Autor Tópico: Religião têm seu lado bom!  (Lida 1534 vezes)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
Religião têm seu lado bom!
« Online: 02 de Outubro de 2006, 11:19:47 »
Tá, têm pós e contras. Mas não há de omitirmos que a religião, quando bem utilizada, têm seu lado bom! É uma mistura de religião e educação. Ou quem de vcs, não foram educados com um misto de religião? 'Não faça isso, que Deus não gosta!'; 'Agradeça a Deus!'; entre outras expressões utilizadas dia-pós-dia pelos pais para educarem a criançada.  :erm:
Ok, depois de um certo ponto, várias pessoas tomam outro rumo da vida, passando a acreditar, nisto ou naquilo... Sendo assim, :umm: a religião possui seu mérito tbm... não sejamos tão arrogantes! Vamos observar esse lado bom, nostalgico que a religião tbm oferece!  :ok:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Marcus VBP

• Nível 12
  • *
    • Desenvolvimento de Interfaces Web
Re: Religião têm seu lado bom!
« Resposta #1 Online: 02 de Outubro de 2006, 11:43:18 »
nao gosto desse tipo de ameaça

"nao faça tal coisa pq deus castiga", etc.

sou mais ser sincero e dizer que quem vai castigar sou eu.
Website - http://www.marcusvbp.com.br
NH18, uma comunidade sobre GURPS - http://www.nh18.com.br

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2006, 11:44:42 »
é a mesma coisa que papai Noel, dessa forma. Mais vale argumentar por uma moral por razões factuais em vez de ameaças e recompensas fictícias

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 02 de Outubro de 2006, 12:33:12 »
Religião, corretamente praticada, é até por definição uma boa coisa.

"Mentiras úteis" já não tenho tanta certeza. 
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2006, 14:04:26 »
O que você está dizendo é que uma vantagem da religião é o sentido de moral que ela (seja qual for)
transmite. Só que existem dois problema com esse argumento:

1. Religiões são mais do que um código moral. Elas têm todo um pacote de idéias, incluindo uma boa dose de superstição, de metafísica e até cosmologia. Quem disse que para poder "amar ao próximo" eu tenho também que acreditar que um carpinteiro da Judéia caminhou sobre a água e que o mundo
foi criado em 6 dias?

2. A ética religiosa é dogmática, e por isso não consegue se adaptar às mudanças do mundo. Por exemplo: alguem por acaso ainda acha que o divórcio é imoral? É por isso que quase todo mundo,
no ocidente pelo menos, segue na verdade a ética utilitária (mesmo sem saber do que se trata).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 02 de Outubro de 2006, 14:09:48 »
Para constar, Dr. Manhattan, quero deixar registrado que esses defeitos da má religião tem cura. Não há um motivo por que a religião _tenha_ de ser dogmática e supersticiosa.  Pelo contrário, é preciso remover esses defeitos dela para que ela possa continuar útil e relevante.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #6 Online: 02 de Outubro de 2006, 16:05:10 »
Para constar, Dr. Manhattan, quero deixar registrado que esses defeitos da má religião tem cura. Não há um motivo por que a religião _tenha_ de ser dogmática e supersticiosa. Pelo contrário, é preciso remover esses defeitos dela para que ela possa continuar útil e relevante.

Concordo. Na minha concepção, as religiões surgiram não só para regular o comportamento de indivíduos, mas também para preservar uma ordem social (além do conforto psicológico de explicar o mundo e outras funções). Hoje em dia nós não precisamos mais de dogmas, pois temos o Estado, as leis e a ciência. Eu pessoalmente ficaria muito satisfeito se as pessoas fossem mais espirituais e menos religiosas (no sentido de religiões organizadas).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 02 de Outubro de 2006, 16:46:22 »
nao gosto desse tipo de ameaça

"nao faça tal coisa pq deus castiga", etc.

sou mais ser sincero e dizer que quem vai castigar sou eu.

Ela colocou isso como a favor. Mas eu tenho como contra!

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Outubro de 2006, 16:48:38 »

E antes de qualquer coisa é bom deixar isso postado aqui:

http://www.dantas.com/realidadebr/textos/paginanegra.htm

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Outubro de 2006, 16:55:12 »

Na minha concepção, as religiões surgiram não só para regular o comportamento de indivíduos, mas também para preservar uma ordem social (além do conforto psicológico de explicar o mundo e outras funções). Hoje em dia nós não precisamos mais de dogmas, pois temos o Estado, as leis e a ciência.

