Autor Tópico: O preço da ignorância - Vale a pena ler...  (Lida 1559 vezes)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
O preço da ignorância - Vale a pena ler...
« Online: 03 de Outubro de 2006, 21:52:53 »
:arrow: http://portalexame.abril.uol.com.br/revista/exame/edicoes/0877/economia/m0111778.html

Em plena era do conhecimento, a baixa qualidade do ensino tornou-se uma ameaça à competitividade das empresas e uma trava ao crescimento do país.

Enfim...  |( 
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: O preço da ignorância - Vale a pena ler...
« Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2006, 22:49:30 »
Vi nas bancas hoje, mas ainda não li.
Deve ser uma boa matéria.

Queiramos ou não, se não enfrentarmos com seriedade a questão do nível educacional / de instrução em nosso país, estaremos condenados a um atraso eterno.

Valeu pelo link.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2006, 23:05:32 »
Destaquei esse texto, pois isso me parece o mais assustador e sintomático.

Em 2003, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Básico identificou que 55% dos alunos matriculados na 4o série do ensino fundamental eram praticamente analfabetos e mal sabiam calcular. Na 8a série, menos de 10% dos estudantes haviam adquirido competência para elaborar textos mais complexos. Como conseqüência, cerca de 75% dos adultos têm alguma deficiência para escrever, ler e fazer contas, o que acarreta um efeito devas tador sobre sua capacidade de se expressar. "O que está acontecendo nas nossas escolas é estarrecedor", diz Paulo Cunha, presidente do grupo Ultra.

Tenho uma amiga historiadora que leciona no 2º grau aqui em Minas, tanto na rede pública quanto na particular.
Ela diz que esse fenômeno é praticamente idêntico em ambas.

E mais: ela entrou recentemente num quadro depressivo grave, e o profissional que a atendeu detectou como causa preponderante o fato de ela não conseguir obter resultados palpáveis em sua atividade profissional.

Também, não é para menos: ensinar História sem que os alunos sejam pelo menos capazes de ler...
« Última modificação: 03 de Outubro de 2006, 23:07:31 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Outubro de 2006, 10:22:11 »
Isso é um caso. E os professores que não dão a mínima para o progresso dos alunos ou não têm o mínimo preparo para ensinar?

Um conhecido meu, professor de português, faz palestras em alguns municípios e disse que já leu várias péssimas redações de !professores!.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #4 Online: 04 de Outubro de 2006, 10:40:43 »
E as pessoas caçoavam do discurso monotônico do Cristovam Buarque...  :/

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 04 de Outubro de 2006, 12:54:23 »
Eu nunca falei do CB nesses termos. Ele está coberto de razão no que ele fala, e em não parar de falar, MAS

... não quer dizer que preste pra ser presidente

... ele é do partido do BRIZOLA!!! BRIZOLA!!! jamais votarei no pdt!!!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #6 Online: 04 de Outubro de 2006, 14:20:35 »
Normalmente eu concordaria com você, Gui, mas em tempos em que até o PT já não é mais aquele (se é que algum dia foi)...

No mais é aquilo: quem quer que entre só precisa fazer um bom governo para recuperar minha confiança. O duro é fazer.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 04 de Outubro de 2006, 15:10:46 »
O PT continua o mesmo: sabe falar mas na hora que chega no poder faz o mesmo que criticava ou pior. Aprendi isso com a vitória da Erundina e até agora não vi a regra ser quebrada.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #8 Online: 04 de Outubro de 2006, 15:29:07 »
Fogo na roupa.

Quando a Benedita ficou alguns meses no governo do Estado aqui até que ela não fez feio na segurança pública, por exemplo. Enfrentou rebeliões em presídio com firmeza, mas sem dar um tiro. Priorizou a captura dos assassinos do Tim Lopes com investigação e eficiência. Eu votei nela para continuar no governo, mas perdi para a HorroRosinha.

