Isso me lembra de um colega(que depois desse fatídico episódio foi taxado de nazista) que por pura inveja do trabalho e esforço dos outros, tentava justificar suas falhas em matérias de Exatas afirmando que os brancos eram criativos, não mecânicos; enquanto que os mais esforçados eram mecânicos e pouco criativos, por serem morenos.
Eu sempre achei isso balela, pois já tinha lido uma entrevista do Sérgio Villa(Nina, você sabe o nome?É um geneticista da UFRGS) em que ele afirmava que não havia correspondência raça-genes e que brancos poderiam ser mais parecidos geneticamente com negros do que outros brancos.
Eu só tenho uma dúvida, os fenótipos são comuns entre as diversas etnias negras, eles então não deveriam ter genes responsáveis pelo fenótipo, iguais?
As etnias negras são bastante diferentes entre si, Marco. Sempre que penso nisso vem na cabeça aqueles livros de história sobre as etnias que foram trazidas para o Brasil, e como as fotos eram diferentes...
Mas com certeza há alelos iguais... por exemplo, os genes da cor da pele.... a cor da pele é de uma herança complexa. São vários alelos que cuja herança é aditiva, para poder gerar a gama de variação que há (clina). Entre os negros, com certeza há mais alelos pra tez escura, entre nórdicos, mais alelos para cor clara, entre os pardos, há um equilíbrio... e assim vai.
Agora, entre as etnias pode variar, por exemplo, alelos para resposta imune... E grupos com cor de pele diferente podem ter o mesmo tipo de sistema imune... Isso é gerado porque os cromossomos segregam sepraradamente na meiose, o que significa que com a excessão de genes ligados no mesmo cromossomo (e que não sofreram troca de material com outro cromossomo não-homólogo), seus genes podem fazer combinações infinitas. Em uma ou outra população, podem manter-se formas gênicas diferentes, todas vindas da população ancestral. Então, as populações ou etnias podem variar entre si independente do conjunto expresso, mas também geograficamente, o que não impede que duas etnias brancas sejam mais diversas que uma branca e outra negra. O processo é aleatório...
Não esquecer: tudo o que é expresso é fenótipo - ou seja, uma proteína já é um fenótipo.
Alelo: formas possíveis de um mesmo gene, que podem gerar um fenótipo diferente, mas análogo (ex: cor dos olhos - verde, castanha).