No mês de novembro teremos um evento astronômico interessante, Mercúrio irá cruzar o disco solar e o evento poderá ser visto de todo Brasil.
Se o tempo ajudar no dia 08/11/2006 o trânsito ( como é chamado este tipo de evento ) iniciará por volta das 16h12m e será visto no Brasil até por volta das 17h50m quando o Sol já estará muito baixo no horizonte para se acompanhar o resto do evento.
Fiz um pequeno vídeo do trânsito que cobre o período das 16h 20m ( quando Mercúrio já está realmente visivel sobre o disco solar ) até as 17h 50m. O Sol no vídeo aparece mais ou menos como visto através de um binóculo convencional 7x50 o que mostra que o trâsnito serpá facilmente observado emsmo com pequenos instrumentos ou ainda ( talvez, para quem tem bom olho ) diretamente, sem nenhum instrumento:
-
Obviamente que a observação do Sol requer cuidados especiais para não se lesionar a retina.
Métodos seguros de observação do Sol podem ser lidos neste site:
http://www.geocities.com/naelton/eclipse.htmO método mais seguro para quem pretende acompanhar o evento com alguma instrumentação sem dúvida é o de projeção - projeta-se a imagem do sol em uma cartolina branca ou algum outro anteparo branco:

Abaixo uma sequência de imagens do trânsito de Mercúrio em 2003:

Historicamente Ptolomeu e Copérnico haviam considerado que Mercúrio e Vênus poderiam cruzar o disco solar em algum momento.
Mas foi o genial Kepler quem pela primera vez realisou uma previsão mais acurada e predisse que Mercúrio iria cruzar o disco solar no dia 07 de Novembro de 1631.
Kepler morreu antes de observar sua predição se concretizar mas o matemático e astronômo
Pierre Gassendi, na data prevista e utilizando um pequeno telescópio, projetou a imagem do Sol em um anteparo e então observou um pequeno ponto sobre o disco solar, no ínioi teve dúvidas se aquilo era Mercúrio mas com o passar do tempo e o movimento de Mercúrio sobre o disco solar sua dúvidas acabaram. O erro de Kepler foi o horário já que o trânsito ocorreu 5 hs antes do predito.
Gassendi escreveu sobre o evento:
"Mercúrio astuciosamente tentou passar sem ser visto entrando ( sobre o Sol ) um pouco mais cedo do que o esperado, mas eu o descobri e o ví onde ninguém mais o tinha visto antes." Outras 3 pessoas observaram o evento, um pessoa na Alsácia, um padre na região do Tirol e um jesuita na Bavaria.
Mais sobre a história dos trânsitos aqui:
http://www.imcce.fr/vt2004/en/fiches/fiche_n20a_eng.htmlnota: Kepler em 1607, utilizando uma câmara escura para projeção da imagem do Sol, observou um pequeno ponto preto sobre o disco solar, cogitou que seria o planeta Mercúrio mas na verdade estava vendo uma mancha solar ( apesar de ser comum a idéia de que Galileu foi quem descobriu as manchas com seu telescópio na verdade ele foi apenas o primeiro a observar (1612) e propor que as manchas solares estavam sobre a superfície do Sol mesmo antes de Kepler já em 28 aC
já existem descrições de manchas solares pelos
chineses, vistas a olho nú, possivelmente em dias nublados quando a luz do Sol é parcialmente atenuada e realmente é possível se observar as manchas grandes a olho nú ).
[ ]´s