Autor Tópico: A responsabilidade sobre o PCC: apenas de SP?  (Lida 2414 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
A responsabilidade sobre o PCC: apenas de SP?
« Online: 12 de Outubro de 2006, 14:12:15 »
Vocês acham que apenas o governo estadual pode ser responsabilizado quanto a essa situação? Que aconteceu "de repente"?

E quanto as legislações relativas à separação de presos por periculosidade, e aplicação mais abrangente de penas alternativas? Isso tinha sido proposto pelo ministro da justiça por volta de 2003, talvez antes ou pouco depois da eleição de Lula. Eu não acho que é possível "prever" que isso teria impedido os ataques PCC, atrasado, ou adiantado. Mas certamente é relevante, não acham?

Bem como a aprovação de leis restringindo o regime disciplinar diferenciado, facilitando a atividade criminosa. Isso andou rápido.

Tudo isso é culpa do estado de SP, ou é insignificante, ou o que?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: A responsabilidade sobre o PCC: apenas de SP?
« Resposta #1 Online: 12 de Outubro de 2006, 14:24:52 »
Da Folha, de hoje: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u85119.shtml

Questão sobre o PCC fez Alckmin parar entrevista a TV australiana
Vídeo disponível na internet mostra que o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, ficou irritado e interrompeu uma entrevista para o programa "Dateline", do canal australiano SBS, ao ser questionado sobre a reação de "grupos de extermínio" aos ataques do PCC, em maio.

Irritado com a pergunta, Alckmin disse: "Esse é um problema do governo estadual. Você deveria ir falar com eles". Levantando-se da mesa, continuou: "Se eu soubesse que era sobre isso, não tinha entrevista. Não faz o menor sentido".

A reportagem, que pode ser vista no site , foi produzida pouco depois dos primeiros ataques do PCC, em maio, quando Alckmin já havia sido escolhido pelo PSDB como pré-candidato à Presidência.

(...)
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Outubro de 2006, 15:56:50 »
fundamentalismo alckminsta... :/

bem, na mesma linha de argumentação poderia-se mencinoar que o Lula ofereceu ajuda do exército... :roll: isso já "refutaria" a responsablidade unicamente estadual em nível imediato, inclusive, sem falar nas medidas que eu mencionei, que, diga-se de passagem, o Mercadante dizia que aplicaria como governador... assim se o fundamentalismo alckminsta provaria que ele foi irresponsável, o lulista faria o mesmo com Lula.

...

bem, eu particularmente acho bastante importante a separação dos presos, aplicação de penas alternativas, e acho negativas as restrições do regime disciplinar diferenciado. Acharia muito mais importante que tivesse acontecido essa primeira série de medidas, enquanto acho que a segunda nem devesse ter sido implementada. Não consigo enxergar como essas coisas poderiam ser irrelevantes para a segurança em nível estadual.

...

Assumindo que seja do goernador então toda a responsabilidade total pelos ataques do PCC, o como o governo deveria er agido para impedir ou prevenir? Era algo previsto/previsível? Alguém já apontou especificamente qual foi o erro, em vez de simplesmente dizer que erraram?

ukrainian

• Visitante
« Resposta #3 Online: 12 de Outubro de 2006, 21:12:44 »
Da Folha, de hoje: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u85119.shtml

Questão sobre o PCC fez Alckmin parar entrevista a TV australiana
Vídeo disponível na internet mostra que o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, ficou irritado e interrompeu uma entrevista para o programa "Dateline", do canal australiano SBS, ao ser questionado sobre a reação de "grupos de extermínio" aos ataques do PCC, em maio.

Irritado com a pergunta, Alckmin disse: "Esse é um problema do governo estadual. Você deveria ir falar com eles". Levantando-se da mesa, continuou: "Se eu soubesse que era sobre isso, não tinha entrevista. Não faz o menor sentido".

A reportagem, que pode ser vista no site , foi produzida pouco depois dos primeiros ataques do PCC, em maio, quando Alckmin já havia sido escolhido pelo PSDB como pré-candidato à Presidência.

(...)

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #4 Online: 13 de Outubro de 2006, 15:25:10 »
O PCC é o braço armado do PT
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #5 Online: 13 de Outubro de 2006, 15:38:49 »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 13 de Outubro de 2006, 18:04:02 »
O PCC é o braço armado do PT

:histeria: :histeria: :histeria:

Agora conta outra....

