Autor Tópico: Encontro Nacional de Astrologia da UnB  (Lida 1152 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Encontro Nacional de Astrologia da UnB
« Online: 05 de Outubro de 2006, 22:23:08 »
Vixe!

Do Cliping:

Universidade de Brasília
quinta-feira, 05 outubro, 2006

Para verificar se a astrologia tem fundamentos e testá-la empiricamente, um grupo de pesquisadores do Núcleo de Estudos dos Fenômenos Paranormais (Nefp) da Universidade de Brasília (UnB) –coordenado pelos professores Paulo Celso dos Reis Gomes e Hiroshi Masuda – está realizando várias pesquisas. Cinco delas serão apresentadas no I Encontro Nacional de Astrologia da UnB, que acontece de 12 a 14 de agosto. “Não considero ético o comportamento de pessoas que criticam a astrologia sem conhecer nenhum dos fundamentos utilizados pelos astrólogos. No meu ponto de vista é um preconceito muito grande, uma desvalorização de conhecimentos populares. Quem quer criticar, que estude e derrube regra por regra”, enfatiza o professor Gomes, cético e ateu.

(...)

Uma das pesquisas quantitativas verificou se 63 alunos de um curso pré-vestibular de Recife (PE) estavam realmente passando por um momento de definição profissional em suas vidas. O grupo foi comparado a outro com a mesma quantidade de pessoas, que não iriam fazer a prova. Os pesquisadores do Nefp testaram mais de 20 regras da astrologia e verificaram que uma delas, de forma padronizada, indicou com 100% de acerto os estudantes que estavam prestes a fazer o exame e definir sua carreira. Primeiro, foi aplicado um software chamado AstroUniversidade, criado pelo professor Masuda, para a elaboração dos mapas astrais dos pesquisados. Em seguida, foi utilizado um outro software (o AstroDataBank) para gerar os grupos de controle e, por último, foi utilizada uma ferramenta estatística – função discriminante – a qual separou quem era realmente vestibulando do outro grupo que não era, somente com base nos dados gerados pelos mapas astrais.

(...)

E por aí vai.

http://www.unb.br/acs/bcopauta/astrologia2.htm
« Última modificação: 05 de Outubro de 2006, 22:27:03 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Encontro Nacional de Astrologia da UnB
« Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2006, 22:30:09 »
Mui cético...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2006, 08:37:24 »
Bang! Bang! Bang! (batendo minha testa na mesa)

Nossa, quantas falácias vocês acham que tem nas afirmações desse cara?
Eu já encontrei: a do espantalho, ad populum e bifurcação. Ah, ele também joga o ônus da prova nos céticos.

E essa experiência deles parece muito duvidosa. Como é que se define "passando por um momento de definição profssional". Os caras são vestibulandos, for fucksake! É claro que eles estã passando por um momento de definição!

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2006, 09:50:35 »
Como já disseram o James Randi e o Superman, é uma Batalha sem Fim :hihi:

Agora, por puro amor ao debate, eu gostaria de ver o estudo dele na íntegra. Aliás, o cara é professor de quê, mesmo?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2006, 15:06:22 »
"passando por um momento de definição profssional".

Levando em consideração a dinâmica do mercado de trabalho de hoje, qualquer pessoa adulta se enquadra nessa categoria.

Alguém sabe qual é a formação desses professores Paulo Celso dos Reis Gomes e Hiroshi Masuda? Procurei no site (meio às pressas) e não encontrei.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!