Autor Tópico: Aprender mais de um idioma ao mesmo tempo  (Lida 4037 vezes)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
Aprender mais de um idioma ao mesmo tempo
« Online: 04 de Outubro de 2006, 23:26:26 »
Alguém tem idéia ou experiência própria sobre esse assunto?

Aprender, por exemplo, dois idiomas ao mesmo tempo é complicado?

Aprender, para quem é brasileiro, ao mesmo tempo, inglês e um idioma de origem latina é melhor do que aprender, ao mesmo tempo, dois idiomas de origem latina?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Aprender mais de um idioma ao mesmo tempo
« Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2006, 00:35:16 »
Quando você diz "idioma de origem latina" te referes às línguas românicas? Se for, é óbvio que estudar duas línguas românicas ao mesmo tempo é mais fácil. Mas também não vejo nenhum problema em aprender inglês e espanhol ao mesmo tempo, por exemplo. Pelo contrário, ajuda.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2006, 00:44:15 »
Quando você diz "idioma de origem latina" te referes às línguas românicas? Se for, é óbvio que estudar duas línguas românicas ao mesmo tempo é mais fácil. Mas também não vejo nenhum problema em aprender inglês e espanhol ao mesmo tempo, por exemplo. Pelo contrário, ajuda.

Românica? Não sabia desse termo.

rizk

• Visitante
« Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2006, 00:48:22 »
Eu tentei alemão e francês ao mesmo tempo, começando do 0, não rendeu... Mas acho que foi mais pela carga de estudo que pela confusão mental. SE BEM QUE quando você ainda está aprendendo o nome das coisas, confunde mesmo.

Não sei em que aprender 2 ao mesmo tempo seria bom. Talvez seja melhor começar uma, depois a outra, e tocá-las paralelamente quando estiver em ambas num nível intermediário.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2006, 01:03:50 »
Meu professor disse que aprender Francês é mas fácil que aprender ingles....

:( Eu que sou um analfabeto funcional nem sei portugues direito( ainda bem que existe a barrinha do google) não posso nem pensar em aprender duas línguas ao mesmo tempo apesar de estar aprendendo portugues e ingles mais isso não conta né.
Não deseje.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2006, 09:35:26 »
Eu acho que quanto mais línguas ao mesmo tempo mais divertido!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2006, 09:40:36 »
alemão é uma língua difícil comparada ao francês, italiano, inglês.
se eu bem entendi a pergunta dele, o problema consiste em, ao aprender duas línguas latinas, fazer confusão entre elas (que foi o que já ouvi de quem fez isso). mas já não sei, nunca fiz duas línguas ao mesmo tempo.
e o francês é bem mais fácil que o inglês; se aprende na hora do almoço.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

rizk

• Visitante
« Resposta #7 Online: 05 de Outubro de 2006, 10:47:22 »
Pois é, é isso que todo mundo diz... mas quando aparecem aquelas frases com 300 apóstrofes (?) bate o pânico.
Mas DIZEM QUE que a estrutura da língua alemã é baseada no latim. Muitas palavras também são, como no inglês. Aí eu acho que tanto faz, aprender qualquer que seja.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #8 Online: 05 de Outubro de 2006, 12:05:43 »
Nunca "comecei do zero" duas línguas ao mesmo tempo, mas sou intermediário no inglês e no francês e estou começando com o latim. E até agora, tá tranqüilo.

Quanto a aprender duas línguas românicas ao mesmo tempo... bom, pra gente aprender uma língua, a gente tem que dominar a estrutura e ter algum vocabulário, certo? Se, por um lado, uma ajuda a outra na estrutura, se as duas forem muito próximas você começa a emprestar palavras de uma pra outra... e aí pode ter alguma confusão. Mas o problema maior é o tempo, se você tem bastante, ok, caso contrário, sugiro que faça uma de cada vez.

Dificuldade das línguas: depende. Inglês escrito é tranqüilo, mas pra você "adivinhar" como que pronuncia aquela zona de vogais... leva tempo! O francês tem trocentas mil conjugações verbais (mais até que o português... rsrsrs), mas a pronúncia é previsível (ao contrário do inglês) e tem muuuuuita palavra igual ao português, então achei bem mais fácil.

