Parece meio boba a pergunta, mas isso me intrigou bastante esses dias. Qual o motivo para que o coração bata? É algo que acontece involuntariamente, mas o que mantém o coração batendo constantemente? 
Não vou explicar todos os detalhes do batimento cardíaco, apenas o mecanismo responsável por mantê-lo nesse ritmo automático.
O coração possui, além das células contráteis (miócitos ou células musculares) e células não-contráteis especializadas em transmitir impulsos elétricos (da mesma forma que os neurônios).
Existe no átrio direito do coração uma área formada apenas por células desse tipo, chamada
nodo sinusal. As células desse nodo são mais permeáveis ao sódio do que as demais células cardíacas. Essa permeabilidade maior faz com que o sódio de fora da célula entre pouco a pouco nela. Como os íons sódio têm carga positiva, essa entrada vai pouco a pouco tornando o interior da célula menos negativo (no repouso, o interior é negativo). Quando a carga no interior das células atinge um certo limiar, os canais de sódio e depois os de cálcio são abertos, fazendo com que o sódio e o cálcio de fora da célula entre rápido na célula e a despolarize (torna seu interior positivo).
Quando a positividade no interior da célula atinge um outro limiar (eu não lembro os valores em mV agora), os canais de potássio são abertos e o potássio do interior da célula sai para o exterior. Como o íons potássio são positivos, sua saída da célula tira a positividade do interior da mesma, fazendo-o voltar a ser negativo novamente. A entrada lenta de sódio devido à permeabilidade dessas células reinicia o ciclo.
Como as células do nodo sinusal são mais permeáveis ao sódio do que as demais, ela "cicla" com maior frequência, gerando impulsos que são propagados rapidamente para todas as células do coração (a ciclagem do nodo sinusal "ofusca" a ciclagem das demais células cardíacas). Por isso o nodo sinusal é o
marcapasso do coração. Quando ele para por algum motivo, outro ponto do coração passa a ser o marcapasso (apesar de ser em frequência perigosamente menor).