Mas preencheu suas secretarias usando critérios menos do que técnicos. Além disso, no começo do governo Lula veio com aquela de viajar para congresso evangélico com dinheiro do contribuinte.

Isso é ruim? Claro, óbvio que é.

Mais exasperante que isso, porém, é a percepção de que quase todo político é parecido: na melhor das hipóteses faz lá uma ou duas coisas direito e delinqüe no resto. Diante desse quadro... eu não sei se o melhor é votar nulo ou admitir que temos de dar de ombros e votar no menos pior.

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
« Resposta #9 Online: 04 de Outubro de 2006, 18:05:26 »
Eu tenho a revista Exame com essa matéria! É realmente assustador o nível de estupidez que o povo brasileiro alcançou. Na matéria se fala que a Embraer não tem condições de contratar todos os Engenheiros Aeronauticos de que precisa porque o país não forma profissionais suficiente para atender a demanda!
Onde vamos parar?....

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #10 Online: 04 de Outubro de 2006, 20:21:40 »
E as pessoas caçoavam do discurso monotônico do Cristovam Buarque... :/

:ok:

o povo deixou Cristovam todinho de lado... preferiu votar naqueles dois melliantes
so num te dou outra pq

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #11 Online: 04 de Outubro de 2006, 21:10:48 »
Ainda ontem o Alckmin falava sobre o Lula ter recebido apoio do Collor, ou vice-versa. Soltou a clássica dize-me com quem andas que te direi quem és.

Daí vai ele e aceita o apoio da HorroRosinha e do Garotinho! Além de dar a mão ao Cassol, acusado de corrupção em seu primeiro mandato como governador de Rondônia. Olhem só o que ele disse sobre isso e veja se não parece com um certo Presidente da República que conhecemos:

Alckmin, no entanto, não se abalou com as acusações. "Denúncia apura-se e pune-se, qual o problema disso?", questionou."

(fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u84716.shtml )

Coerência? O que é isso?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 04 de Outubro de 2006, 22:27:54 »
Eu nunca falei do CB nesses termos. Ele está coberto de razão no que ele fala, e em não parar de falar, MAS

Eu até entendo - eu sou carioca e vivi no Rio durante o mandato do Brizola.  Mas convenhamos, ele morreu já faz algum tempo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 04 de Outubro de 2006, 23:45:36 »
Destaquei esse texto, pois isso me parece o mais assustador e sintomático.

Em 2003, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Básico identificou que 55% dos alunos matriculados na 4o série do ensino fundamental eram praticamente analfabetos e mal sabiam calcular. Na 8a série, menos de 10% dos estudantes haviam adquirido competência para elaborar textos mais complexos. Como conseqüência, cerca de 75% dos adultos têm alguma deficiência para escrever, ler e fazer contas, o que acarreta um efeito devas tador sobre sua capacidade de se expressar. "O que está acontecendo nas nossas escolas é estarrecedor", diz Paulo Cunha, presidente do grupo Ultra.

Tenho uma amiga historiadora que leciona no 2º grau aqui em Minas, tanto na rede pública quanto na particular.
Ela diz que esse fenômeno é praticamente idêntico em ambas.

E mais: ela entrou recentemente num quadro depressivo grave, e o profissional que a atendeu detectou como causa preponderante o fato de ela não conseguir obter resultados palpáveis em sua atividade profissional.

Também, não é para menos: ensinar História sem que os alunos sejam pelo menos capazes de ler...

cara, eu sei lá se o problema é cultural ou o quê. e isso que sua professora falou não é coisa nova; eu e o mioto já tocamos no assunto. estudei em escola particular na vida inteira e meus colegas nunca foram, em sua maioria, sujeitos brilhantes. apesar das maiores médias no enem por parte de alunos de ensino particular, por exemplo, o nível continua péssimo.
ensino bom, no brasil, só mesmo nas tops, tipo bandeirantes, em que há também por parte dos alunos vontade de aprender.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 05 de Outubro de 2006, 00:28:04 »
Já estudei em escola particular e pública. A particular é melhor, mas a diferença não é muito grande não.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #15 Online: 05 de Outubro de 2006, 01:12:49 »
Estou fazendo o ensino médio em colégio particular e não senti muita diferença no modo de ensino.