"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Outubro de 2006, 18:48:31 »
realmente, a única coisa que se pode afirmar é que o PCC é PTista, não que seja formal ou informalmente vinculado, acho.

Com base em que "se pode afirmar" isso?  :?: :?: :?:
Gostaria muito de ver as evidências de tal afirmativa.
"Por quê?"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 13 de Outubro de 2006, 21:14:19 »
 http://www.defesanet.com.br/mout/sp_pcc_23jul06.htm

"Ministo da justiça Márcio Thomaz Bastos: São Paulo errou
ao não aceitar que os tanques do Exército saíssem às ruas'
Ministro defende ações do governo Lula e diz que
presença ostensiva de militares acalmaria população

Luiz Rila
Vannildo Mendes

Moderado nas palavras, mas duro na análise, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, avalia que o governo paulista errou ao não aceitar a ajuda Federal para enfrentar a onda de violência lançada pelo Primeiro Comando da Capital. Para ele, o que atrapalhou foi mesmo a disputa eleitoral entre petistas, de um lado, e tucanos e seus aliados, de outro. "Podemos discutir os pontos errados, mas não fazer disso guerra eleitoral. Na minha opinião, isso está sendo feito, e de uma maneira indevida", avalia. "Não presta para nenhum lado." Na entrevista, o ministro afirma que o governo Lula fez mais do que outros na área de segurança e que não se combate o crime com mais cadeia nem com penas mais duras.

O governo Lula fez tudo o que deveria na área de segurança?
Em matéria de segurança, o que o governo Federal deve e pode fazer, de acordo com a Constituição? Primeiro, ajudar os Estados. Segundo, articular seus próprios instrumentos de luta contra o crime organizado. Colocamos o foco na implementação do Susp, Sistema Único de Segurança Pública. É um esforço pela integração de todas as forças, principalmente as de inteligência, de Estados, municípios e da União. Em 2003, assinamos convênios com todos os Estados. É um processo que não se fecha da noite para o dia, mas está no caminho. Há Estados em que está funcionando bem: Paraná, Mato Grosso do Sul, Ceará e Pará.

E onde há dificuldades?
Em São Paulo, está muito atrasado. O governador Cláudio Lembo nos pediu que montássemos uma força-tarefa integrando todos os organismos. Eu disse a ele que já existia esse instrumento. Ele aderiu à idéia, gostou e ficou de convocar logo uma reunião.

Mas o esforço do governo Federal se resumiu a tentar desenvolver esse sistema único?
Outro eixo foi a Polícia Federal. Sem querer me valer do paradigma do marco zero, pelo qual tudo começou no governo Lula, o salto qualitativo que a PF deu está aí para todos verem. Pelo número de operações, pela eficiência, pela luta contra o crime organizado. Nos governos anteriores, a PF tinha uma atuação um pouco mais que burocrática. Hoje tem uma atuação baseada em planejamento estratégico e uso intenso de inteligência. A PF hoje consegue fazer operações sucessivas de maneira nunca vista.

Por que há então na sociedade a percepção de que o governo Federal tem responsabilidade na crise de segurança?
Porque o governo Federal tem mesmo responsabilidade. A responsabilidade primária é dos governos estaduais, mas existem espaços que têm de ser preenchidos pelo governo Federal. O que procuramos fazer foi otimizar essa presença com os instrumentos de que o governo dispõe, como o Sistema Penitenciário Federal. Ele foi designado pela Lei de Execução Penal, de 1984. Desde então, foram seis governos e 20 ministros de Justiça. Nunca ninguém tinha tirado do papel, porque é difícil. Os Estados resistiam. Não havia planejamento nem essa cultura. Não havia agentes penitenciários federais. Tudo isso precisou ser construído.

O repasse de verbas federais para esses projetos foi penoso, não?
Há outros valores em jogo. No projeto de estabilidade macroeconômica, é necessário criar superávit primário. Governo é assim: um cobertor um pouco curto para tudo.

Como acabar com o caos do sistema carcerário brasileiro?
Há muitos nós. Claramente, faltam presídios. Por outro lado, precisamos implementar a filosofia das penas alternativas. O problema não é pôr mais gente na cadeia, é tirar da cadeia quem não precisa estar lá. É o sujeito que comete um pequeno delito e que, jogado na cadeia, acaba engrossando esse exército de soldados das organizações criminosas.

