Autor Tópico: Sistemática humana  (Lida 1836 vezes)

Flytronix

• Visitante
Sistemática humana
« Online: 30 de Abril de 2005, 16:25:38 »
Olá pessoal, tô com uma dúvida sobre classificação biológica humana a respeito de "raças".
Participei de alguns debates sobre essa questão na Internet, porém nunca se chega a uma conclusão satisfatória. Meus conhecimentos em Biologia são fracos, então tenho dificuldade para entender se realmente existe essa classificação de "raças", sub-espécies,  dentro do gênero humano e, se caso positivo, quais os critérios utilizados para a classificação? Genes? Características morfológicas?

Será que há realmente variação suficiente para classificarmos, por exemplo, brancos como uma "raça" distinta, biologicamente falando? Negros como outra? Pelo que tenho visto, há um certo consenso entre as pessoas que sim, e isso de um certo modo me incomoda. Há respaldo científico para isso?

Eu tenho em mente que não há diferenciação biológica suficiente dentro do gênero homo sapiens, para que se ocorra qualquer divisão entre essas supostas "raças". O que há é diferenciação cultural, o que chamamos de etnias, que é uma questão social, não biológica.

É claro que posso estar enganado, por isso criei o tópico. :tarado:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: Sistemática humana
« Resposta #1 Online: 30 de Abril de 2005, 16:47:49 »
Raça = Espécie

É isso que acho.

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
  • Eu tenho um Pássaro de Argila!
    • http://www.fotolog.net/joao_ms
« Resposta #2 Online: 30 de Abril de 2005, 17:42:28 »
Não, raça não é a mesma coisa que espécie...

Definição de Espécie: Seres semelhantes, capazes de cruzar em condições naturais e deixar descendentes férteis.
Blog do Pássaro de Argila!

(\__/)
(O.o )
(> < ) This is Bunny. Copy Bunny into your signature to help him on his way to world domination!

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2005, 17:59:08 »
Raça = subespécie?
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Sistemática humana
« Resposta #4 Online: 30 de Abril de 2005, 18:26:03 »
Citação de: Jasig Aurumalfa
Não, raça não é a mesma coisa que espécie...

Definição de Espécie: Seres semelhantes, capazes de cruzar em condições naturais e deixar descendentes férteis.

E a definição de raça?

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
  • Eu tenho um Pássaro de Argila!
    • http://www.fotolog.net/joao_ms
« Resposta #5 Online: 30 de Abril de 2005, 19:04:09 »
Essa não tá no meu livro, mas eu pesquisei e achei isso:

Definição de Raça: Conjunto de indivíduos cujos caracteres somáticos, tais como a cor da pele, a conformação do crânio e do rosto, o tipo de cabelo, etc., são semelhantes e se transmitem por hereditariedade, embora variem de indivíduo para indivíduo.
Blog do Pássaro de Argila!

(\__/)
(O.o )
(> < ) This is Bunny. Copy Bunny into your signature to help him on his way to world domination!

rizk

• Visitante
« Resposta #6 Online: 01 de Maio de 2005, 00:16:32 »
É uma dúvida que também tenho. Ainda mais se pensar nos cachorros.  :?:

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 01 de Maio de 2005, 00:26:05 »

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: Sistemática humana
« Resposta #8 Online: 05 de Maio de 2005, 18:48:28 »
Citação de: Flytronix
Olá pessoal, tô com uma dúvida sobre classificação biológica humana a respeito de "raças".
Participei de alguns debates sobre essa questão na Internet, porém nunca se chega a uma conclusão satisfatória. Meus conhecimentos em Biologia são fracos, então tenho dificuldade para entender se realmente existe essa classificação de "raças", sub-espécies,  dentro do gênero humano e, se caso positivo, quais os critérios utilizados para a classificação? Genes? Características morfológicas?

Será que há realmente variação suficiente para classificarmos, por exemplo, brancos como uma "raça" distinta, biologicamente falando? Negros como outra? Pelo que tenho visto, há um certo consenso entre as pessoas que sim, e isso de um certo modo me incomoda. Há respaldo científico para isso?

