Autor Tópico: Não à direita  (Lida 11029 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

ukrainian

  • Visitante
Não à direita
« Online: 30 de Setembro de 2006, 23:02:44 »
 Qualquer que seja o juízo que se tenha do governo Lula – mais ou menos severo nas críticas -, o quadro político está fortemente polarizado entre direita e esquerda. A esquerda pode errar muitas vezes, a direita erra menos. Esta escolheu um mau candidato, mas aponta firme contra quem considera seu inimigo fundamental, hoje representado pelo governo Lula.
É uma constatação de fato que constitui o eixo central dos enfrentamentos do campo político no processo eleitoral atual.

Não entremos a considerar as razões dessa oposição e dos ataques brutais contra o governo. Sabemos que não é zelo pela ética, porque a direita tolerou, participou e ganhou com todas as maracutaias da ditadura, do governo Collor, do governo FHC e de tantos governos locais. Constatamos sua virulência e seu objetivo de desalojar o governo Lula, apesar da moderação de tantos aspectos desse governo. Trata-se de uma ofensiva contra a esquerda, como fica claro nos temas programáticos centrais da direita: menos Estado, retomada das privatizações (Petrobrás, Banco do Brasil, Eletrobrás, Caixa Econômica Federal, BNDES), menos tributação, corte maior dos gastos públicos, maior abertura da economia, fim das regulações estatais, privilegio das relações externas com o Norte e fim da política Sul/Sul, menos soberania e integração, mais livre comércio e Alca, políticas de segurança pública ainda mais repressivas, tratamento duro com os movimentos sociais.

Caso venha a ganhar o candidato tucano-pefelista, ninguém, no campo da esquerda, dos movimentos sociais, do campo popular e do pensamento crítico, será poupado da sanha direitista que se apossou da elite brasileira, ninguém deixará de sofrer direta e indiretamente os efeitos dessas políticas, inclusive no seu aspecto criminalizador dos movimentos sociais e diretamente repressivo.

Não bastasse os apelos a Carlos Lacerda, as comparações com Watergate, o editorial da FSP (“Degradação”) de domingo passado é parecido com o do Correio da Manhã (“Basta”) nas vésperas do golpe de 1964 (foi taxado, corretamente, de lacerdista por Luis Nassif). Querem criar um clima de agosto de 1954 – com CPIs funcionando de “República do Galeão” -, de março de 1964 – deslegitimando governos e preparando o impeachment, caso a vontade popular uma vez mais se volte contra eles.

Era a direita unificada, como há muito não se via – praticamente todo o grande empresariado, a totalidade da grande mídia privada monopolista , todos os partidos da direita e outros que um dia não eram de direita, aderidos ao bloco tucano-pefelista, unidos na mesma campanha contra a candidatura de Lula. Como não podem ganhar no primeiro turno, seu objetivo hoje é chegar ao segundo turno, contando com os votos de todos que não votem por Lula. E criar aí um clima de virada, com todo o contexto de terror, apoiado na unanimidade monopolista da grande mídia privada, valendo-se de todos os métodos de manipulação de que tem se mostrado capaz, seja na maquiagem de pesquisas, seja na editorialização absoluta dos noticiários e no uso brutal do poder que sua mídia monopolista pode ter a favor do seu candidato – Alckmin, do bloco tucano-pefelista.

A esquerda tem que mostrar agora que sabe distinguir os campos de enfrentamento, mais além das diferenças que têm. A esquerda que não distingue o campo e os movimentos da direita, não é esquerda, se perde nos ataques dispersos a outros candidatos do próprio campo da esquerda e acaba perdendo seu próprio caráter de esquerda. A esquerda tem que demonstrar, diante dessa feroz ofensiva da direita, que sabe colocar em prática uma política de frente única, que não confunde inimigos estratégicos com aliados táticos, que sabe distinguir as linhas de divisão das contradições irreconciliáveis entre direita e esquerda.

Não abrir mais flancos ao inimigo – ademais dos graves erros cometidos pelo PT – e aparecer firmemente unida numa frente anti-direitista, que fortaleça a esquerda, que aponte para seus inimigos fundamentais – o neoliberalismo, a hegemonia imperial estadunidense, o monopólio midiático. Contra o poder do dinheiro, das armas e da palavra – pilares do poder no mundo atual e inimigos fundamentais da esquerda.

