Autor Tópico: Uma idéia para melhorar o Serviço Público!  (Lida 1940 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Uma idéia para melhorar o Serviço Público!
« Online: 11 de Outubro de 2006, 21:16:08 »
Olá amigos,

Estive notando que a maioria dos serviços públicos sofre de excessiva burocratização e normas tortuosas, resultando num nível de atendimento, na maioria das vezes, ruim. Então pensei: E se fosse implantado um programa de Certificação do tipo ISO 9000 no serviço público, para padronizar as normas e uniformizar procedimentos? Será que seria uma boa? Caso fosse implantado poderia em seguida implantar um programa de qualidade total! E aí amigos? O que acharam? Seria interessante? Ou estou delirando?

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re: Uma idéia para melhorar o Serviço Público!
« Resposta #1 Online: 12 de Outubro de 2006, 06:07:37 »
Com funcionários públicos trabalhando nele ?  :histeria:
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Skorpios

• Visitante
« Resposta #2 Online: 12 de Outubro de 2006, 06:17:54 »

Não vamos generalizar , mas você levantou um bom ponto .... :D

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #3 Online: 12 de Outubro de 2006, 06:26:39 »
Não foi minha intenção ridicularizar a classe, eu sei que há exceções - mas são uma pequena minoria...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 12 de Outubro de 2006, 07:49:24 »
Não foi minha intenção ridicularizar a classe, eu sei que há exceções - mas são uma pequena minoria...

O Estágio Probatório de 36 meses e a Avaliação de Desempenho a partir daí, que passaram a vigorar no nível Federal já são um bom começo.
Assiduidade e produtividade, entre outros três critérios que agora não me lembro, são fatores de avaliação.
Três períodos seguidos, ou cinco interpolados, são suficientes para a exoneração.

Infelizmente, os que já eram efetivos ficaram de fora de vários métodos de avaliação. Assim, muitos dos que já eram efetivos se acham no direito de serem ineficientes contando com a impunidade.

Até que parte expressiva do quadro federal esteja substituída, ainda veremos muito repartições vazias, por exemplo amanhã, pós-feriado.

E a idéia de trazer para o setor métodos já consagrados na iniciativa privada, como o levantado pelo Arquimedes, é realmente interessante.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5 Online: 12 de Outubro de 2006, 07:49:33 »
Não sei... Aqui em Minas o objetivo de alguns órgãos estaduais (PMMG, Sefaz, Sec. da Educação e de Def. Civil pelo menos) é estarem aptas a se submeter às consultorias da ISO em 2 anos...

Não acho que seja impossível... mas teria que ter uma iniciativa junto com uma vontade política muuuuuuuito grande...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6 Online: 12 de Outubro de 2006, 07:51:04 »
O Estágio Probatório de 36 meses e a Avaliação de Desempenho a partir daí, que passaram a vigorar no nível Federal já são um bom começo.
Assiduidade e produtividade, entre outros três critérios que agora não me lembro, são fatores de avaliação.
Três períodos seguidos, ou cinco interpolados, são suficientes para a exoneração.

Infelizmente, os que já eram efetivos ficaram de fora de vários métodos de avaliação. Assim, muitos dos que já eram efetivos se acham no direito de serem ineficientes contando com a impunidade.

Até que parte expressiva do quadro federal esteja substituída, ainda veremos muito repartições vazias, por exemplo amanhã, pós-feriado.

E a idéia de trazer para o setor métodos já consagrados na iniciativa privada, como o levantado pelo Arquimedes, é realmente interessante.

A PM por exemplo acabou com os quinqüênios... agora pra ganhar aumento a cada 5 anos é feita uma avaliação de desempenho onde você não pode ter um certo número de pontos negativos, senão é desligado da corporação...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Outubro de 2006, 09:24:28 »
Pra mim só tem um jeito: privatização. De tudo que puder! Quebra de monopólios!

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 12 de Outubro de 2006, 09:43:34 »
Pra mim só tem um jeito: privatização. De tudo que puder! Quebra de monopólios!

:ok:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 12 de Outubro de 2006, 10:02:15 »
Privatização não é panacéia.

Há setores que não provêem retorno ao capital investido, nas taxas e prazos que atendam ao interesses do capital privado.
"Por quê?"

Chaves

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #10 Online: 12 de Outubro de 2006, 14:07:40 »

Há setores que não provêem retorno ao capital investido, nas taxas e prazos que atendam ao interesses do capital privado.
Privatização já ajuda bastante, mas para evitar que a empresa se torne morosa, precisa ser implementado também a concorrência. Privatização e concorrência são quase uma panacéia.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 12 de Outubro de 2006, 14:21:33 »

Privatização já ajuda bastante, mas para evitar que a empresa se torne morosa, precisa ser implementado também a concorrência. Privatização e concorrência são quase uma panacéia.

Esse ponto da concorrência é uma boa lembrança.
Parece (não tenho certeza) que já há, por exemplo, alternativas, na iniciativa privada, no setor judiciário, na área de conciliações.