A discussão na sociedade e no Congresso vai no sentido oposto, do endurecimento de penas.
Vai. E é um erro. Admito que se deva endurecer algumas leis, como aquela que estabeleceu o Regime Disciplinar Diferenciado, mais rígido, para os chefes do crime. Mas é preciso viabilizar as soluções alternativas. Quem não oferece periculosidade não precisa ir para a cadeia. O enfoque tem de ser na prestação de serviços à comunidade.

A Polícia de São Paulo é ruim?
São Paulo tem serviços bons de inteligência na Secretaria de Segurança Pública. Eles estão muito integrados com as forças federais.

Por que então não conseguem conter a violência do PCC?
O que faltou em São Paulo foi investimento em inteligência no sistema penitenciário. E faltou integração do sistema penitenciário com a Polícia. Dos R$ 100 milhões que o governo Federal ofereceu a São Paulo, R$ 50 milhões vão para equipamentos de inteligência.

O senhor trabalha em Brasília, mas mora em São Paulo. Já foi assaltado?
Fui assaltado muitas vezes. Curiosamente, há muitos anos. Hoje ando com escolta, porque sou autoridade e sou obrigado a andar assim em todo lugar.

Quando anda pelas ruas de São Paulo, o senhor tem medo?
Tenho, tenho, tenho. Como no Rio. Agora, isso não se resolve mudando lei, elevando penas, aumentando o elenco de crimes hediondos. Resolve-se construindo instituições que funcionem e integrando essas instituições.

Os brasileiros são lenientes com a corrupção e criaram um ambiente que favorece o crime?
Não acredito. O trabalho eficiente de repressão pode ter dado essa impressão. Apareceu sujeito com dólar na cueca, mala de dinheiro, caixa dois. A publicidade dessas coisas deixa a gente desalentada, mas não acredito que tenha aumentado a corrupção. O que aumentou foi a investigação.

Como é sua relação com o governador Lembo?
Sempre fomos amigos, colegas de turma na faculdade. Convivemos até como advogados. Agora surgiu essa crise e estabelecemos uma linha comum, respeitadas as diferenças, e estamos cooperando.

O governo Federal tem um plano para entrar em ação em São Paulo com o Exército?
Oferecemos ajuda e mantemos a oferta. O governador não quer e apresenta seus motivos. Temos que respeitar, não vamos fazer uma intervenção no Estado.

Mas o fato de o governo Federal oferecer ajuda não embute a avaliação de que é necessário fazer uma intervenção?
No auge de uma crise, a presença ostensiva do Exército e da Força Nacional, com helicópteros e tanques, tem efeito dissuasório muito forte. Inclusive, no caso de São Paulo, no meio daquelas pessoas que operam o terrorismo. O sujeito fica com medo quando vê que o Exército está na rua.

Mas o governo de São Paulo não concorda.
Não concorda.

Erradamente?
Erradamente. Se não achássemos isso, não teríamos oferecido ajuda. Meu primeiro cuidado foi não politizar essa crise de São Paulo. Podemos discutir os pontos errados, mas não fazer disso guerra eleitoral. Na minha opinião, isso está sendo feito e de uma maneira indevida. Não presta para nenhum lado.

Os movimentos de guerra eleitoral vieram dos dois lados, não?
Do meu, não.

Quando Marcola irá para o presídio Federal de Catanduvas?
São Paulo pediu cerca de 40 vagas no presídio. Na hora em que o governo paulista achar que deve enviar os presos, mandaremos buscar. A oferta está feita.

TAREFAS: "A responsabilidade primária é dos Estados, mas há espaços que têm de ser cobertos pela União"

Offline Kao

• Nível 12
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Outubro de 2006, 21:56:42 »
O governo federal tem a responsabilidade primária em uma área muito importante e que se funcionasse iria ajudar muito os Estados, é função da União ser a polícia marítima, áerea e de fronteiras, além das rodovias e ferrovias federais.

Então se drogas e armas entram no território brasileiro é porque a União falhou.   Está na Constituição.

Mas como o povo associa segurança apenas com polícia cobra apenas dos governadores e o governo federal pode continuar não cumprindo as suas obrigações numa boa.

Outra coisa é que a violência não está aumentando apenas nesse ou naquele Estado, está aumentando no Brasil inteiro independentemente do partido do governador.

Então caberia ao governo federal sim tomar partido e mobilizar o país para atacar esse problema.

Para ser justo não é apenas o Lula que é omisso, todos os presidentes foram omissos na área de segurança.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 13 de Outubro de 2006, 22:22:52 »
...as gravações telefônicas...

