hehehehehehe Eu estou de mal com o firefox(até eu comprar outro pc) porque é pesado. E não venham falar que não é (vocês que tem computador top de linha) e não conhece meu pc. 
O Internet Explorer só é leve porque ele já vem embutido no sistema. Mas dos navegadores alternativos, o Firefox é o mais leve pois é o que vem com menos recursos instalados por padrão. Experimente usá-lo sem nenhuma extensão para mantê-lo leve.
E se seu computador anda lento, procure dar uma otimizada nas configurações. Sempre tem coisas carregando na memória para ocupar espaço nos computadores normais. Aqui mesmo, todas as vezes que mexo com drivers da placa de vídeo, teima em aparecer um programa para auxiliar o desempenho para processadores HT, só que não tenho um e isso faz com que o desempenho da placa caia 6%.
Sem contar que eu trato os Serviços do Windows XP à mão de ferro e desativo tudo que sei que ele não precisa estar usando. O Windows XP vem com muita coisa ativada por padrão que as pessoas hoje nem sonham em saber o que sejam. Aqui alguém usa "Telnet" ainda? A "Restauração de Sistema", a "Ajuda do Windows" e o "Indexador de Arquivos" são o que tornam o Windows XP lentos e na prática não servem pra nada.
E meu computador não é top de linha. É um Pentium 4 de 1,7GHz com 512MB de RAM, e tem pelo menos uns 3 anos.
Eu uso telnet! Tenho preguiça de instalar um SSH e prefiro usar ele, que é leve e prático! Sem o telnet eu não conseguiria conectar em bancos de dados mysql de sites que faço para criar stored procedures, que só podem ser feitas através do prompt do servidor!
A grande sacada pra deixar o Firefox rápido é usar ele bastante. O Windows tem um recurso de prefetch, ou seja, quanto mais você usa um programa, mais as rotinas do mesmo se tornam rápidas, ele cacheia os processos binários. Atualmente, meu FF é mais rápido que o IE.
Uma outra dica é deixá-lo sempre aberto, o que mais demora no FF é abrir a primeira janela. Depois basta usar as abinhas dele, abrem bem rápido e agilizam a navegação, principalmente quando você tem que abrir várias janelas e ver todas, como ao explorar artigos da Wikipedia, abrindo vários wikilinks pra conferir informação adicional.
Eu consegui ótimos resultados com um Firefox 1.5 rodando em um Pentium 233 MMX com 64MB de memória, bem mais rápido do que o IE6, embora os melhores resultados tenham sido com o IE5.5. O sistema operacional foi um Windows 95.