? Girl power, chupaaa :lol:

Supõe-se que, numa época em que as pessoas vivem nuas e não há contraceptivo, as mulheres vivam grávidas. Não dá nem pra dirigir com barrigão, quanto menos sair correndo atrás de bicho, né Gui. Se ainda hoje uma mulher é menos empregável que um homem da mesma idade, imagina então.

Não sei em que "raciocínio emocional" ajuda na área de humanas e biológicas. Parece-me que ficar em laboratório e biblioteca exige tanta coisa quanto as que vc dizem ser de homem.

E parece-me, também, que as diferenças notadas nos cérebros das pessoas servem pra gente deixar os homens dirigirem o carro em viagens e as mulheres apartarem brigas - nada que ninguém já não soubesse, hm.

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #13 Online: 01 de Outubro de 2006, 04:14:12 »
Afirmar que as mulheres estão sujeitas a funções específicas dentro da nossa sociedade só porque nossa espécie ao evoluir dividiu as tarefas entre os sexos é cometer um desatino. Quando o homem se tornou civilizado criou a escrita, a arte, a poesia, a filosofia e, mais recentemente, a ciência e a tecnologia. Ele transcendeu a sua condição animal. Qual a utilidade dessas coisas num bando de coletores-caçadores? A capacidade do homem está além do puramente material, passa pela sensibilidade, pela transcendência. As mulheres não são destinadas a nada, a não ser que escolham; e justamente nossa civilização criou possibilidades de escolhas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!