Eu tenho em mente que não há diferenciação biológica suficiente dentro do gênero homo sapiens, para que se ocorra qualquer divisão entre essas supostas "raças". O que há é diferenciação cultural, o que chamamos de etnias, que é uma questão social, não biológica.

É claro que posso estar enganado, por isso criei o tópico. :tarado:

Várias vezes tentaram classificar os seres humanos em raças, mas para o grupo não é mais aceito qualquer tipo de separatismo. Não é só por ser politicamente correto. Os dados de sequência de DNA mostram que não há "pool de genes" compartilhados exclusivamente entre grupos étnicos, muito menos grupos "morfológicos". Assim, um africano do Sudão pode ter um genoma mais próximo de um mongol do que um africano da Naníbia. Isso vale para todas as etnias. Há linhagens européias que mantiveram muito dos genes africanos, e portanto, são mais próximas destes que as ameríndias, por exemplo. Saiu um artigo na Nature, em 2003, se não engano, trazendo os dados estatísticos das análises genéticas.

Raças tem caido em desuso no meio de uma forma geral, uma vez que até mesmo os conceitos de espécie tem sido alvo de discussão.

:wink:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

rizk

• Visitante
« Resposta #9 Online: 06 de Maio de 2005, 01:05:34 »
Nina, que maravilha! Eu achava, bem lá no fundo do coração, que era por convenção mesmo. Não tem pool, então?

Como assim, os conceitos de espécie?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #10 Online: 09 de Maio de 2005, 19:26:29 »
Citação de: rizk
Nina, que maravilha! Eu achava, bem lá no fundo do coração, que era por convenção mesmo. Não tem pool, então?

Então, um africano pode ter o mesmo pool de genes de um ameríndio... claro que existem genes que são mais antigos que outros, e algumas mutações são separadas por área geográfica... tipo, formas que só são encontradas em determinada tribo ou nos esquimós... mas com tamanha miscigenação, todos temos muita mistura, que torna inviável qualquer classificação de raça para humanos.

Como assim, os conceitos de espécie?

A atribuição "espécie" é artificial. O conceito que é mais difundido é o Mayriano (reprodutivo), em que espécie é um grupo de indivíduos que se intercruza e gera descedentes férteis. Isso funciona muito bem pra maioria das "espécies", mas não pra todas. Há cerca de meia dúzia de conceitos, baseados em aspectos morfológicos (fenético, cladístico) ou ecológicos (coesão, comportamental, etc) para explicar as relações entre indivíduos quando o conceito reprodutivo não tem alcance...

Isso não passa de uma classificação arbitrária, que busca separar os organismos por suas semelhanças, baseada em parâmetros pré-definidos. Nem na graduação costumamos vasculhar muito isso... geralmente ficamos com o conceito reprodutivo mesmo..  :wink:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Sistemática humana
« Resposta #11 Online: 11 de Maio de 2005, 10:21:42 »
Pra quem quiser aprofundar-se no assunto, saiu uma Nature Genetics sobre a classificação de raças para humanos:

http://www.nature.com/ng/journal/v36/n11s/index.html

:wink:

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #12 Online: 11 de Maio de 2005, 12:13:15 »
Isso me lembra de um colega(que depois desse fatídico episódio foi taxado de nazista) que por pura inveja do trabalho e esforço dos outros, tentava justificar suas falhas em matérias de Exatas afirmando que os brancos eram criativos, não mecânicos; enquanto que os mais esforçados eram mecânicos e pouco criativos, por serem morenos.
Eu sempre achei isso balela, pois já tinha lido uma entrevista do Sérgio Villa(Nina, você sabe o nome?É um geneticista da UFRGS) em que ele afirmava que não havia correspondência raça-genes e que brancos poderiam ser mais parecidos geneticamente com negros do que outros brancos.
Eu só tenho uma dúvida, os fenótipos são comuns entre as diversas etnias negras, eles então não deveriam ter genes responsáveis pelo fenótipo, iguais?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #13 Online: 11 de Maio de 2005, 19:21:55 »
Citação de: Unbedeutend Organisch
Isso me lembra de um colega(que depois desse fatídico episódio foi taxado de nazista) que por pura inveja do trabalho e esforço dos outros, tentava justificar suas falhas em matérias de Exatas afirmando que os brancos eram criativos, não mecânicos; enquanto que os mais esforçados eram mecânicos e pouco criativos, por serem morenos.
Eu sempre achei isso balela, pois já tinha lido uma entrevista do Sérgio Villa(Nina, você sabe o nome?É um geneticista da UFRGS) em que ele afirmava que não havia correspondência raça-genes e que brancos poderiam ser mais parecidos geneticamente com negros do que outros brancos.
Eu só tenho uma dúvida, os fenótipos são comuns entre as diversas etnias negras, eles então não deveriam ter genes responsáveis pelo fenótipo, iguais?

