Autor Tópico: Questão moral: podemos usar os arquivos médicos nazistas?  (Lida 2780 vezes)

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
Questão moral: podemos usar os arquivos médicos nazistas?
« Online: 16 de Outubro de 2006, 23:53:33 »
Os nazistas efetuaram experimentos médicos em seres humanos tão ou mais cruéis dos que são efetuados em animais. Mas digamos que as informações contidas nos arquivos médicos nazistas possam ser usadas em prol da humanidade, sendo úteis na criação de novos medicamentos, tratamentos etc. Poderíamos usar estas informações como se fossem meros espólios de guerra, ou fazê-lo seria um desrespeito às pessoas que sofreram nas mãos dos nazistas? Mesmo que estas atrocidades nunca fossem repetidas, fazer uso do conhecimento obtido por meio delas não seria legitimá-las? Por outro lado, uma vez que o mal já foi feito, usar o conhecimento obtido por meio dele não o desfaria. E o que as pessoas cujas as vidas poderiam ser salvas por meio deste conhecimento tem a ver com a forma pela qual ele foi obtido? Lembremos que a tecnologia usada para levar o homem à Lua começou com os mísseis V2 que tiraram a vida de tantos ingleses.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
Re: Questão moral: podemos usar os arquivos médicos nazistas?
« Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2006, 00:31:16 »
O conhecimento deveria poder ser usado nao importa a fonte. Nao justifica, mas a maior parte dos nossos avancos vieram da tecnologia criada para a guerra, genocidios, etc.
"The patient refused an autopsy."

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2006, 02:38:42 »
Sim. Por que não?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2006, 04:22:21 »
Se não usarmos, estaremos passando por cima da razão com a emoção. Não se deve maltratar as pessoas, mas jogar fora dados importantes só por "respeito aos mortos" é um desrespeito pra mim.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2006, 06:17:54 »
Se foi causado dano no processo de obter essas informações, então encontrar um uso construtivo para elas é, entre outras coisas, uma forma de valorizar e honrar as vidas que foram perdidas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2006, 08:14:52 »
Se foi causado dano no processo de obter essas informações, então encontrar um uso construtivo para elas é, entre outras coisas, uma forma de valorizar e honrar as vidas que foram perdidas.

Muito bem dito. É bom lembrar também que muitas das experiências nazistas não só eram crueis, mas eram mal elaboradas (muitas eram baseadas em teorias de superioridade racial) de forma que seus resultados são inúteis. Outras geraram resultados úteis, tanto que já usamos esses resultados, como é o caso dos tratamentos para hipotermia (a Luftwaffe queria saber como lidar com os pilotos que eram derrubados no Mar do Norte, daí que os carrascos nazistas fizeram experiências com prisioneiros para tentar achar o melhor tratamento contra a hipotermia. Desnecessário dizer que muitos morreram nessas experiências.)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2006, 09:05:23 »
Se eu tivesse um parente ou tivesse vivido essas atrocidades e continuado vivo, faria questão de disponibilizar os dados sem o menor problema.

E se eu não me engano aqueles "salva-vidas de pescoço" veio dessas experiências. (Onde se torturavam seres humanos em baixas temperaturas).

Os nazistas efetuaram experimentos médicos em seres humanos tão ou mais cruéis dos que são efetuados em animais.
O que vc quis dizer com isso?

É por isso que eu adorei o "Dancem macacos"...

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 17 de Outubro de 2006, 09:45:06 »

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #8 Online: 17 de Outubro de 2006, 10:55:06 »
Acho que poderiam ser usadas sim! Parece que eles estudaram bem a arte de matar, ou da eutanasia (como preferir) e os efeitos de diferentes substâncias letais, de certa forma...um importante legado! Mas, grande parte das experiências eram sem propósito e sem comprometimento científico, sendo a maioria dos resultados irrelevantes!

Achei um artigo bem interessante sobre o assunto:
http://www.springerlink.com/content/0g58dkccycpdwmxv/fulltext.pdf

D. Schiffer: The limits of scientific research. Neurol Sci (2005) 25:351–354

"Euthanasia had already imposed itself in Germany during the third decade of the century with the elimination of
mentally disturbed people, disabled and terminal patients
. The “Child Extermination Program” of the Reichausschuss at Berlin-Wittenau, the “T4 Action” of Bunke and Eicke and the elimination of disabled children by professor Heinze must be recalled. At Brandenburg-Gorden hospital the first gas chamber for children was at work, a dress rehearsal for Auschwitz, and doctor Hefte, called “doctor death”, killed children, subjecting them to painful pneumoencephalographies for experimental purposes. These are examples of an activity well documented in a review article published some years ago [10]. Euthanasia was applied to Jewish people becoming terminal in the camps after suffering the horrors of Nazi detention. The murder of these Jews as lebensunwerte Leben (lives not worthy to be lived), even though life was made unbearable by the Nazis themselves, was still a medical act of mercy, as was the murder of Muselmänner, or men turned into living skeletons by the Nazis. The participation of many Nazi doctors in the notorious “selections” at Auschwitz, in murder by morphine and barbiturates and then by phenol and finally through gassing with the sadly famous Zyklon B, which was simply cyanide, of hundreds of thousands of people can only be understood through the fanatical conviction on the part of the Nazis that after all they were simply practising medical acts according to the concept of “Gleichschaltung”, or coordination, dominant at the time. The experimentation in vivo on men and women and the cruel and slow killing of children had the same rational basis. Scientific experiments were being carried out, Nazism championed scientific research and many Nazi doctors belonged to German universities where they made careers for themselves. After all, experiments were carried out on individuals who were eventually destined to gas chambers because guilty of being Jewish and of polluting the Nordic race."

