Autor Tópico: Historiador pede 'revolução da mentalidade' no Brasil  (Lida 937 vezes)

Marcelo

• Visitante
Historiador pede 'revolução da mentalidade' no Brasil
« Online: 06 de Outubro de 2006, 02:04:09 »
O brasilianista Thomas Skidmore afirma que o Brasil precisa de "uma revolução na mentalidade geral" para reverter o déficit de desenvolvimento humano que existe hoje no país.
Para que isso aconteça, o historiador americano diz que é preciso que o Brasil faça investimentos em um programa de desenvolvimento nacional e deixe de negligenciar áreas como saúde, educação e tecnologia.

Skidmore falou à BBC Brasil como parte da série Brasil 2010, em que personalidades de diversas áreas elegem um aspecto que gostariam de ver diferente no país que será entregue pelo presidente que vencer as próximas eleições.

Leia a seguir alguns trechos da entrevista:

BBC Brasil - O que o senhor gostaria de ver diferente no Brasil em 2010?

Thomas Skidmore- Gostaria de ver uma valorização do ser humano. Mas para isso é necessário um programa nacional de desenvolvimento. O Brasil continua negligenciando educação, saúde, ciência e tecnologia. Enfatizar estas áreas é essencial. Existe um déficit muito elevado de desenvolvimento humano. O Brasil ainda não acordou para o que está acontecendo no mundo e o tempo está se esgotando. É preciso uma revolução na mentalidade geral.

BBC Brasil - Mas como se pode chegar a essa revolução?

Skidmore - É muito difícil. Mas é preciso que o país enfatize educação. Foi o que fez a Coréia do Sul. Eles investiram em educação com muita rapidez. E depois colheram os resultados.

BBC Brasil - Ainda dá para acreditar que o Brasil é o país do futuro?

Skidmore - (rindo) Esse é um fardo muito pesado para carregar. Mas não é só criando um monte de universidades que você vai tirar o Nordeste da situação em que a região se encontra hoje em dia. O Brasil precisa de um programa ofensivo. Precisa ir para o ataque. Mas no Brasil parece que as pessoas só gostam de ir para o ataque no futebol. Sou cético. Não creio que conseguirei ver meu sonho realizado. Estou desiludido. Os brasileiros gostam de pensar que são idealistas. Mas acho que estão perdendo seus ideais.

www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/10/060927_brasil2010skidmorebg.shtml

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Historiador pede 'revolução da mentalidade' no Brasil
« Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2006, 02:14:25 »
Sinto a presença de cristovanistas no tópico...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2006, 03:24:51 »
Skidmore - (rindo) Esse é um fardo muito pesado para carregar. Mas não é só criando um monte de universidades que você vai tirar o Nordeste da situação em que a região se encontra hoje em dia. O Brasil precisa de um programa ofensivo. Precisa ir para o ataque. Mas no Brasil parece que as pessoas só gostam de ir para o ataque no futebol. Sou cético. Não creio que conseguirei ver meu sonho realizado. Estou desiludido. Os brasileiros gostam de pensar que são idealistas. Mas acho que estão perdendo seus ideais.
Me identifiquei. :)

Marcelo

• Visitante
« Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2006, 19:24:08 »
Sinto a presença de cristovanistas no tópico...
Presente!  :)

Marcelo

• Visitante
« Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2006, 19:26:12 »
Me identifiquei. :)
Se indentificou com as idéias do historiador americano ou como um brasileiro q está perdendo os ideais em relação ao seu país?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 06 de Outubro de 2006, 23:41:37 »
Com ambos!

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #6 Online: 07 de Outubro de 2006, 04:14:40 »
Com ambos!

Casa com uma japa e vem pra cá.......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #7 Online: 07 de Outubro de 2006, 06:26:11 »
Com ambos!

Quem queria fazer isso era eu!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Marcelo

• Visitante
« Resposta #8 Online: 07 de Outubro de 2006, 12:36:51 »
Com ambos!

Quem queria fazer isso era eu!
Eu também... nem tanto para ir pro Japão, mas pq sou facinado por uma japinha... tem umas lindinhas d+

Marcelo

• Visitante

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #10 Online: 07 de Outubro de 2006, 13:00:03 »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!