Autor Tópico: Comparar o deus cristão ao Sací é ofensa?  (Lida 2898 vezes)

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
Comparar o deus cristão ao Sací é ofensa?
« Online: 05 de Outubro de 2006, 11:00:55 »
Não vejo erro lógico na equiparação de entidades metafísicas, sejam elas quais forem. Aliás, pode até ser uma forma útil de relativização sociológica, apontando que o que é divino para uma cultura pode simplesmente ser mito ou lenda na outra.

Mas só a lógica não é suficiente para conter os ânimos exaltados de crentes quando coloca-se no mesmo patamar especialmente o deus muçulmano-judaico-cristão e outras entidades do folclore nacional. Minha pergunta - de caráter filosófico - é: esta conduta seria mesmo agressiva demais?
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline Marcus VBP

• Nível 12
  • *
    • Desenvolvimento de Interfaces Web
Re: Comparar o deus cristão ao Sací é ofensa?
« Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2006, 11:14:39 »
apenas para os teístas. meu avatar é a mais pura verdade para mim.
Website - http://www.marcusvbp.com.br
NH18, uma comunidade sobre GURPS - http://www.nh18.com.br

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2006, 11:18:31 »
Depende de com quem vc está falando. Se vc vê que a recepção da mensagem não irá ofender, então não vejo mal nenhum. Mas se é daquelas que nem sequer aceitam críticas, não seria legal, embora NÃO FOSSE AGRESSIVO.

(Essa é minha opinião).

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2006, 11:38:39 »
Não... eu não acho.

mas os cristões acham

Luz

• Visitante
« Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2006, 11:55:09 »
O problema não está "no que se diz", mas na "forma como se diz". É muito fácil perceber quando a comparação é feita num tom pejorativo, com o intuito de provocar e quando é feita para exemplificar a "idéia" em questão.

Bom, fazendo uma "comparação" eu diria que isso equivale, num tom pejorativo, é claro, ao mesmo que dizer para um ateu que o ateísmo equivale a uma crença (que é o que, geralmente, os teístas pensam).

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2006, 19:22:35 »
Errado, Luz. Ateísmo não é uma crença, isso já foi discutido a exaustão aqui e você sabe muito bem disso. Ao contrário das duas entidades mitológicas supracitadas, a respeito das quais nenhuma diferença científica pode ser citada, a não ser a paixão particular de seus adoradores. Talvez um amante de sací ateu também sentiria-se agredido pela comparação de seu querido sací com um fantasmão paradoxal e sem o menor cabimento.

Depende do ponto de vista sociológico.
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Luz

• Visitante
« Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2006, 19:51:30 »
Errado, Luz. Ateísmo não é uma crença, isso já foi discutido a exaustão aqui e você sabe muito bem disso. Ao contrário das duas entidades mitológicas supracitadas, a respeito das quais nenhuma diferença científica pode ser citada, a não ser a paixão particular de seus adoradores. Talvez um amante de sací ateu também sentiria-se agredido pela comparação de seu querido sací com um fantasmão paradoxal e sem o menor cabimento.

Depende do ponto de vista sociológico.

Latorre,

EU NÃO DISSE QUE O ATEÍSMO É UMA CRENÇA!  :)

O que eu disse foi que comparar deus ao saci incomoda os teístas na mesma proporção que incomoda aos ateus comparar o ateísmo a uma crença.

E que da mesma forma que, do ponto de vista ateísta, deus se compara ao saci, do ponto de vista teísta, o ateísmo se compara a uma crença.

Pensei que sua preocupação fosse não ofender as pessoas (devido ao título do tópico), por isso fiz uma "comparação" para que você pudesse compreender o desconforto da comparação feita num tom pejorativo.

O fato é que ninguém gosta de ter seu ponto de vista comparado a algo pejorativo, por isso, o que incomoda, não é o que se diz, mas como se diz.

Entretanto, existem teístas e ateístas que não se importam com qualquer tipo de comparação. Existem pessoas e pessoas.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Outubro de 2006, 19:59:00 »
ofensa pros sacistas ou pros cristãos?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Luz

• Visitante
« Resposta #8 Online: 05 de Outubro de 2006, 20:23:39 »
ofensa pros sacistas ou pros cristãos?

Ou para ambos?  :lol:

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Outubro de 2006, 09:01:55 »
O que eu disse foi que comparar deus ao saci incomoda os teístas na mesma proporção que incomoda aos ateus comparar o ateísmo a uma crença.

E que da mesma forma que, do ponto de vista ateísta, deus se compara ao saci, do ponto de vista teísta, o ateísmo se compara a uma crença.
Contrasenso.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #10 Online: 06 de Outubro de 2006, 09:10:16 »

Na verdade não é. O ateu não gosta que compare o ateísmo a crença pelo fato do ateísmo não ser uma crença, e pela comparação ser feita por desconhecimento ou má fé de quem faz. Já comparar Saci com Deus faz os cristãos acharem que estamos fazendo chacota ou comparando com sentido perjorativo.

Viu como é diferente?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Luz

• Visitante
« Resposta #11 Online: 06 de Outubro de 2006, 09:10:34 »

Contrasenso.

