Parece-me que o salmo mostra uma clara dicotomia, seja nas comparações antinómicas entre justos e ímpios, usando até certos termos para o efeito. No último versículo saliento a expressão "ao passo": "Porque o Senhor vela pelo caminho dos justos,
ao passo que o dos ímpios leva à perdição". Aqui é feita uma distinção entre justos e ímpios, particularmente sobre os seus destinos.
Os primeiros três versículos expressam as qualidades dos justos, como duradoiros enquanto seguem Deus. No quarto versículo é dito que os ímpios são o oposto: "
Os ímpios não são assim! Mas são como a palha que o vento leva.". E por fim fala sobre os
destinos opostos.
Em todo o salmo é feita uma separação entre os justos e ímpios, e deve ser esse o seu objectivo. O justo é o que "procede conforme o conselho dos ímpios", é aquele que "dá fruto na época própria, sua folhagem não murchará jamais" e aquele cujo "o Senhor vela pelo caminho". Os ímpios, pelo contrário, "são como a palha que o vento leva", pecadores que "não suportarão o juízo" e cujo caminho "leva à perdição".
Há outros salmos que colocam os
justos e ímpios em duas categorias opostas: por exemplo os salmos 11, 37 e 58. Sobre isso, o livro dos Provérbios também faz constantemente a distinção entre os justos e ímpios, no comportamento, no modo como Deus os julga e nos seus destinos. Resumindo:
os justos são os bons, e os ímpios os maus. Os bons são os que obedecem a Deus, os maus são os que desobedecem.

"
Tarcísio", lê os
Provérbios e encontras lá o que são os justos segundo a Bíblia. Lá existe muito "os justos são assim, os ímpios/iníquos são assado".
É interessante ler a definição de "ímpio" num
dicionário on-line:
que ou o que não tem religião;
ateu;
sem piedade;
desumano;
cruel.
Com tudo isso não quero dizer que concordo com a definição de "justo" na Bíblia. Sou ateu e não penso que tenha as qualidades mencionadas nos salmos e provérbios. Além disso aqueles que são chamados de justos na Bíblia, não o são no meu ponto de vista nem pela sociedade que vivemos. Defendo as palavras de "
Guinevere" porque acho que elas são verdadeiras neste contexto, independentemente das nossas convicções.