Autor Tópico: O que é ser justo, segundo a bíblia.  (Lida 16867 vezes)

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: O que é ser justo, segundo a bíblia.
« Resposta #25 Online: 20 de Outubro de 2006, 14:19:30 »
Ei, quer parar de me acusar de coisas e procurar no dicionário o que quer dizer dicotomia?

A definição de quem pode ser chamado filho de Deus está em João 1. Já te falei isso.

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #26 Online: 20 de Outubro de 2006, 15:58:39 »
Gostei da explicação do Douglas, quer dizer que qualquer um pode ser justo e filho de deus inclusive os que não acreditam nele.

Tarcisio,

Outro ponto interessante, é que Jesus atribui que toda a lei ditada pelos profetas do AT se encontram dentro daquela máxima. Entendo que Jesus, afirma que não é necessário mais consultar ao AT, seu tempo se foi, atendeu a um propósito naquela epoca. A partir daquele momento um novo caminho fora dado. O dele.

Abraços,

Douglas
« Última modificação: 20 de Outubro de 2006, 16:01:18 por Douglas »
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

danieli

• Visitante
« Resposta #27 Online: 20 de Outubro de 2006, 20:00:16 »
tenho que concordar com dantas e o lian, a personalidade divina modifica-se demais em todo o período bíblico, por isso fica difícil definir o justo perante a biblia, mas o salmo 1 é um bom  exemplo do que se fazer para ser justo

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #28 Online: 20 de Outubro de 2006, 20:45:33 »
Ei, quer parar de me acusar de coisas e procurar no dicionário o que quer dizer dicotomia?
de dicótomo

s. f.,
    divisão em dois ramos ou pedúnculos;
    classificação que se baseia na divisão e subdivisão sucessiva em dois;
    fase em que a Lua apresenta metade do seu disco.

"Ou se é justo ou ímpio" é sua interpretação basiada em que ali há uma dicotomia. Eu digo que lá não está escrito isso e que não achei referência em outro momento bíblico que apoiasse sua interpretação inventiva.

A definição de quem pode ser chamado filho de Deus está em João 1. Já te falei isso.

Segue a parte que você diz ser a definição com um negrito para te auxiliar na interpretação real e não na inventiva.

Citação de: São João
Mas a todos aqueles que o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus

Eu tenho o poder de me transformar em transexual, mas eu não sou transexual. Acho que ficou claro que ai não tem definição nenhuma, né?

tenho que concordar com dantas e o lian, a personalidade divina modifica-se demais em todo o período bíblico, por isso fica difícil definir o justo perante a biblia, mas o salmo 1 é um bom  exemplo do que se fazer para ser justo

Eae Danieli, seja bem vinda! Inferir o que é justo e encaixar esse justo em toda a bíblia talvez seja difícil, mas encontrar uma definição escrita? Acho que não.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2006, 20:50:20 por Tarcísio »

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 20 de Outubro de 2006, 21:02:22 »
de dicótomo

s. f.,
    divisão em dois ramos ou pedúnculos;
    classificação que se baseia na divisão e subdivisão sucessiva em dois;
    fase em que a Lua apresenta metade do seu disco.

"Ou se é justo ou ímpio" é sua interpretação basiada em que ali há uma dicotomia. Eu digo que lá não está escrito isso
Problema seu. Parei.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #30 Online: 20 de Outubro de 2006, 23:00:39 »
Há duas informações.

"O Senhor vela pelo caminho dos justos"
&
"O caminho dos ímpios leva à perdição."

Alguém discorda?

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #31 Online: 21 de Outubro de 2006, 12:14:28 »
  Parece-me que o salmo mostra uma clara dicotomia, seja nas comparações antinómicas entre justos e ímpios, usando até certos termos para o efeito. No último versículo saliento a expressão "ao passo": "Porque o Senhor vela pelo caminho dos justos, ao passo que o dos ímpios leva à perdição". Aqui é feita uma distinção entre justos e ímpios, particularmente sobre os seus destinos.

Os primeiros três versículos expressam as qualidades dos justos, como duradoiros enquanto seguem Deus. No quarto versículo é dito que os ímpios são o oposto: "Os ímpios não são assim! Mas são como a palha que o vento leva.". E por fim fala sobre os destinos opostos.