"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #9 Online: 18 de Outubro de 2006, 00:36:26 »
Mas, grande parte das experiências eram sem propósito e sem comprometimento científico, sendo a maioria dos resultados irrelevantes!
Foi o que eu sempre ouvi falar, mas se não me engano essa noção fez parte de uma propaganda anti-nazista e agora estão conseguindo acesso a pesquisas de interesse que foram realizadas.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 18 de Outubro de 2006, 00:44:31 »
Não usar os arquivos médicos nazistas depois que as experiências foram feitas é falácia genética e político-corretismo extremo :D

Acho meio como, "se os nazistas fizeram uma estrutura de saneamento básico em algum lugar, com trabalho escravo, deve-se depredá-la e construir de novo com trabalho remunerado?"

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 18 de Outubro de 2006, 00:59:32 »
Sim, devem ser usadas. O Dantas deu uma ótima razão.

Sobre o assunto:
http://en.wikipedia.org/wiki/Josef_Mengele

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #12 Online: 18 de Outubro de 2006, 23:54:31 »
[Vegan on]Mesmo que conseguíssemos obter os mesmos resultados sem fazer experiências em humanos, precisaríamos efetuar as experiências em animais. Seria realmente terrível ter que matar milhares de animais quando bastaria abrir alguns arquivos.[Vegan off]

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
« Resposta #13 Online: 19 de Outubro de 2006, 18:54:00 »
Mas, grande parte das experiências eram sem propósito e sem comprometimento científico, sendo a maioria dos resultados irrelevantes!
Foi o que eu sempre ouvi falar, mas se não me engano essa noção fez parte de uma propaganda anti-nazista e agora estão conseguindo acesso a pesquisas de interesse que foram realizadas.

Algumas coisas é difícil saber. Em casa tem alguns livros de medicina legal que falam sobre algumas experiências, e essas não tinham qualquer embasamento científico, apenas tortura!

Danniel, pode ser que os arquivos médicos sejam usados, mas nesse competitivo mundo científico, será que britânicos e norte-americanos dariam méritos aos cientistas do nazismo?! Nem é teoria da conspiração, nosso mundo acadêmico é assim!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Ego

• Nível 12
  • *
« Resposta #14 Online: 19 de Outubro de 2006, 19:59:52 »
O pessoal morreu de forma cruel, suas famílias sofreram e etc. Acho que usar esses arquivos é praticamente uma obrigação, afinal, só isso pode dar algum sentido em toda essa dor. 
Visite meu blog, "Fat Free: A Vida Com Um Exaustor":

http://fatfree.jubiiblog.co.uk/

Quero práticar o cérebro.

Offline Huxley

• Nível 18
  • *
« Resposta #15 Online: 19 de Outubro de 2006, 23:13:34 »
Meu professor de História dos tempos de cursinho falou certa vez que o fato de as maiores indústrias farmacêuticas estarem na Alemanha tem relação com o experimento que os nazistas fizeram.Fiquei sem saber o que dizer com isso.O que vcs acham?

Perfeito, Luís.Não podemos trazer as pessoas de volta da morte ou apagar o sofrimento que elas tiveram, mas podemos compensar isso ajudando a poupar outras vidas ao abrir esses arquivos.
"A coisa mais importante da vida é saber o que é importante". Otto Milo

Meu blog: http://biologiaevolutiva.blogspot.com

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 19 de Outubro de 2006, 23:23:20 »
Meu professor de História dos tempos de cursinho falou certa vez que o fato de as maiores indústrias farmacêuticas estarem na Alemanha tem relação com o experimento que os nazistas fizeram. Fiquei sem saber o que dizer com isso. O que vcs acham?

Eu desconfio de explicações que atribuem o que quer que seja a uma única causa.  E não vou fazer exceção aqui.

Sim, acredito que os experimentos nazistas tenham de alguma forma beneficiado a farmacêutica alemã a um preço impensável.  Mas pode haver outros fatores.  Por exemplo, o trauma da Segunda Guerra pode ter motivado o povo alemão a dar atenção à área de saúde.  Além do que, é um povo reconhecidamente muito tradicional e estudioso.

Não podemos trazer as pessoas de volta da morte ou apagar o sofrimento que elas tiveram, mas podemos compensar isso ajudando a poupar outras vidas ao abrir esses arquivos.

Sim, é o que penso.  Seria extremamente vergonhoso querer repetir o episódio, claro.  Mas querer que esse sofrimento todo leve a algo que possa melhorar a saúde ou a qualidade de vida de outros é, na minha opinião, completamente válido e honrado.  Diria mesmo que é uma mostra de consideração e respeito pelas vítimas daquela obscenidade.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #17 Online: 20 de Outubro de 2006, 05:13:44 »
"Meu professor de História dos tempos de cursinho falou certa vez que o fato de as maiores indústrias farmacêuticas estarem na Alemanha tem relação com o experimento que os nazistas fizeram. Fiquei sem saber o que dizer com isso. O que vcs acham?"

Eu acho que seu professor estava viajando na maionese. Os alemães tinham uma longa tradição na química que vai desde o século XIX. Li até em algum lugar que o motivo pelo qual as moléculas orgânicas têm aqueles nome compridíssimos é o fato de a química orgânica ter sido por muito tempo dominada pelos alemães, para os quais o uso de aglutinação é algo natural.

Nota: Aliás, uma das descobertar mais importantes da ciência no século XX, em termos práticos, foi o processo Haber-Bosch, para síntese de amônia que, como o nome diz foi criado por Fritz Haber (que depois trabalhou criando gases venenosos para o exército alemão na Primeira Guerra Mundial) e explorado por Bosch. Ironia: Haber, ao mesmo tempo contribuiu para salvar milhões de vidas (amônia->fertilizantes->revolução verde) como ajudou a matar milhares (guerra química).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!