Autor Tópico: Som do Big Bang é o de um longo zumbido, diz estudo  (Lida 1063 vezes)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Som do Big Bang é o de um longo zumbido, diz estudo
« Online: 04 de Outubro de 2006, 10:30:37 »

O Big Bang, que deu origem ao Universo e cujos estudos rendeu aos cientistas americanos John Mather e George Smoot o Nobel de Física 2006, soou menos como a mãe de todas as explosões e mais como o sobrevôo de um jumbo, afirma um físico americano.
John Cramer, da Universidade de Washington, em Seattle, criou um modelo de computador das freqüências de áudio prováveis geradas pelo início do cosmos.

Cramer baseia seu modelo em dados de temperatura enviados por um satélite da Nasa (agência espacial americana): o Wilkinson Microwave Anisotropy Probe (WMAP).

Seus cálculos se fundamentam nas freqüências que se espalharam pelo Universo durante seus primeiros 760.000 anos, quando era um adolescente cósmico medindo apenas 18 milhões de anos-luz.

As freqüências seriam baixas demais para serem captadas pelo ouvido humano, portanto Cramer as intensificou 100.000 bilhões de bilhões de vezes para dar uma aproximação. Sua reconstituição pode ser ouvida no site http://www.npl.

washington.edu/AV/BigBangSound-2.wav.

O longo zumbido se tornou progressivamente mais profundo em timbre porque as ondas sonoras ficaram mais longas e portanto, mais baixas em freqüência, à medida que se difundem pelo Universo em expansão, explicou Cramer em artigo publicado na edição desta semana da revista científica britânica New Scientist.

ri/boc/mvv AFP 031708 OCT 06

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1172478-EI306,00.html

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Som do Big Bang é o de um longo zumbido, diz estudo
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2009, 04:31:35 »
O som parece tirado de algum filme ou série de ficção científica. É muito parecido com os efeitos sonoros de algumas. A propósito, o link do som mudou: http://staff.washington.edu/seymour/BigBangSound_2.wav

E essa pesquisa me lembrou uma tira do Dilbert:
Dilbert: Veja Dogbert, isso é incrível! De acordo com a minha simulação o início do universo não teria sido com um BANG, mas com um som tipo "pbhwwwt".
Dogbert:...
Dilbert: Com certeza você quer saber para que serve a teoria do pequeno pbhwwwt
Dogbert: Quero saber quando é que você vai embora!

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2009, 10:02:17 »
Interessante.
A frequência original estaria na ordem de quantos Hz?

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #3 Online: 31 de Julho de 2009, 10:24:19 »
O que me intriga é como eles descobriram isso.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2009, 15:24:47 »
Interessante.
A frequência original estaria na ordem de quantos Hz?

Na verdade não existe uma única frequência e sim um conjunto de frequências de mais largo espectro.

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #5 Online: 31 de Julho de 2009, 18:44:18 »
E aquela  questão de que se não há ninguém para ouvir o som, ele não existe!?

"Se uma árvore cai num bosque e não há nenhum ser vivo por perto para ouví-la.... ela fez barulho?"

No vácuo absoluto, o som também não se propaga?

Porque pelo pouco (muito pouco mesmo) que sei, não houve a tal explosão, como o nome dá entender, por dois motivos: primeiro, no vácuo não há propagação do som, e segundo, durante milhares de anos o Universo se expandiu às escuras (pois os fótons eram capturados pelos núcleos atômicos, o que tornava o Universo opaco.
Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2009, 19:50:19 »

O Big Bang, que deu origem ao Universo e cujos estudos rendeu aos cientistas americanos John Mather e George Smoot o Nobel de Física 2006, soou menos como a mãe de todas as explosões e mais como o sobrevôo de um jumbo, afirma um físico americano.
John Cramer, da Universidade de Washington, em Seattle, criou um modelo de computador das freqüências de áudio prováveis geradas pelo início do cosmos.

Cramer baseia seu modelo em dados de temperatura enviados por um satélite da Nasa (agência espacial americana): o Wilkinson Microwave Anisotropy Probe (WMAP).

Seus cálculos se fundamentam nas freqüências que se espalharam pelo Universo durante seus primeiros 760.000 anos, quando era um adolescente cósmico medindo apenas 18 milhões de anos-luz.

As freqüências seriam baixas demais para serem captadas pelo ouvido humano, portanto Cramer as intensificou 100.000 bilhões de bilhões de vezes para dar uma aproximação. Sua reconstituição pode ser ouvida no site http://www.npl.

washington.edu/AV/BigBangSound-2.wav.

O longo zumbido se tornou progressivamente mais profundo em timbre porque as ondas sonoras ficaram mais longas e portanto, mais baixas em freqüência, à medida que se difundem pelo Universo em expansão, explicou Cramer em artigo publicado na edição desta semana da revista científica britânica New Scientist.

ri/boc/mvv AFP 031708 OCT 06

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1172478-EI306,00.html

Fiquei confuso. Muito...

Aos 760 mil anos de idade o universo não deveria ter o tamanho de no máximo 760 mil anos-luz? Ou não?

E como assim o som do bigbang? Som se propaga no vácuo?
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2009, 19:50:34 »
Athena,

Não lembro de mais detalhes agora sobre o Big Bang, mas acho que esse áudio criado pelo John Cramer é uma simulação de como seria esse áudio se ele pudesse ser ouvido (e ainda assim precisou ser amplificado).

Só que relendo agora o artigo novamente eu também fiquei confuso. Afinal, o que John Cramer usou para fazer esse áudio tem alguma ligação com aquela "radiação de fundo" descoberta há algumas décadas e associada como uma "pista" da teoria do Big Bang?

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #8 Online: 31 de Julho de 2009, 19:57:04 »
Athena,

Não lembro de mais detalhes agora sobre o Big Bang, mas acho que esse áudio criado pelo John Cramer é uma simulação de como seria esse áudio se ele pudesse ser ouvido (e ainda assim precisou ser amplificado).

Só que relendo agora o artigo novamente eu também fiquei confuso. Afinal, o que John Cramer usou para fazer esse áudio tem alguma ligação com aquela "radiação de fundo" descoberta há algumas décadas e associada como uma "pista" da teoria do Big Bang?

Talvez porque no texto não encontrei a palavra "simulação"
 Felizmente não fui só eu que fiquei em dúvida.
Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!

Offline Lord_Dracon

• Nível 11
  • *
  • =D
« Resposta #9 Online: 31 de Julho de 2009, 20:17:08 »
Pela rápida pesquisa que fiz, esse som não é exatamente um som como nós ouvimos (onda mecânica), e sim as ondas eletromagnéticas de fundo, que alguém resolveu converter para onda mecânica para "ouvir como ficaria".

Aqui, por exemplo, há o "som" de alguns pulsares:
http://www.jb.man.ac.uk/~pulsar/Education/Sounds/sounds.html

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #10 Online: 02 de Agosto de 2009, 23:47:34 »
Fiquei confuso. Muito...

Aos 760 mil anos de idade o universo não deveria ter o tamanho de no máximo 760 mil anos-luz? Ou não?

E como assim o som do bigbang? Som se propaga no vácuo?
Dê uma pesquisada em inflação cosmológica, Orbe. O artigo em inglês é melhor ainda.

Quanto a questão do som, é o que o Dracon falou, não é que esse som tenha sido produzido durante o Big Bang, ele é a "tradução" de determinadas freqüências de radiação eletromagnética em som.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!