Em todo o salmo é feita uma separação entre os justos e ímpios, e deve ser esse o seu objectivo. O justo é o que "procede conforme o conselho dos ímpios", é aquele que "dá fruto na época própria, sua folhagem não murchará jamais" e aquele cujo "o Senhor vela pelo caminho". Os ímpios, pelo contrário, "são como a palha que o vento leva", pecadores que "não suportarão o juízo" e cujo caminho "leva à perdição".

Há outros salmos que colocam os justos e ímpios em duas categorias opostas: por exemplo os salmos 11, 37 e 58. Sobre isso, o livro dos Provérbios também faz constantemente a distinção entre os justos e ímpios, no comportamento, no modo como Deus os julga e nos seus destinos. Resumindo: os justos são os bons, e os ímpios os maus. Os bons são os que obedecem a Deus, os maus são os que desobedecem.
    :!: "Tarcísio", lê os Provérbios e encontras lá o que são os justos segundo a Bíblia. Lá existe muito "os justos são assim, os ímpios/iníquos são assado".

É interessante ler a definição de "ímpio" num dicionário on-line:
    que ou o que não tem religião;
    ateu;
    sem piedade;
    desumano;
    cruel.

Com tudo isso não quero dizer que concordo com a definição de "justo" na Bíblia. Sou ateu e não penso que tenha as qualidades mencionadas nos salmos e provérbios. Além disso aqueles que são chamados de justos na Bíblia, não o são no meu ponto de vista nem pela sociedade que vivemos. Defendo as palavras de "Guinevere" porque acho que elas são verdadeiras neste contexto, independentemente das nossas convicções.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2006, 12:21:03 por pedroac »
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 21 de Outubro de 2006, 12:19:10 »
Muuuuito obrigada, "pedroac"

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #33 Online: 21 de Outubro de 2006, 12:28:39 »
 :) :wink:
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Sabretooth

• Visitante
« Resposta #34 Online: 21 de Outubro de 2006, 13:06:23 »
Putz... o que é ser justo? Querem um definição de justiça? Não vão conseguir. Há falta de melhor é o que diz a lei num determinado tempo...

Sabretooth

• Visitante
« Resposta #35 Online: 21 de Outubro de 2006, 13:07:15 »
Sobre os impios... o Bom Samaritano era um deles...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 21 de Outubro de 2006, 13:17:22 »
Putz... o que é ser justo? Querem um definição de justiça? Não vão conseguir. Há falta de melhor é o que diz a lei num determinado tempo...
Mas a pergunta não é "O que é ser justo?", e sim, "O que é ser justo, segundo a bíblia?"
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

danieli

• Visitante
« Resposta #37 Online: 25 de Outubro de 2006, 01:56:02 »
ainda não encontrei uma resposta coerente com o que diz nos "padrões biblicos" ser justo??? é uma boa pergunta mas pra Deus não resta dúvida que ele tem que viver duvidando da maioria das coisas porque segundo Galatas  3:11:

"E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé." :hein:

logo se o camarada viver pela fé e já que as leis (as leis que o apóstolo Paulo se refere são as leis terrenas, porque aí ja era o tempo da graça) não nos justificam diante de Deus, sinal de que mesmo aprontando umas e outras o camarada vai pro céu, basta ele ter a FÉ. Complexo não?? A pessoa pode aprontar contra as leis terrenas, mas se ela tiver fé ela poderá entrar no reino de Deus. :(

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #38 Online: 25 de Outubro de 2006, 12:28:48 »
Eu só estou esperando sábado pra questionar sobre as possíveis interpretações de "ao passo". Sábado passado não teve aula, mas desse não passa :D

Raphael

• Visitante
« Resposta #39 Online: 25 de Outubro de 2006, 12:52:35 »
Partindo do princípio que a interpretação bíblica depende de quem a lê, é impossível e inviável, pelo menos pra mim, estabelecer o que é ou o que não é justo perante a bíblia.

A leitura da bíblia pode ser feita de forma literal, liberal ou filosófica, que seja.

Bem, é o que penso, pelo menos no momento.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!