Autor Tópico: Mãe solteira cria polêmica com blog na China  (Lida 1632 vezes)

CuritibaCetica

• Visitante
Mãe solteira cria polêmica com blog na China
« Online: 15 de Outubro de 2006, 06:16:15 »
Terra Tecnologia
Domingo, 15 de outubro de 2006

O blog de uma jornalista chinesa que decidiu seguir adiante com sua gravidez apesar do fim de seu relacionamento abriu o debate entre os internautas da China, um país muito tradicional e que rejeita as mães solteiras. Considerada por alguns uma prostituta e por outros uma santa, o blog registrou desde agosto mais de 600 mil visitas em seu guestbook, intitulado Palavras para o meu bebê, onde recebeu tanto mensagens duras como conselhos de outras mães solteiras chinesas que admiram sua coragem, segundo publica hoje o jornal China Daily. (...)

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1191430-EI4802,00.html

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
Re: Mãe solteira cria polêmica com blog na China
« Resposta #1 Online: 15 de Outubro de 2006, 20:08:48 »
Polêmica de que?Só poderia ser polêmica num país com uma população de mentalidade tão atrasada.Que esta mãe seja o início de mudança na cabeça desse povo, que deve achar um santo todo e qualquer pai de uma mãe solteira.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2006, 01:09:24 »
O que, exatamente, leva a China a ter esse asco por mães solteiras? Apenas o conservadorismo ou algo mais? Eles têm pouquíssima influência de cristianismo ou islamismo, que são crenças que levam aquele estigma de que a mulher deve ser cuidada/escravizada/liderada pelo marido.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2006, 01:10:59 por Eremita »
Latebra optima insania est.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #3 Online: 04 de Novembro de 2006, 08:04:56 »

Não só o cristianismo/islamismo tem esse tom.

Na verdade, as sociedades orientais são muito mais machistas do que as ocidentais. E isso não se deve a nenhuma religião e sim aos costumes dos povos.

Os homens, até o século XIX, desempenhavam TODOS os papéis (inclusive no teatro faziam os papéis femininos, aliás lhe recomendo o excelente "Adeus minha concubina").

Alguns dissem que a Revolução Cultural, outros dizem que o próprio papel do comunismo, mas em todo caso a partir da China comunista é que a mulher se reintegrou à sociedade e hoje trabalha lado a lado e tem lugares importantes 'no partido' e na representação política e social.

Porém há papéis da família que, pelo visto, ainda não mudam :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 04 de Novembro de 2006, 08:40:46 »
Com todas as restrições que há na China a casais casados com dois ou mais filhos, não é de se estranhar que mães solteiras passem por dificuldades.  Não estou dizendo que é justo, mas não é surpreendente tampouco.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Pug2

• Visitante
« Resposta #5 Online: 04 de Novembro de 2006, 10:33:52 »
cristianismo e islão são religiões orientais!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 04 de Novembro de 2006, 10:45:24 »
Deixa de ser chato, Pug! :)

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #7 Online: 04 de Novembro de 2006, 10:49:35 »
cristianismo e islão são religiões orientais!

Islam é do Oriente Médio. Cristianismo é ocidental. Obviamente tem raízes em crenças pagãs, que por sua vez provém do oriente, é por isso que são chamados 'indoeuropeus'.

Mas não vem ao caso.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #8 Online: 04 de Novembro de 2006, 21:07:38 »
Nem tanto, os chamdos Indo-europeus são mais uma distinção linguística ao invés de cultural, denotando às vezes uma origem comum para povos englobados sob esse termo, como Latinos, Germânicos, Eslavos, Persas e Hindi. Mas não inclui povos bem estabelecidos na região, como Bascos, Finlandeses, Húngaros, Turcos, Semitas (Árabes, Judeus e afins), etc...

http://en.wikipedia.org/wiki/Indo-European_languages
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #9 Online: 06 de Novembro de 2006, 11:32:36 »
Eu já textos de Confúcio e eles parecem bem machistas. É algo cultural. No Japão também há muito machismo, não sei se o Xintoismo tem algo com isso. Mas é visto que a imperatriz é totalmente subordinada ao imperador. No budismo também, na raiz desta religião não existem monjas que eu saiba. Mas acredito ser algo mais cultural que religioso.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #10 Online: 06 de Novembro de 2006, 11:52:31 »
No budismo também, na raiz desta religião não existem monjas que eu saiba. Mas acredito ser algo mais cultural que religioso.

Acredito que isso seja mais relacionado à questão cultural da região berço do budismo do que no budismo em si. Até hoje isso está muito relacionado com a cultura do país. Em alguns países as monjas são mais comuns, em outros não. Em alguns elas tem maior reconhecimento, em outros não.

Até hoje o que li sobre o budismo não diferencia sexos, pelo contrário, sempre leio que qualquer um pode atingir a iluminação.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 06 de Novembro de 2006, 12:01:06 »
No budismo também, na raiz desta religião não existem monjas que eu saiba. Mas acredito ser algo mais cultural que religioso.

É uma das coisas mais curiosas do Tripitaka: há um trecho em que os discípulos do Buddha tentam e conseguem convencê-lo a mudar de idéia a respeito da aceitação de discípulas mulheres.  Mas como separar o cultural do religioso, ainda mais na Índia de 2600 anos atrás?

rizk

• Visitante
« Resposta #12 Online: 06 de Novembro de 2006, 12:18:58 »
Terra Tecnologia
Domingo, 15 de outubro de 2006

O blog de uma jornalista chinesa que decidiu seguir adiante com sua gravidez apesar do fim de seu relacionamento abriu o debate entre os internautas da China, um país muito tradicional e que rejeita as mães solteiras. Considerada por alguns uma prostituta e por outros uma santa, o blog registrou desde agosto mais de 600 mil visitas em seu guestbook, intitulado Palavras para o meu bebê, onde recebeu tanto mensagens duras como conselhos de outras mães solteiras chinesas que admiram sua coragem, segundo publica hoje o jornal China Daily. (...)

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1191430-EI4802,00.html
Mãe solteira, mesmo por essas bandas, cria polêmica.

Não sei se vocês estão acompanhando as últimas notícias, mas aparentemente os filhos das fêmeas promíscuas são os mais fortes. Fizeram testes com bichinhos e tal.

Todo mundo em pânico.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 06 de Novembro de 2006, 13:05:13 »
Epa... e agora?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 07 de Novembro de 2006, 22:18:35 »
E agora que todo aquele que for meio "reforçadinho" vai virar motivo da pegação de pé.  :vergonha:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!