Tais brincando. :nojo:
Conversa de bandido... :histeria: :histeria: :histeria:
"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 14 de Outubro de 2006, 07:56:22 »
teria sido uma gravação forjada numa conspiração do PSDB para associar o PT ao PCC?

Bukaroo, sinto muito não poder ajudá-lo.

Além de não achar adequado fazer especulações infundadas,

também não sou policial para colaborar nas investigações. :hihi:
"Por quê?"

Chaves

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #15 Online: 14 de Outubro de 2006, 11:54:40 »
Buckaroo, pode estar certo, toda essa especulação tem fundamento... É a consequência lógica do Foro de São Paulo!

A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 14 de Outubro de 2006, 14:21:45 »
pode até ser, mas acho que é olavo-de-carvalhiano demais colocar isso como verdade... é uma possibilidade apenas... o que se tem são as gravações, onde aparentemente integrantes do PCC dizem que o PT deve ser poupado (são duas conversas distintas, não?) e aquilo do Marcola ser leitor assíduo de Marx, Engels e etc.

Sobre o foro de São Paulo não sei de nada... ouvia dizer que representantes das FARC estariam lá; mas não lembro de nada sobre o PCC... e por outro lado, parece que tinha até algo a ver com o PSDB, mas me lembro muito vagamente. Pelo pouco que já ouvi falar, esse foro foi algo meio como um "fórum social mundial" só que da América Latina, e que acabou aceitando a presença de representantes das FARC... e o Olavo de Carvalho (acho que ele) vê esse foro como uma reunião esquerdista mundial para domínio ateu-comunista do mundo, enquanto outros acho que simplesmente o vêem como uma versão inicial do que alguns chamam de "fórum inútil mundial"...

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #17 Online: 14 de Outubro de 2006, 14:25:04 »
Há discursos do Lula no Foro disponíveis na Net. São maçantes, mas elucidativos.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2006, 14:53:32 por quereu »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 14 de Outubro de 2006, 16:01:49 »
e aquilo do Marcola ser leitor assíduo de Marx, Engels e etc.

Você só pode estar brincando.  :o
"Por quê?"

Chaves

Temma

• Visitante
« Resposta #19 Online: 14 de Outubro de 2006, 17:17:59 »

Hoax de Marcola

A peça de “comunicação viral” que mais circula na internet paulista nesses dias é uma suposta entrevista de Marcola ao jornal O Globo. Nele, o presidiário fala como um autêntico intelectual da USP, combinando teses sociológicas sobre a desigualdade social no Brasil com citações de autores ilustres. Mas a coisa é falsa. Um hoax, uma mensagem alarmante, um “vírus social, que utiliza a boa fé das pessoas para se reproduzir”, como define a Wikipedia.

Atualização: conforme esclareceu o Armindo Furlin em comentário abaixo, o texto  é uma crônica de Arnaldo Jabor publicada no mês de maio, logo após os primeiros ataques da bandidagem.

o texto pode ser encontrado aqui

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 14 de Outubro de 2006, 17:35:23 »

Hoax de Marcola

A peça de “comunicação viral” que mais circula na internet paulista nesses dias é uma suposta entrevista de Marcola ao jornal O Globo. Nele, o presidiário fala como um autêntico intelectual da USP, combinando teses sociológicas sobre a desigualdade social no Brasil com citações de autores ilustres. Mas a coisa é falsa. Um hoax, uma mensagem alarmante, um “vírus social, que utiliza a boa fé das pessoas para se reproduzir”, como define a Wikipedia.

Atualização: conforme esclareceu o Armindo Furlin em comentário abaixo, o texto  é uma crônica de Arnaldo Jabor publicada no mês de maio, logo após os primeiros ataques da bandidagem.

o texto pode ser encontrado aqui

"Por quê?"

Chaves

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 14 de Outubro de 2006, 18:56:46 »
eu me confundi, parece que não tem nada de MArx e Engels... :vergonha:

e isso aqui, faz parte do hoax?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 14 de Outubro de 2006, 19:42:00 »
eu me confundi, parece que não tem nada de MArx e Engels... :vergonha:

e isso aqui, faz parte do hoax?

Esquenta não, Buckaroo.
Eu também já caí em várias.

E atire a primeira pedra quem nunca caiu.
"Por quê?"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 22 de Novembro de 2006, 17:27:32 »
mas que o irmão do marcola é deputado boliviano pelo MAS, partido de evo morales, parece ser fato.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!