Autor Tópico: E se os Dinos não tivessem sido extintos, teriam se tornado inteligentes?  (Lida 1776 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Olá amigos,

Posto uma pergunta interessante: será que se os dinossauros não tivessem sido extintos, hoje seriam inteligêntes? Eu particularmente acho que sim, provavelmente a vida evolua sempre para formas mais complexas e assim sendo talvez tivessemos o "Homo Reptilis" como espécie dominante, não acham? Dizem que o velocireptor era um reptil muito agil e inteligente, talves um descentente seu poderia gerar uma raça humanoide inteligente! E o que os amigos foristas acham? Será que isso tudo teria acontecido ou os dinos não passam mesmo de um monte de seres incapazes de desenvolver formas mais sofisticadas de pensamento e raciocinio?

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
Re: E se os Dinos não tivessem sido extintos, teriam se tornado inteligentes?
« Resposta #1 Online: 09 de Outubro de 2006, 19:22:03 »
Olá amigos,

Posto uma pergunta interessante: será que se os dinossauros não tivessem sido extintos, hoje seriam inteligêntes? Eu particularmente acho que sim, provavelmente a vida evolua sempre para formas mais complexas e assim sendo talvez tivessemos o "Homo Reptilis" como espécie dominante, não acham? Dizem que o velocireptor era um reptil muito agil e inteligente, talves um descentente seu poderia gerar uma raça humanoide inteligente! E o que os amigos foristas acham? Será que isso tudo teria acontecido ou os dinos não passam mesmo de um monte de seres incapazes de desenvolver formas mais sofisticadas de pensamento e raciocinio?

Impossível saber, se não houvessem evidências eu nunca acreditaria que os pássaros descenderam deles! Sabemos que a inteligência é um passo importante para sobrevivência, principalmente quando relacionada à aspectos sociais, mas é impossível determinar se aconteceriam mutações nos dinos que levariam eles para esse caminho.... ou levar os moluscos, ou os felinos... =)

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2006, 21:22:46 »
O que é ser inteligente?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 09 de Outubro de 2006, 21:42:57 »
será que se os dinossauros não tivessem sido extintos, hoje seriam inteligêntes?

Quem sabe?  Depende de muita coisa, inclusive o quão vantajoso fosse para eles desenvolver cérebros maiores. 

Eu particularmente acho que sim, provavelmente a vida evolua sempre para formas mais complexas e assim sendo talvez tivessemos o "Homo Reptilis" como espécie dominante, não acham?

Isso ainda pode vir a acontecer.  Mas um réptil inteligente não será necessariamente semelhante a um dinossauro.

Aliás, inteligência não implica necessariamente em forma humanóide.

Dizem que o velocireptor era um reptil muito agil e inteligente, talves um descentente seu poderia gerar uma raça humanoide inteligente!

Ou mais provavelmente, um réptil inteligente.

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Outubro de 2006, 00:13:14 »
Bem, os dinossauros, segundo o mainstream científico, não estão completamente extintos, justamente as linhagens mais inteligentes sobreviveram, sendo as aves dinossauros, que ficaram ainda mais inteligentes que os dinossauros não-aves mais inteligentes, a julgar pelo tamanho do cérebro (Velociraptors certamente não eram tão inteligentes como retratados na série "jurassic park"). Corvos e outras aves são bastante inteligentes.

Eles não evoluiram em formas com inteligência equiparável a humana ou mesmo à de primatas (acho), mas teoriacamente, sem fazer uma análise hiper detalhada de todas as restrições possíveis para inteligência das aves, poderia ser que sim.

Não dá para saber, não há pré-determinação na evolução, e tanto outro grupo de seres em vez dos primatas poderia ser o mais inteligente, quanto poderia ser que não houvesse nem nunca viesse a existir algum grupo consideravelmente inteligente.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #5 Online: 10 de Outubro de 2006, 00:18:07 »
Se sim nós iríamos estar correndo do rex nesse momento.

Acho que não, eles iriam ser igual as galinhas.
Não deseje.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Outubro de 2006, 12:22:53 »
E se eu tivesse entrado neste tópico um segundo atrasado?

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #7 Online: 10 de Outubro de 2006, 12:32:12 »
E se eu tivesse entrado neste tópico um segundo atrasado?

Os dinos não teriam se tornado inteligentes mesmo assim =)

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #8 Online: 10 de Outubro de 2006, 12:38:19 »
O quindim vende mais porque é fresco ou é fresco porque vende mais ?
Não deseje.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #9 Online: 12 de Outubro de 2006, 00:22:27 »
Olá amigos,

Você não entende nada de evolução. A vida não evolui necessáriamente para formas mais complexas. A evolução tende para formas mais áptas à sobrevivência. Tanto que em algumas linhagens, houve perda de complexidade durante a evolução:

1) bactérias que evoluíram para micoplasmas, que são praticamente vírus
2) eucariontes que evoluíram para microsporidia
3) procariontes aeróbicos que evoluíram para mitocôndrias
4) vermes nematóides marinhos que evoluíram para parasitas intestinais

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!