Nãocomprovado, não comprovavel ou a comprovar, o fato é que a midia na china é só mais um mecanismo de propaganda do governo e por isso mesmo não confiável. A china se baseia muito em ervas medicinais e terapias "alternativas", pois acredito que o governo não teria condições de bancar um sistema de saude publico convencional para toda a população. É de interesse deles reforçar esse tipo de "tratamento" para não sobrecarregar o sistema de saude publico.
Se acupuntura funciona, é comprovável sim; basta espetar os pontos "certos" em alguns pacientes do problema X, os "errados" em outros pacientes, e ver se a condição clínica de ambos melhora. Se melhorarem de uma forma estatisticamente igual, acupuntura é só placebo; se apresentarem alteração significativa, pode-se estudar a razão disso.
O que não é comprovável é o tal do Qi, que significa "quanta idiotice".
Putz... tinha esquecido deste tópico.
Pois é, eu fui levar umas agulhadas...... de certa forma até que a experiência foi interessante......
Durante a consulta com o médico acumpulturista, lembrei imediatamente de um trecho que eu havia lido em “Deus um delírio” de Richard Dawkins.
O trecho é esse:
Parte do que um médico pode dar ao paciente é consolo e conforto. Isso não deve ser considerado uma aberração. Meu médico não pratica a cura pela fé postando as mãos sobre mim. Mas muitas vezes me vi instantaneamente “curado” de algum mal menor por uma voz reconfortante, vinda de um rosto inteligente em cima de um estetoscópio. O efeito placebo está bem documentado e nem é tão misterioso assim. Pílulas sem efeito, sem nenhuma ação farmacológica, comprovadamente beneficiam a saúde. É por isso que os ensaios clínicos duplo-cegos de remédios precisam usar placebos como controle. É por isso que os remédios homeopáticos parecem funcionar, mesmo que sejam tão diluídos a ponto de ter a mesma quantidade de ingrediente ativo que o placebo controle – zero molécula. Aliás, um subproduto infeliz da invasão do território dos médicos por advogados é que os médicos hoje têm medo de prescrever placebos na prática normal. Ou a burocracia pode obrigá-los a identificar o placebo em anotações por escrito às quais o paciente tem acesso, o que evidentemente frustra o objetivo. Os homeopatas podem estar conseguindo um sucesso relativo porque, ao contrário dos médicos ortodoxos, ainda têm permissão para administrar placebos – sob outro nome. Eles também têm mais tempo para se dedicar a conversar e simplesmente ser carinhosos com o paciente. No início de sua longa história, além disso, a reputação da homeopatia foi reforçada inadvertidamente pelo fato de que seus remédios não faziam nada – ao contrário das práticas médicas ortodoxas, como as sangrias, que faziam era mal.
Em um primeiro momento/sessão tive exatamente a mesma sensação de estar “curado” descrita por Dawkins, pois o acumpulturista em questão é uma pessoa super atenciosa, conversa bastante e demonstra ser entendido, mas não passou desse primeiro momento/sessão..... fiz algumas sessões, mas sem uma real melhora.... isso para não falar que todo aquele papo de energia estava me enchendo o saco.... Durante a consulta rolou algo pra lá de estranho.... o acumpulturista me explicou como a acupuntura iria funcionar e de repente me pediu para ver os meus pulsos.... o cara segurou os meus pulsos ficou em silêncio durante alguns momentos; aquele silêncio me deixou preocupado, quase falei para ele: “sou hetero cara!!!!”

Então ele quebrou o silêncio: “é...... realmente você está com um desequilíbrio energético, seu yin está desequilibrado em relação a yang” (ou o contrário, sei lá)

..... Depois ele me deu mais algumas explicações “científicas” sobre o assunto....
Concluindo, estatisticamente sou mais um caso contra a eficácia da acupuntura...