Apesar de que no colégio atual  a infraestrutura é bem maior: Salas melhores, Sistema a avaliação objetiva(de fazer bolinha no gabarito) e correção feita por computador, aulas com vídeos, slides e etc. (também né 2mil por ano hehehe)

Esse aumento no ensino fundamental ainda foi pouco.
Não deseje.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 05 de Outubro de 2006, 09:49:01 »
já viram como é o sistema alemão? é um tanto severo...
com 13 anos, se você não for muito brilhante, você já sabe que NUNCA vai fazer uma universidade. isso no ensino público. o pessoal vai sendo dividido pelas salas de acordo com o rendimento deles. os de rendimento baixo vão acabar em algum tipo de curso técnico.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 05 de Outubro de 2006, 09:52:07 »
"o pessoal vai sendo dividido pelas salas de acordo com o rendimento deles"

Concordo plenamente com isso. E VCS?

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 05 de Outubro de 2006, 10:06:39 »
Êi, refutando um pouco a afirmação "não tem muita diferença entre ensino público e particular".

Eu acho que tem sim. Estudei em colégios estaduais e de referência e tive professores que eu os corrigia algumas vezes... (Peguei um de Matemática que era uma negação... Sou muito inteligente? Que nada! O ensino é que era fraco!).

Nesse mesmo tempo, vi uma aula de escola particular onde se explicava, por retrojetor e 3D, aulas de Geometria Espacial. Pense aí numa aula chibata! Todas as áreas sendo mostradas em 3D e tudo mais.

Pode até ser que o rendimento de algumas escolas particulares tenha caído, mas não a ser comparada com uma pública...

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 05 de Outubro de 2006, 10:14:02 »

Eu até entendo - eu sou carioca e vivi no Rio durante o mandato do Brizola.  Mas convenhamos, ele morreu já faz algum tempo.
e daí? depois de morto não mudou nadinha!

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 05 de Outubro de 2006, 16:13:35 »

Eu até entendo - eu sou carioca e vivi no Rio durante o mandato do Brizola. Mas convenhamos, ele morreu já faz algum tempo.
e daí? depois de morto não mudou nadinha!

Epa, mudou sim... Menos um corrupto já faz diferença de milhões de reais.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 05 de Outubro de 2006, 18:10:40 »
Eu quis dizer que ele depois de morto continua sendo uma mala.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #22 Online: 05 de Outubro de 2006, 18:21:01 »
A educação no Brasil é realmente uma porcaria... não é à toa que muita gente chega na faculdade sem saber escrever direito.

Posso dizer que meu ensino médio foi de luxo, pois embora seja colégio público, é o maior do Paraná e é melhor que muito colégio particular.

Acho que a sua opinião é bem perto da minha. O que ele fala sobre educação é muitíssimo coerente. Só que o PDT no Paraná só fez caca, e o sujeito vai me parar justo lá? Faça-me o favor! Aliás, algo que poucos percebem é que não se vota em candidatos, mas em partidos políticos.

"o pessoal vai sendo dividido pelas salas de acordo com o rendimento deles"

Concordo plenamente com isso. E VCS?

Em partes.

Primeiro lugar: não pode ser dividido pelo currículo médio, e sim em disciplinas. Quem vai bem em Matemática mas é péssimo em Geografia faz aulas de Matemática com quem vai mal também, e de Geografia com quem vai bem.

Segundo: o aluno em salas "atrasadas" deve ter estímulo pra se recuperar, e não ser selecionado em castas quase "Admirável Mundo Novo" pra fazer trabalhos "inferiores".

Mas a idéia, em si, é boa.
Latebra optima insania est.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!