Autor Tópico: Descoberto novo elemento da tabela periódica, o 118  (Lida 890 vezes)

Offline Marcus VBP

• Nível 12
  • *
    • Desenvolvimento de Interfaces Web
Descoberto novo elemento da tabela periódica, o 118
« Online: 16 de Outubro de 2006, 20:44:02 »
Cientistas norte-americanos e russos anunciaram na segunda-feira a descoberta de um elemento químico superpesado, o de número 118 na tabela periódica. Na verdade, foram detectados apenas três átomos, com duração de frações de segundo, ao longo de meses de experimentos.

A última descoberta de um elemento presente na natureza foi em 1925, mas desde então os cientistas tentam criar elementos ainda mais pesados em laboratório.

Nesta experiência, os cientistas do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, da Califórnia (EUA), e do Instituto Conjunto de Pesquisa Nuclear, de Dubna (Rússia), bombardearam átomos de califórnio com íons de cálcio para criar o elemento 118, o mais pesado já surgido em experimentos do gênero.

"Penso nisso como qualquer outra jornada a um novo lugar. Por que você quer ir à Lua? Por que quer subir o monte Everest?", comparou Nancy Stoyer, membro da equipe do Livermore. "Descobrir algo novo é interessante. Descobrir experimentalmente ajuda os teóricos a entenderem o que realmente funciona na sua teoria e lhes dá mais coisas para procurar."

O primeiro átomo do elemento 118, segundo os cientistas, foi obtido em 2002. Outros dois surgiram em 2005, numa segunda rodada de experiências, quando foram lançados 10 elevado a 19 (o número 1 seguido por 19 zeros) íons de cálcio sobre o califórnio.

Esses átomos do elemento 118 ¿ batizado de ununócio ¿ duraram 0,9 milisegundos.

Em 2002, cientistas do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, também da Califórnia, anunciaram a descoberta do elemento 188, mas posteriormente foi demonstrado que isso era uma fraude.

"Selecionamos uma reação nuclear completamente diferente, realizada com pessoas completamente diferentes em diferentes laboratórios", disse Ken Moody, chefe da equipe do Livermore, a jornalistas. "Tudo que fazemos é checado e re-checado."

Os últimos elementos descobertos, o 113 e o 115, foram anunciados em 2004.

O grupo que achou o 118 agora quer encontrar o elemento 120, de modo que os estudantes de químico talvez tenham de substituir novamente suas tabelas periódicas no futuro.

fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1194254-EI238,00.html

para que serve o elemento 118 se ele dura menos de 1 segundo?
Website - http://www.marcusvbp.com.br
NH18, uma comunidade sobre GURPS - http://www.nh18.com.br

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Descoberto novo elemento da tabela periódica, o 118
« Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2006, 21:50:57 »

Muitos elementos e isótopos tem meias-vidas curtíssimas.  Mas eles não tem necessariamente de ter um uso prático, nem deixam de tê-lo só por ser efêmeros.  Creio que alguns são úteis como fontes de radiação.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2006, 23:27:58 »

Também, com um nome desses: Ununócio.  :'(
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2006, 00:03:01 »
Mais um pra estudar :(
Não deseje.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2006, 07:41:40 »

Marcus, veja pelo lado bom: olha só quantos empregos bem-remunerados o 118, se não criou, pelo menos ajudou a manter, principalmente na Rússia?
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2006, 07:44:26 »
Segundo a minha mãe, vamos torcer pra ele não ter o mesmo destino de Plutão, e deixar de ser considerado elemento químico mês que vem.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #8 Online: 21 de Outubro de 2006, 03:43:00 »
O grupo que achou o 118 agora quer encontrar o elemento 120, de modo que os estudantes de químico talvez tenham de substituir novamente suas tabelas periódicas no futuro.
Depois do elemento 103, não tem necessidade de trocar as tabelas periódicas... ao menos pra imensa maioria dos usos, não tem utilidade nenhuma saber as massas dos artificiais mais recentes.

A última vez que troquei a minha tabela foi porque achei uma com uma tabelinha legal de constantes físicas.
Latebra optima insania est.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!