Alguém sabe mais sobre isso, ou já teve alguma experiência?
« Última modificação: 12 de Outubro de 2006, 14:29:58 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12 Online: 12 de Outubro de 2006, 18:02:33 »

Esse ponto da concorrência é uma boa lembrança.
Parece (não tenho certeza) que já há, por exemplo, alternativas, na iniciativa privada, no setor judiciário, na área de conciliações.

Alguém sabe mais sobre isso, ou já teve alguma experiência?

Sim... o escritório em que trabalhava tinha uma política muito grande nesse sentido...

www.juvenilalves.com.br

Chama-se TARCOM -  Tribunais de Arbitragem, Conciliação e Mediação. Os processos se resolvem num tempo bem menor e os custos são absurdamente menores...
« Última modificação: 12 de Outubro de 2006, 23:51:27 por DiegoJaf »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 12 de Outubro de 2006, 18:20:14 »
Diego, o link não abriu.

Mas é isso mesmo!

TARCOM: http://www.tarcom.com.br/
"Por quê?"

Chaves

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 12 de Outubro de 2006, 19:23:41 »
Nossa, como funciona isso de terceirizar judiciário?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 12 de Outubro de 2006, 19:32:16 »
São tribunais de arbitragem que podem atuar nas áreas abaixo. As decisões/acordos são acatados pelo Judiciário. São chamadas extrajudiciais.
Dizem que é super rápido, e com custo baixo.
Se levarmos em conta o ganho de tempo, no final deve ficar é mais barato.

Comercial
Estabelecer a reaproximação de inadimplentes e credores, contratante e contratado, comerciante e consumidor, a fim de equacionar conflitos de forma a recuperar a capacidade de crédito e as relações comerciais.

Institucional
Prevenir e mediar qualquer situação que possa gerar paralisias de ações no contexto da instituição, seja ela sindical, governamental, não governamental e outras.

Organizacional
Trabalhar na prevenção de conflitos no interior das organizações ou empresas e entre grandes corporações.

Público
Propiciar condições de resolução de conflitos entre o poder público e as empresas e cidadãos.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2006, 19:36:13 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #16 Online: 12 de Outubro de 2006, 23:50:48 »
Ganhavamos muito bem caso conseguissemos fazer um acordo pelo Tarcom... é muito mais rápido e barato para o cliente. O acordo é feito na hora com a presença das duas partes, esclarece-se muito e é um ambiente mais informal...

Entretanto, era um trabalho árduo conseguir fazer um credor ou devedor a ir pro Tarcom... eles acham que é tudo montado (sei lá porque) e que serão prejudicados...

Acredito que com informação isso muda... o tempo médio de um processo no Tarcom é de 6 meses... nem se compara com a justiça comum...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #17 Online: 12 de Outubro de 2006, 23:51:46 »
Diego, o link não abriu.

Mas é isso mesmo!

TARCOM: http://www.tarcom.com.br/

Consertei o endereço... :P

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 25 de Outubro de 2006, 17:47:34 »

Eu sou funcionário público.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Eriol

• Visitante
« Resposta #19 Online: 25 de Outubro de 2006, 18:05:21 »
Estado ineficiente:

França, Suécia, Espanha, Noruega, Reino Unido.

É. Quase não existem serviços públicos nestes países.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #20 Online: 27 de Outubro de 2006, 21:08:15 »
Com funcionários públicos trabalhando nele ? :histeria:

Também... e sou bem eficiente...

Fabi

• Visitante
« Resposta #21 Online: 28 de Dezembro de 2006, 03:39:03 »
ihh arquimedes, vc devia escrever um livro "Utopias de Arquimedes para melhorar o mundo".... :histeria: :smartass:

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #22 Online: 28 de Dezembro de 2006, 04:21:23 »
Também… e sou bem eficiente…
Eu já fui um funcionário público.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Fabi

• Visitante
« Resposta #23 Online: 28 de Dezembro de 2006, 17:44:49 »
Eu já fui estagiária de repartição pública e minha mãe é funcionária pública.

rizk

• Visitante
« Resposta #24 Online: 28 de Dezembro de 2006, 19:21:01 »
Eu também. Ainda não sou a mais eficiente do mundo, mas também estou lá há menos de uma semana.
A minha vara está na competição de "a vara menos atolada do ano"... dizem que era a pior de todas as criminais DE SÃO PAULO, no ano passado, mas esperamos ficar up-to-date até julho. Ueba.

Ainda no tópico, estava conversando com o amigo ontem, e ele me disse que existe uma tendência a considerar ruim aquela plaquinha que se vê em tantas repartições por aí, de não insultar o funcionário público.
Dizem que tem umas pessoas que ficam encostadas nos balcões lixando a unha, e é alguém reclamar que eles apontam pra plaquinha. Dizem que as plaquinhas menos protegem o funcionário e mais afastam a pessoa de procurar o serviço - o que é totalmente sem sentido, né?
Até conferi pra ver se tinha no meu, e fiquei contente de não encontrá-la.

Acho legal ser funcionário público. Dá a sensação de ser um membro útil da comunidade.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!