Os ossos de uma exinta espécie de búfalo anão foram recentemente descobertos na ilha filipina de Cebu.Nomeado de Bubalus cebuensis, o búfalo miniatura alcançava uma altura (de pé) de cerca 0,5 m, três vezes menor que o búfalo doméstico de hoje, e pesava meras 158 kg. Provavelmente viveu durante o Pleistoceno (Idade do Gelo) ou Holoceno, entre 10.000 e 100.000 anos atrás.O búfalo anão comparado com espécies atuais e o homem "A seleção natural pode produzir mudanças drásticas no tamanho do corpo. Em ilhas onde a comida é limitada e a população é pequena, mamíferos grandes evoluem freqüentemente a tamanho muito menor", disse Darin Croft da Case Western Reserve University em Ohio.O achado, detalhado no Journal of Mammalogy, é o primeiro exemplo bem registrado de "nanismo insular" entre gado ou seus parentes e poderia ter implicações para o debate atual sobre o Homo floresiensis, um hominídeo recentemente descoberto que alguns cientistas dizem que é uma nova espécie anã....
Nanismo de ilha ? uma ilha onde só tem anões ? Esses dias vi uma reportagem eu li em algum lugar não lembro o menor cavalo do mundo, quer dizer que la onde esse cavalo nasceu só tem anão ? Foi isso que eu entendi.
hmm legal, obrigado pelo esclarecimento. Nesse artigo que você leu falava que nesse continente só havia dinos anões ? ou era uma "mistura".Acho que esse "Nanismo de ilha" é KO