Toooooootalmente a favor!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 02 de Outubro de 2006, 17:22:56 »

E antes de qualquer coisa é bom deixar isso postado aqui:

http://www.dantas.com/realidadebr/textos/paginanegra.htm

Parece que o Cláudio Loredo ainda não fez a cópia dele no domínio do RV...

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #11 Online: 02 de Outubro de 2006, 17:29:36 »
Eu acho que a religião é inerente ao ser humano. Por que não sei dizer - ainda não encontrei as respostas. Mas já que é inevitável, pelo menos façamos dela algo útil.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Ego

• Nível 12
  • *
« Resposta #12 Online: 02 de Outubro de 2006, 21:33:22 »
Religião tem um lado bom, quando você tem uma boa orientação e corre atrás. Só creio no cristianismo, respeito a pluralidade, mas minha crença é no cristianismo. E é bom pra mim. Sou bem orientado e corro atrás das informações.

Algo de positivo pra mim é que estou menos cheio de mim mesmo e vivendo menos de teoria e de coisas como "viva a vida intensamente" ou "viva cada minuto como se fosse o último".
Visite meu blog, "Fat Free: A Vida Com Um Exaustor":

http://fatfree.jubiiblog.co.uk/

Quero práticar o cérebro.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #13 Online: 03 de Outubro de 2006, 00:12:33 »
Também acho q a religião possui alguns pontos positivos, apesar de serem minoria. Se tirarmos da religião toda a sua parte mitológica, suas ameaças e preconceitos ilógicos, acredito q sobram algumas coisas boas. Jesus mesmo nos ensinou coisas interessantes, q se aplicadas podem dar bons resultados na vida. Assim, também, como Buda, Gandhi...

Alguns evolucionistas pregam até q a necessidade de se criar mitos e acreditar neles, gerando assim religiões, é algo necessário para o ser humano, q o ajudou na evolução. E se for verdade? Nós ateus estaríamos indo contra a natureza humana... bom ou ruim? Acho q até os ateus precisam acreditar em algo, possuir uma filosofia de vida e ética q os guiem... objetivos e fé, mas fé na vida e neles mesmos. Talvez só isto já preencha uma possível necessidade inerente ao ser humano, sem a necessidade de se crer em coisas ilógicas e sem comprovação.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 03 de Outubro de 2006, 00:21:57 »
Alguns evolucionistas pregam até q a necessidade de se criar mitos e acreditar neles, gerando assim religiões, é algo necessário para o ser humano, q o ajudou na evolução. E se for verdade? Nós ateus estaríamos indo contra a natureza humana... bom ou ruim?

Não sei quanto a você, mas eu sou ateu simplesmente porque não acredito em Deus.  Não vejo nada disso de "ir contra a natureza humana" na mistura.

Além do que, religião e crença em Deus são coisas muito diferentes.

Acho q até os ateus precisam acreditar em algo, possuir uma filosofia de vida e ética q os guiem... objetivos e fé, mas fé na vida e neles mesmos. Talvez só isto já preencha uma possível necessidade inerente ao ser humano, sem a necessidade de se crer em coisas ilógicas e sem comprovação.

Diga-se de passagem, não é muito diferente com os teístas bem orientados.

Marcelo

• Visitante
« Resposta #15 Online: 03 de Outubro de 2006, 00:34:15 »
Podem até ser coisas diferentes, mas estão extremamente interligadas.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #16 Online: 03 de Outubro de 2006, 00:36:04 »
Religião pra min não tem nada de bom..

"Não faça isso, que Deus não gosta!"  <  Não faça isso, que é feio e se fizer denovo apanha.

"Agradeça a Deus" <  Agradeça a quem te deu.

Não deseje.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 03 de Outubro de 2006, 00:53:03 »
Religião pra min não tem nada de bom..

"Não faça isso, que Deus não gosta!"  <  Não faça isso, que é feio e se fizer denovo apanha.

"Agradeça a Deus" <  Agradeça a quem te deu.

Realmente!
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 03 de Outubro de 2006, 01:55:02 »
Podem até ser coisas diferentes, mas estão extremamente interligadas.

Em alguns contextos, sim... mas é a exceção.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #19 Online: 03 de Outubro de 2006, 03:22:52 »
Sinceramente? Não vejo nada que uma religião possa fazer que qualquer outra coisa também não possa. Ajuda psicológica? Psicólogos e psiquiatras. Moral e ética? Educação e leis. Conforto á beira da morte? Dependendo de como você a encara a realidade, o desespero some.

E Dantas, o meu conceito de religião é diferente do seu. Pra mim é crendice.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!