As etnias negras são bastante diferentes entre si, Marco. Sempre que penso nisso vem na cabeça aqueles livros de história sobre as etnias que foram trazidas para o Brasil, e como as fotos eram diferentes...

Mas com certeza há alelos iguais... por exemplo, os genes da cor da pele.... a cor da pele é de uma herança complexa. São vários alelos que cuja herança é aditiva, para poder gerar a gama de variação que há (clina). Entre os negros, com certeza há mais alelos pra tez escura, entre nórdicos, mais alelos para cor clara, entre os pardos, há um equilíbrio... e assim vai.

Agora, entre as etnias pode variar, por exemplo, alelos para resposta imune... E grupos com cor de pele diferente podem ter o mesmo tipo de sistema imune... Isso é gerado porque os cromossomos segregam sepraradamente na meiose, o que significa que com a excessão de genes ligados no mesmo cromossomo (e que não sofreram troca de material com outro cromossomo não-homólogo), seus genes podem fazer combinações infinitas. Em uma ou outra população, podem manter-se formas gênicas diferentes, todas vindas da população ancestral. Então, as populações ou etnias podem variar entre si independente do conjunto expresso, mas também geograficamente, o que não impede que duas etnias brancas sejam mais diversas que uma branca e outra negra. O processo é aleatório...

Não esquecer: tudo o que é expresso é fenótipo - ou seja, uma proteína já é um fenótipo.
Alelo: formas possíveis de um mesmo gene, que podem gerar um fenótipo diferente, mas análogo (ex: cor dos olhos - verde, castanha).

Atheist

• Visitante
« Resposta #14 Online: 13 de Maio de 2005, 15:30:42 »
Citação de: Nina
Citação de: Unbedeutend Organisch

As etnias negras são bastante diferentes entre si, Marco. Sempre que penso nisso vem na cabeça aqueles livros de história sobre as etnias que foram trazidas para o Brasil, e como as fotos eram diferentes...

Mas com certeza há alelos iguais... por exemplo, os genes da cor da pele.... a cor da pele é de uma herança complexa. São vários alelos que cuja herança é aditiva, para poder gerar a gama de variação que há (clina). Entre os negros, com certeza há mais alelos pra tez escura, entre nórdicos, mais alelos para cor clara, entre os pardos, há um equilíbrio... e assim vai.

Agora, entre as etnias pode variar, por exemplo, alelos para resposta imune... E grupos com cor de pele diferente podem ter o mesmo tipo de sistema imune... Isso é gerado porque os cromossomos segregam sepraradamente na meiose, o que significa que com a excessão de genes ligados no mesmo cromossomo (e que não sofreram troca de material com outro cromossomo não-homólogo), seus genes podem fazer combinações infinitas. Em uma ou outra população, podem manter-se formas gênicas diferentes, todas vindas da população ancestral. Então, as populações ou etnias podem variar entre si independente do conjunto expresso, mas também geograficamente, o que não impede que duas etnias brancas sejam mais diversas que uma branca e outra negra. O processo é aleatório...

Não esquecer: tudo o que é expresso é fenótipo - ou seja, uma proteína já é um fenótipo.
Alelo: formas possíveis de um mesmo gene, que podem gerar um fenótipo diferente, mas análogo (ex: cor dos olhos - verde, castanha).

Para ter uma idéia de como as etnias africanas são diferentes, basta comparar os afrodecendentes brasileiros, nanicos perto dos afrodecendentes dos Estados Unidos... Sem falar nos pigmeus...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!