Autor Tópico: Gravidade artificial em astronaves  (Lida 6386 vezes)

Marcelo

• Visitante
Gravidade artificial em astronaves
« Online: 08 de Outubro de 2006, 14:07:23 »
Sempre vejo em filmes futuristas de viagens espaciais a existência de gravidade artificial em naves, mas nunca vi nenhuma reportagem ou artigo científico que abordasse a possibilidade real da existência de tal tecnologia. Vcs sabem alguma coisa sobre o assunto? Gravidade artifical em astronaves seria algo possível e viável?
Alguém q conseguisse desenvolver uma tecnologia assim, descobriria a América em termos astronáuticos, já q imagino q a grande maioria dos problemas em longas viagens espaciais tripuladas se devem à falta de gravidade.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Gravidade artificial em astronaves
« Resposta #1 Online: 08 de Outubro de 2006, 14:12:02 »
Marcelo, dê uma olhada em:

../forum/topic=8023.0.html

Mas como seu interesse parace ser naves espaciais, que tal isso aqui:

Idéias de Von Braun e do Arthur C. Clack, nas décadas de 50/60.
Uma idéia atual é colocar a nave na ponta de um longo cabo e outro módulo (de mantimentos, por exemplo) na outra ponta e fazer o conjunto girar.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2006, 14:18:14 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #2 Online: 08 de Outubro de 2006, 16:22:05 »
Uma outra possibilidade, embora inviável com a tecnologia de hoje, seria usar aceleração constante durante a viagem. Por exemplo, numa viagem da Terra a Marte, a nave manteria uma aceleração constante, de forma que o "chão" estaria na direção da Terra. Isso até a metade do caminho, quando os motores seriam desligados, a nave giraria 180 graus ao redor de um eixo perpedicular à trajetória e então ligaria novamente os motores para frear durante o resto da viagem, e o "chão" ficaria na direção de Marte.

Uma gravidade artificial nos moldes do que é mostrado em Star Trek é impossível de acordo com a física que conhecemos.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Outubro de 2006, 17:31:42 »
Do site Adoro Física:
http://www.adorofisica.com.br/trabalhos/fis/equipes/cinema/irreal.htm

Gravidade artificial
A estação espacial em forma de roda de 2001, uma Odisséia no Espaço (1968), é mostrada como tendo um ambiente com gravidade semelhante à da Terra.
Isso é possível.
Um objeto grande, girando em torno do seu próprio eixo a uma velocidade adequada pode reproduzir no seu interior um efeito próximo ao da gravidade terrestre.
"Por quê?"

Chaves

Marcelo

• Visitante
« Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2006, 16:40:38 »
Esta idéia do filme 2001 seria relativo à força centrífuga?

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Outubro de 2006, 20:40:07 »
Do site Adoro Física:
http://www.adorofisica.com.br/trabalhos/fis/equipes/cinema/irreal.htm

Gravidade artificial
A estação espacial em forma de roda de 2001, uma Odisséia no Espaço (1968), é mostrada como tendo um ambiente com gravidade semelhante à da Terra.
Isso é possível.
Um objeto grande, girando em torno do seu próprio eixo a uma velocidade adequada pode reproduzir no seu interior um efeito próximo ao da gravidade terrestre.

Esses artigos sobre filmes foram retirados da SUPERINTERESSANTE de setembro de 1995.Os autores do site não citaram a fonte.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Outubro de 2006, 20:55:49 »
Esse aqui é bem confiável.
Feira de Ciências:
http://www.feiradeciencias.com.br/sala18/18_01.asp
O site é muito legal, e é mantido pelo Físico Luiz Ferraz Netto, Mestre em Ciências – USP.

Para criar uma gravidade artificial (...) tem-se proposto construir naves ou estações espaciais com o formato de uma rosca, que giraria com velocidade angular constante com relação a um eixo de simetria circular. Dessa forma, a força necessária para manter a aceleração centrípeta de cada objeto numa aeronave giratória, serviria como uma pseudogravidade.

No link há os cálculos e maiores detalhes.
"Por quê?"

Chaves

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #7 Online: 11 de Outubro de 2006, 07:00:09 »
No caso de "gravidade artificial" gerada por rotação, existe uma desvantagem que não é muito óbvia.
Experiências demonstraram que, a não ser que o raio da espaçonave seja bastante grande, uma pessoa que esteja numa centrífuga dessas vai sofrer de náusea. Isso é uma consequência da "força de Coriolis". Isto é: suponha que alguem esteja girando numa centrífuga (como os bonequinhos da ilustração). Se a pessoa se mover, por exemplo, se ela estiver com o corpo voltado para a direção de rotação, e gira o corpo para ficar na direção contrária à rotação, os canais semicirculares no ouvido interno da pessoa vão perceber acelerações diferentes (isso porque um lado do corpo vai se mover temporariamente mais rápido que o outro, em relação a um referencial inercial). Essa diferença de aceleração causa tontura. Daí a náusea. Esse efeito pode ser minimizado diminuido-se a velocidade de rotação ou aumentando o raio da nave.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #8 Online: 11 de Outubro de 2006, 07:02:22 »
Um problema com esse modelo de gravidade artificial é que a menos que o raio da estação espacial seja muito grande a diferença de velocidade linear entre a cabeça e os pés do astronauta pode causar severo desconforto e outros problemas. Especialmente numa viagem longa.

EDIT: ou o que meu colega acaba de explicar de maneira mais completa :hihi:

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 17 de Outubro de 2006, 19:41:18 »
  Arthur Clarke, no livro "O Homem e o Espaço" da biblioteca cientifica Life cita a estação espacial de Wernher Von Braun.Ela teria 75 metros de diâmetro e custaria 4 milhões de dólares nos anos 50.Claro que nos dias de hoje seria beeeem mais cara.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Marcelo

• Visitante
« Resposta #10 Online: 17 de Outubro de 2006, 19:55:30 »
Será q existe projeto de alguma agência espacial com o objetivo de construir algo do tipo um dia? Imagino q os custos ainda desencorajam muito.
Talvez nem seja viável.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!