Ah, eu tentei aprender ucraniano. Mas eu já tava bonzinho no francês... o alfabeto cirílico foi que uma beleza,              os casos também. Mas faltou tempo  pra estudar :| .

Mas DIZEM QUE que a estrutura da língua alemã é baseada no latim. Muitas palavras também são, como no inglês.

Acho que não é baseada na estrutura do latim não, Mimi... talvez você esteja se referindo às flexões em casos dos substantivos, né? Na verdade, isso era comum a todas as línguas indo-européias antigas, mas a maior parte das modernas perdeu. Vamos considerar que uma lembra a outra por terem ancestral comum.  :ok:

E o inglês, se você for olhar pelo vocabulário, você chuta que é língua latina. O inglês emprestou uma penca de termos do latim e do francês.
Latebra optima insania est.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 05 de Outubro de 2006, 12:27:18 »

Românica? Não sabia desse termo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADnguas_rom%C3%A2nicas

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #10 Online: 05 de Outubro de 2006, 14:35:00 »
Teve uma época que tu ficava tentando 3 coisas: alemão, inglês e francês, foi um tanto confuso!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 05 de Outubro de 2006, 14:36:57 »
O problema começa quando você ouve uma música em ingles e pensa que tem palavras em japonês, por exemplo:

konichiwa
more precious than silver

(o certo era "LOrd, you are")

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 05 de Outubro de 2006, 16:19:27 »
Teve uma época que tu ficava tentando 3 coisas: alemão, inglês e francês, foi um tanto confuso!

aí o que saia era como os sucos do chaves: você falava alemão, as pessoas entendiam como se fosse inglês, mas tinha sotaque francês.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #13 Online: 05 de Outubro de 2006, 17:09:06 »

aí o que saia era como os sucos do chaves: você falava alemão, as pessoas entendiam como se fosse inglês, mas tinha sotaque francês.

Hahahaha

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 05 de Outubro de 2006, 19:06:15 »
Pois é, é isso que todo mundo diz... mas quando aparecem aquelas frases com 300 apóstrofes (?) bate o pânico.
Mas DIZEM QUE que a estrutura da língua alemã é baseada no latim. Muitas palavras também são, como no inglês. Aí eu acho que tanto faz, aprender qualquer que seja.

sim, todas as declinações que tem no alemão tem no latim... mesmo assim, é beeem diferente das línguas que tomamos por latinas.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #15 Online: 07 de Outubro de 2006, 17:57:40 »
Acredito que resumindo tudo, aprender 2 linguas paralelamente pode ser tanto fácil quanto difícil, depende do seu comprometimento. Se você apenas tentar empurrar o estudo é claro que não vai entender nada, contudo, se você realmente se comprometer em estudar não terá muita dificuldade. :barbaro:

Offline Ego

• Nível 12
  • *
« Resposta #16 Online: 08 de Outubro de 2006, 03:53:07 »
É complicado, mas você vai criando seu método. Eu já falo bem o inglês, só que estou estudando, junto com o francês e a taquigrafia (que pode ser considerado outro idioma). Você vai aprendendo a medida que estudar mesmo (novidade...rs). Separa bem os horários e vai lendo livros nos idiomas que você tá estudando. Use dicionário inglês-inglês e francês-francês por exemplo. Veja filmes como legendas na língua que você tá estudando, traduza letras de músicas, participe de fórums na internet onde usam esses idiomas. É o "método". Tenha a cabeça dura, seja teimoso e só descanse quando aprender.
Visite meu blog, "Fat Free: A Vida Com Um Exaustor":

http://fatfree.jubiiblog.co.uk/

Quero práticar o cérebro.

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #17 Online: 08 de Outubro de 2006, 08:01:50 »
Acredito que resumindo tudo, aprender 2 linguas paralelamente pode ser tanto fácil quanto difícil, depende do seu comprometimento. Se você apenas tentar empurrar o estudo é claro que não vai entender nada, contudo, se você realmente se comprometer em estudar não terá muita dificuldade. :barbaro:

Conclusão brilhante.

Eu comecei espanhol quando estava terminando inglês e terminei os cursos quase que ao mesmo tempo. Não tive problema algum.
Se eu não sei eu não digo nada.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!