Para poder, no dia seguinte da derrota imposta à direita, trabalhar para recompor a esquerda, formulando projetos democráticos, populares e soberanos para o Brasil, mobilizando o pensamento crítico do país e os movimentos sociais, políticos e culturais – que constituem o eixo e a força maior da esquerda. Para pressionar o novo governo, para que caminhe na direção efetiva de superação dos três obstáculos maiores com que se enfrenta a esquerda, no Brasil, na América Latina e no mundo: os monopólios do dinheiro, das armas e da palavra. Que trabalhe de forma concentrada e unificada pela substituição do modelo econômico por um outro, centrado em metas sociais e não econômico-financeiras; que retome um projeto de desenvolvimento acelerado centrado na expansão do consumo popular; que realize plenamente a reforma agrária, promova centralmente a economia familiar e a política de segurança alimentar, em oposição aos modelos centrados na exportação e nos trangênicos; que consolide e expanda os processos de integração regional e no Sul do mundo; que trabalhe decididamente pela democratização dos meios de comunicação, que inclua da legalização e o incentivo das rádios comunitárias, ao fortalecimento das mídias públicas e das alternativas, que retome fortemente a implementação dos softwares alternativos – entre tantas outras demandas da esquerda e dos movimentos sociais.

Mas, antes, saber unir-nos e mobilizar-nos para barrar a ofensiva da direita radicalizada, que é o elemento mais característico da fase final da campanha presidencial, derrotá-los já no primeiro turno, demonstrando que a esquerda sabe reconhecer seus inimigos, sabe reunir forças para derrotá-los, porque nenhum setor de esquerda, do campo popular, dos movimentos sociais e do pensamento crítico ficarão imunes a uma eventual vitória do bloco tucano-pefelista – inimigo fundamental da esquerda.

Trata-se assim, nesta reta final da campanha, de ganhar os votos suficientes para consolidar a vitória no primeiro turno, para frear o ímpeto terrorista da direita e abrir os espaços para a recomposição da esquerda, que permitam formular um projeto de nação democrática política, social, econômica e culturalmente, fazer com que a esquerda retome, de forma unificada, a iniciativa e coloque com força seu objetivo fundamental – um Brasil posneoliberal.

Não à direita, não a seu projeto de terror e manipulação midiática, de tentar impor um segundo turno de vale-tudo entre direita e esquerda. Derrotar a direita com a força do povo e da unidade da esquerda.

Postado por Emir Sader às 10:11

Offline Barata Tenno

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 16.283
  • Sexo: Masculino
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Não à direita
« Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2006, 05:00:33 »
Juro que não consigo ver a diferença entre direita e esquerda nesse governo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Quereu

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.200
  • Sexo: Masculino
  • Evoé Baco
Re: Não à direita
« Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2006, 16:36:05 »
Depois de ler esse incrível texto fico sem saber o que pensar. É uma conspiração da direita? Corrupção, fraude, compra de votos, nada disso existiu? Os extratos de saques, a fita do correio, os depoimentos, os dólares na cueca, os dólares para compra do dossiê, tudo ficção? Estarei acaso num holotec que engana meus sentidos? Dentro da Matrix? A verdade está lá fora? Você agora entrará numa nova dimensão, uma dimensão estranha, onde o sonho e a fantasia se misturam, você entrará em além da imaginação - A REALIDADE DA ESQUERDA.

Benvindo!

« Última modificação: 01 de Outubro de 2006, 16:38:42 por quereu »
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Quereu

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.200
  • Sexo: Masculino
  • Evoé Baco
Re: Não à direita
« Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2006, 16:40:28 »
Eu rezo todo dia, mas o deus da verborragia me tenta. Mea culpa, mea maxima culpa.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

ukrainian

  • Visitante
Re: Não à direita
« Resposta #4 Online: 01 de Outubro de 2006, 16:54:17 »
Está desculpado.

Offline HSette

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.044
  • Sexo: Masculino
Re: Não à direita
« Resposta #5 Online: 01 de Outubro de 2006, 17:23:42 »
Está desculpado.

