Autor Tópico: Formato  (Lida 892 vezes)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
Formato
« Online: 01 de Outubro de 2006, 02:08:09 »
Ok, é idiota, mas vou escrever... lá vai,   :vergonha:

A gravidade interfere no formato (anatomia) do nosso corpo? Ou seja, pq a cabeça é redonda, o braço é comprido e etc? Como q somos de um jeito e uma bactéria é de outro? Já que somos todos feitos de msm composto, quimico orgânico...?!  :|
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Formato
« Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2006, 07:40:31 »
A gravidade interfere no formato (anatomia) do nosso corpo?

É uma pergunta muito lógica.  Sim, o efeito da gravidade tem consequências na anatomia humana.  Por exemplo, é um dos motivos para que tenhamos uma camada de gordura nas nádegas, segmentação

Ou seja, pq a cabeça é redonda, o braço é comprido e etc? Como q somos de um jeito e uma bactéria é de outro?

Há vantagens práticas nos formatos de certos órgãos, que sem dúvida influenciaram o processo de seleção natural.  Por exemplo, o formato aproximadamente esférico do crânio ajuda a desviar objetos que se choquem com ele, reduzindo portanto os riscos de lesões cerebrais.

Eu gostaria que você elaborasse mais sua pergunta sobre bactérias.  Por enquanto, digo que bactérias são seres unicelulares e por isso tem um relacionamento com o meio-ambiente completamente diferente do nosso.  Uma bactéria não precisa de coluna vertebral porque não tem massa nem sistema nervoso, muscular ou esquelético suficientes para andar, por exemplo.  Da mesma forma, nós não somos capazes de fagocitose e por isso precisamos de um sistema digestivo e excretor bem mais complexo do que o de uma bactéria.

Em última análise, não somos como as bactérias porque não somos bactérias.

Já que somos todos feitos de msm composto, quimico orgânico...?! :|

Não somos.  A matéria orgânica não é um único composto.  Muito pelo contrário, apresenta uma variedade assombrosa, e nem poderia ser diferente se esperávamos que houvesse vida.  A imensa maioria desses compostos é formada por um punhado bastante reduzido de átomos específicos - carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio - mas só com esses quatro átomos já é possível formar uma quantidade e variedade realmente impressionante de compostos orgânicos, com propriedades químicas de todo tipo.   Além disso, mais raramente outros átomos participam dos compostos orgânicos - sódio, cálcio, potássio.   O que me lembra que não "somos" apenas nosso corpo, mas também as interações deste com o meio. Em um certo sentido "somos" luz solar (que participa da formação de vitamina D).
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2006, 09:33:00 »

[...] Em um certo sentido "somos" luz solar (que participa da formação de vitamina D).

Como assim? Que eu saiba a luz solar tem fator importante, e através de proteínas como o betacaroteno fornecido pela vitamina D, auxilia em diversas funções do corpo.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2006, 09:34:39 por Fabulous »

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2006, 09:36:54 »
Quanto as suas outras explicações, parabéns, consegui entender. Thanks. :clapping:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 01 de Outubro de 2006, 10:23:51 »

[...] Em um certo sentido "somos" luz solar (que participa da formação de vitamina D).

Como assim? Que eu saiba a luz solar tem fator importante, e através de proteínas como o betacaroteno fornecido pela vitamina D, auxilia em diversas funções do corpo.

Ops. "Terei errado"? :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 02 de Outubro de 2006, 10:02:40 »
Heheheheheh...  :wink:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 02 de Outubro de 2006, 10:55:40 »
girinos em gravidade zero parece que ficaram totalmente desorientados no sentido de onde é o lado de cima e o de baixo, mas não lembro se foram desenvolvidos desde antes disso ou até quanto depois no espaço... acho que a gravidade tem influência variável, para muitos organismos sendo praticamente irrelevante... no início do desenvolvimento a massa é bastante pequena, e acho que então o desenvolvimento é mais influenciado por forças de coesão entre as células, e internamente, as moléculas, bem mais suscetíveis às forças de atração molecular e etc e tal do que à gravidade.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 03 de Outubro de 2006, 21:56:35 »
girinos em gravidade zero parece que ficaram totalmente desorientados no sentido de onde é o lado de cima e o de baixo, mas não lembro se foram desenvolvidos desde antes disso ou até quanto depois no espaço... acho que a gravidade tem influência variável, para muitos organismos sendo praticamente irrelevante... no início do desenvolvimento a massa é bastante pequena, e acho que então o desenvolvimento é mais influenciado por forças de coesão entre as células, e internamente, as moléculas, bem mais suscetíveis às forças de atração molecular e etc e tal do que à gravidade.

Bem lembrado, os 9,81N realmente exerce maior pressão em menor peso específico, se eu não me engano...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!