Autor Tópico: Seleção natural agindo no mundo.  (Lida 696 vezes)

Tarcísio

• Visitante
Seleção natural agindo no mundo.
« Online: 10 de Outubro de 2006, 23:09:10 »
Quem se dá melhor no mundo? O honesto ou o corrupto?
O ladrão ou o pai de família?

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
Re: Seleção natural agindo no mundo.
« Resposta #1 Online: 10 de Outubro de 2006, 23:41:34 »
Isso varia.No Brasil , o corrupto e o desonesto.Guardas que recebem propinas se dão bem, funcionários públicos ociosos e ineficientes se dão bem, políticos que cometem crimes eleitorais se dão bem, sonegadores de impostos de pequenas empresas se dão bem,etc.Já nos países sérios, as coisas não funcionam bem assim.   
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #2 Online: 10 de Outubro de 2006, 23:47:35 »
Acho que não devemos, em um fórum com presença de tantos criacionistas, começar a misturar conceitos! É perigooooso!

Seleção Natural é uma coisa, sucesso na sociedade humana é outra.

"Se dar melhor" é um conceito vazio. Não sabemos como vivem os corruptos, seriam eles felizes? Será que não ficam com a consciência pesada? (talvez isso explique porque alguns se confessam).

Acredito que o conceito de sucesso vai muito além dessas pequenas polaridades corrupto/honesto, ladrão/trabalhador.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #3 Online: 11 de Outubro de 2006, 00:39:11 »
A idéia é mostrar que por uma seleção natural de idéias o ruim tende a se perpetuar enquanto o nobre desaparece, se já não desapareceu.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #4 Online: 11 de Outubro de 2006, 00:48:39 »
A idéia é mostrar que por uma seleção natural de idéias o ruim tende a se perpetuar enquanto o nobre desaparece, se já não desapareceu.

A diferença é que a seleção natural não é maniqueísta! A luta entre bem e mal sempre existirá, um não "sugará" o outro por completo.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #5 Online: 11 de Outubro de 2006, 01:29:39 »
Não consigo compreender a sua crítica.

A seleção natural das idéias, seleciona o mais apto, que no caso é o corrupto/ladrão. Não que ele seja o mal.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #6 Online: 11 de Outubro de 2006, 07:07:08 »
Ocorre que isso não necessariamente verdade. Cooperação também pode ser uma excelente ferramenta evolutiva.

rizk

• Visitante
« Resposta #7 Online: 11 de Outubro de 2006, 08:06:11 »
Sabe o que é Tarcisio, "seleção natural" vai bem além de "os menos adequados prerecem", e não se aplica bem aos costumes dos homens.

"Seleção das idéias" é uma idéia boba, também. É claro que o que rende mais tem mais adeptos, SE não fosse pelo julgamento moral das pessoas (que é justamente o que complica a situação e nos faz diferentes das máquinas, hm.) Se tem gente se dando bem através de coisas que você julga moralmente erradas, não estou vendo onde tem "seleção". A única idéia em questão é o julgamento de certo/errado. E se eu te digo que os amigos do pobre honesto não passam a perna nele, e daí acho que ele se "dá bem" mais que o ladrão, entramos eu e você em confronto de juízos. E daí não leva a nada.
Mesmo porque os corruptos/ladrões que se "dão bem" são os que ficam ricos, e os ricos têm MENOS filhos que os pobres. Aí fodeu pro seu lado. 

Quer falar de teoria dos jogos ou sei lá, fique à vontade. Isso SIM existe entre nós e acontece o tempo todo...

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
« Resposta #8 Online: 11 de Outubro de 2006, 19:55:49 »
Não entendi. Você tá querendo dizer que essas qualidades não existem numa mesma pessoa?
"Ser original é tudo na vida. Citar os outros é falta de opinião própria" C. D. Thomas

Você já entrou no chat hoje?

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #9 Online: 11 de Outubro de 2006, 22:28:04 »
(que é justamente o que complica a situação e nos faz diferentes das máquinas, hm.)

Julgamento de moral! Ótimo! Chegamos num ponto crucial.

O que são julgamentos morais além do que análises feitas apartir de informações adaptadas?

Ps.: Acho que quantidade de filho não tem a ver com a reprodução de uma idéia.
Não entendi. Você tá querendo dizer que essas qualidades não existem numa mesma pessoa?

Não, estou dizendo que certas "idéias" estão se adaptando muito melhor em dado contexto do que se adaptavam antes.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2006, 22:35:28 por Tarcísio »

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #10 Online: 16 de Outubro de 2006, 11:58:10 »
E se os programas de TV ao invés de seguir policiais seguissem ou traficantes, executando seus serviços pelo morro?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!