 :histeria:

Vamo zoar enquanto o tempo tá bom pra nós.
Se der segunto turno, vou dar uma sumida daqui do Fórum por uns dias. :biglol:

PS: o IBOPE pisou na bola aqui em Minas. Tava dando 15% dos votos válidos para o candidato do PT (Nilmário). Agora a boca de urna aponta 22%.
Eu, hein...
Se esses 7% de Minas também votaram no Lula, acho que garante a vitória no 1o. turno.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Não à direita
« Resposta #6 Online: 01 de Outubro de 2006, 17:31:41 »
Está desculpado.

 :histeria:

Vamo zoar enquanto o tempo tá bom pra nós.
Se der segunto turno, vou dar uma sumida daqui do Fórum por uns dias. :biglol:

PS: o IBOPE pisou na bola aqui em Minas. Tava dando 15% dos votos válidos para o candidato do PT (Nilmário). Agora a boca de urna aponta 22%.
Eu, hein...
Se esses 7% de Minas também votaram no Lula, acho que garante a vitória no 1o. turno.

Hehehe... enquanto eu estava na fila de votação, disse umas 5 vezes bem alto..."Só louco pra votar no Lula..." falei algumas coisas sobre assistencialismo e falei bem alto o número do Buarque... quem sabe alguns mudaram na hora? :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: Não à direita
« Resposta #7 Online: 01 de Outubro de 2006, 18:04:17 »
Está desculpado.

 :histeria:

Vamo zoar enquanto o tempo tá bom pra nós.
Se der segunto turno, vou dar uma sumida daqui do Fórum por uns dias. :biglol:

PS: o IBOPE pisou na bola aqui em Minas. Tava dando 15% dos votos válidos para o candidato do PT (Nilmário). Agora a boca de urna aponta 22%.
Eu, hein...
Se esses 7% de Minas também votaram no Lula, acho que garante a vitória no 1o. turno.

Hehehe... enquanto eu estava na fila de votação, disse umas 5 vezes bem alto..."Só louco pra votar no Lula..." falei algumas coisas sobre assistencialismo e falei bem alto o número do Buarque... quem sabe alguns mudaram na hora? :lol:

Quem sabe você é preso por fazer boca de urna? :hehe:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Quereu

  • Nível 26
  • *
  • Mensagens: 1.200
  • Sexo: Masculino
  • Evoé Baco
Re: Não à direita
« Resposta #8 Online: 01 de Outubro de 2006, 18:10:26 »
e o texto? q acham dele?
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline HSette

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.044
  • Sexo: Masculino
Re: Não à direita
« Resposta #9 Online: 01 de Outubro de 2006, 18:48:47 »
e o texto? q acham dele?


Panfletagem. Sem dúvida.

Unidade de esquerda com aliança com PMDB?
É demais para o meu gosto.

PS: Essa aqui é engraçada:

Do site do PT: Lula vence na Cisjordânia e tucano, em Israel.

Virou guerra? :histeria:
« Última modificação: 01 de Outubro de 2006, 18:55:02 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline CoqueiroVermelho

  • Nível 18
  • *
  • Mensagens: 508
  • Camarada Stalin
Re: Não à direita
« Resposta #10 Online: 01 de Outubro de 2006, 18:55:45 »
Só que eu tá vendo a virada de boca de urna extraordinária na Bahia? depois dessa é certeza lula no 1ª turno... Chora ACM!!!
Edit: Chora burguesada também, que é lula-lá de novo ;P
« Última modificação: 01 de Outubro de 2006, 18:59:36 por CoqueiroVermelho »
...

Offline HSette

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.044
  • Sexo: Masculino
Re: Não à direita
« Resposta #11 Online: 01 de Outubro de 2006, 18:58:30 »
Também acho que os números do Ibope, de antes da eleição, estão furados.

No Rio Grande do Sul também está surpreendendo.

