Eu sei que já foi, mas é importante saber, já que outros virão.
Nos comerciais na TV, aparecem artistas falando que no dia do McDia Feliz (26/08/2006 – próximo sábado), as vendas dos Big Mac (descontando os impostos) serão repassadas a alguma instituição que cuida de crianças com câncer. Na verdade não é bem assim...
Usarei, como exemplo, a minha cidade (São José do Rio Preto). Aqui, a instituição AMICC (Associação dos Amigos da Criança com Câncer), receberá a grana das vendas dos Big Mac (descontando os impostos) mais uma quantia que pode alcançar R$ 500.000,00. Essa quantia que pode alcançar R$ 500.000,00 será paga caso eles cumpram a meta de vender todos os tickets de Big Mac. Foram dados 4.500 tickets para serem vendidos. Somente a grana dos tickets é que serão repassadas. Muita gente vai ao McDonald’s e compra de tudo, até Big Mac, mas se não comprar utilizando o ticket, nada vai pra instituição.
É claro que o Mc Donalds tem prejuízo por causa dos tickets, mas, acredito, que por muita gente indo lá sem saber que somente os tickets é que valem (doação), o McDonald’s acaba faturando e compensando o prejuízo.
Não que eu não goste do Mc Donalds, não é isso (pra mim não fede nem cheira, mas o parabenizo pela filantropia; tanto é que eu trabalharei nesse dia em prol da AMICC); mas é importante saber como é a forma “real” de ajudar, é comprando o ticket e não direto no caixa. E se comprar e não retirar, tanto faz; o que interessa é a grana da venda dos tickets.
RESUMINDO: SÓ A GRANA DOS TICKETS É QUE VALEM. OS BIG MAC QUE FOREM COMPRADOS NO BALCÃO, NÃO IRÃO PRA DOAÇÃO. ALÉM DO BIG MAC OUTRAS COISAS COMO CAMISAS, CANETAS, ETC. TAMBÉM SERÃO DOADAS À INSTITUIÇÃO.
PS: Só depois eu descobri que parte da grana dos Big Mac vendidos no Balcão é que vão pra instituição.