Bom, pode ser mesmo. Só falei aquilo que geralmente escuto de ambos os lados.

Luz

• Visitante
« Resposta #12 Online: 06 de Outubro de 2006, 09:37:52 »

Na verdade não é. O ateu não gosta que compare o ateísmo a crença pelo fato do ateísmo não ser uma crença, e pela comparação ser feita por desconhecimento ou má fé de quem faz. Já comparar Saci com Deus faz os cristãos acharem que estamos fazendo chacota ou comparando com sentido perjorativo.

Viu como é diferente?

Vi.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #13 Online: 06 de Outubro de 2006, 10:31:41 »

Viu como é diferente?

Vi.

Realmente nos dois casos incomodam, mas os motivos são bem diferentes. Fico puto quando chamam ateísmo de crença porque geralmente o dizem de propósito. A pessoa sabe que ateísmo é a ausência de crença em Deus (ou mais amplamente em religião) e insiste dizer que se trata de uma crença. Crença em quê? No nada? Isso não existe.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 06 de Outubro de 2006, 14:03:44 »
O problema não está "no que se diz", mas na "forma como se diz". É muito fácil perceber quando a comparação é feita num tom pejorativo, com o intuito de provocar e quando é feita para exemplificar a "idéia" em questão.

Bom, fazendo uma "comparação" eu diria que isso equivale, num tom pejorativo, é claro, ao mesmo que dizer para um ateu que o ateísmo equivale a uma crença (que é o que, geralmente, os teístas pensam).
Eu concordo com você! Incrível!

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #15 Online: 08 de Outubro de 2006, 22:16:50 »
Não vejo erro lógico na equiparação de entidades metafísicas, sejam elas quais forem. Aliás, pode até ser uma forma útil de relativização sociológica, apontando que o que é divino para uma cultura pode simplesmente ser mito ou lenda na outra.

Mas só a lógica não é suficiente para conter os ânimos exaltados de crentes quando coloca-se no mesmo patamar especialmente o deus muçulmano-judaico-cristão e outras entidades do folclore nacional. Minha pergunta - de caráter filosófico - é: esta conduta seria mesmo agressiva demais?

Acho que nessa questão há muitas variantes.

Para nós (ateus) não há problema nenhum e para os teístas em geral também não, desde que a comparação não seja ofensiva, como já foi dito antes.

Contudo, não podemos esquecer daquelas pessoas que simplesmente usam a existência de Deus como a base de suas vidas (ainda bem que eu não faço parte deste grupo), para elas, tal comparação é uma verdadeira blasfêmia, é uma comparação entre tudo que elas acreditam e um personagem folclórico.

Ps: Para quem não sabe, eu convivo com freiras quase que diariamente, e acreditem, elas tem uma baita reação quando conversam com uma atéia (mesmo que eu não argumente e responda com palavras monossílabas), o que dirá se alguém comparar Deus com o Sací perto delas.
Acho que vou tentar essa semana.  :twisted:

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #16 Online: 12 de Outubro de 2006, 21:21:52 »

Viu como é diferente?

Vi.

Realmente nos dois casos incomodam, mas os motivos são bem diferentes. Fico puto quando chamam ateísmo de crença porque geralmente o dizem de propósito. A pessoa sabe que ateísmo é a ausência de crença em Deus (ou mais amplamente em religião) e insiste dizer que se trata de uma crença. Crença em quê? No nada? Isso não existe.

Mentirada danada... tudo é crença, ateu não aceita, mas é crença como qualquer outra.

DIG

• Visitante
« Resposta #17 Online: 12 de Outubro de 2006, 21:53:24 »
Sim.É 1 insulto ao Saci=P

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 13 de Outubro de 2006, 09:15:41 »

Viu como é diferente?

Vi.

Mentirada danada... tudo é crença, ateu não aceita, mas é crença como qualquer outra.
O que seria crer em uma inexistência...?

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #19 Online: 13 de Outubro de 2006, 13:34:42 »
É crer. Acabou.

Ficam relativando, enchendo de mimimi, mas é crer. Não vejo por que ateus tem tanto medo de se aceitar. São humanos e acreditam, mesmo que em coisas diferentes.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 13 de Outubro de 2006, 13:36:47 »
Ah...

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 13 de Outubro de 2006, 13:47:36 »
O que é "crer" para vc Tarcísio?
« Última modificação: 13 de Outubro de 2006, 13:49:52 por Mussolim Bucetê »

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #22 Online: 13 de Outubro de 2006, 13:54:39 »
Tudo é crer, quando você enxerga um objeto você acredita que ele está na sua frente. Ele pode ser uma miragem por exemplo.

Existe uma grande diferença entre crer sem provas concretas e crer com evidências, com embasamento.

Qualquer um pode crer nisso por exemplo, mas essa crença é válida? Até que ponto essa crença pode ser confirmada por evidências comprovadas?

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #23 Online: 13 de Outubro de 2006, 14:15:02 »
v. tr.,
    acreditar;
    ter como verdadeiro;
    julgar;
    supor;
    presumir;
v. int.,
    ter fé;

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 13 de Outubro de 2006, 14:19:47 »
"ter como verdadeiro"?

Assim sim.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!