E na Bahia, parece até que o Jacques Wagner vai é vencer já no primeiro turno. :-)
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline HSette

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.044
  • Sexo: Masculino
Re: Não à direita
« Resposta #12 Online: 01 de Outubro de 2006, 19:01:58 »
Boca de urna IBOPE (votos válidos), divulgada agora:

Lula: 50% : +/- 2%

Haja coração...  :coracao:
« Última modificação: 01 de Outubro de 2006, 19:06:56 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Não à direita
« Resposta #13 Online: 01 de Outubro de 2006, 19:07:29 »
Quem sabe você é preso por fazer boca de urna? :hehe:

Hehehe... não direcionei meus comentários... só estava me expressando livremente... mas mais alto que o normal...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline CoqueiroVermelho

  • Nível 18
  • *
  • Mensagens: 508
  • Camarada Stalin
Re: Não à direita
« Resposta #14 Online: 01 de Outubro de 2006, 19:43:20 »
AAAA Lula ta ganhando na área de Alckmin!!! Agora é só apura as urnas do nordeste e aposto em 56% pra lula e vocês o que acham?
Edit: Aqui no Pará ta dando 2ª turno e se bobear virada é o fim da era PSDB por aqui finalmente!
Credo são tantas emoções.  :)
« Última modificação: 01 de Outubro de 2006, 19:48:12 por CoqueiroVermelho »
...

Offline HSette

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.044
  • Sexo: Masculino
Re: Não à direita
« Resposta #15 Online: 01 de Outubro de 2006, 19:49:13 »
AAAA Lula ta ganhando na área de Alckmin!!! Agora é só apura as urnas do nordeste e aposto em 56% pra lula e vocês o que acham?
Edit: Aqui no Pará ta dando 2ª turno e se bobear virada é o fim da era PSDB por aqui finalmente!
Credo são tantas emoções.  :)


É uma previsão exagerada.
Se vencer já, será por muiiiiiito pouco.

Tá mais com cara de segundo turno.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

ukrainian

  • Visitante
Re: Não à direita
« Resposta #16 Online: 01 de Outubro de 2006, 19:50:08 »
Paulo Maluf e Clodovil liderando para Deputado Federal aqui em SP...  :enjoo:

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re: Não à direita
« Resposta #17 Online: 01 de Outubro de 2006, 19:58:18 »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

ukrainian

  • Visitante
Re: Não à direita
« Resposta #18 Online: 01 de Outubro de 2006, 20:02:07 »
Lula com 49% dos votos e crescendo! 59% apurados!

É LULA LÁ NO PRIMEIRO TURNO!

Offline HSette

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.044
  • Sexo: Masculino
Re: Não à direita
« Resposta #19 Online: 01 de Outubro de 2006, 20:07:53 »
Vai ser na reta final.

No sudeste está empatado. Os analistas dizem que vai ficar assim.

No Sul e Centro-Oeste, Alkimin vence mas praticamente já acabou.

Norte e Nordeste vão decidir, e Lula mantém uma boa frente.
A tendência é Lula crescer.
Agora é ver se vai ser suficiente para obter mais uns 1,5% de frente.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2006, 20:10:07 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Não à direita
« Resposta #20 Online: 01 de Outubro de 2006, 20:10:12 »

Edit: Chora burguesada também, que é lula-lá de novo ;P

não entendo essa fixação com que burgueses seriam sempre não-lulistas, e que a aparente idéia de que não-burgueses seriam sempre lulistas.


Offline CoqueiroVermelho

  • Nível 18
  • *
  • Mensagens: 508
  • Camarada Stalin
Re: Não à direita
« Resposta #22 Online: 01 de Outubro de 2006, 20:19:06 »

não entendo essa fixação com que burgueses seriam sempre não-lulistas, e que a aparente idéia de que não-burgueses seriam sempre lulistas.
É um clichê para descontrair  X-D
Collor de novo com a foça do povo em Alagoas :enjoo:

http://placar.eleicoes.uol.com.br/2006/al/index.jhtm
O filho dele não foi preso fazendo boca de urna?
...

Offline n/a

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.699
Re: Não à direita
« Resposta #23 Online: 01 de Outubro de 2006, 20:28:04 »
Serra ganhando em São Paulo e Yeda no Rio Grande, muito bom!

Além disso, parece que não vai ser tão fácil pro Suplicy ganhar do Afif. :)

E vai dar segundo turno, acho. Falta muito para terminar a apuração em São Paulo, o Alckmin ganha aqui e, não se esqueçam, muita gente mora nesse estado.

Offline HSette

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.044
  • Sexo: Masculino
Re: Não à direita
« Resposta #24 Online: 01 de Outubro de 2006, 20:30:12 »
Acontece que no Rio não está nem na metade e o Lula dá de 6 a 4.

Ainda é imprevisível.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!