Os políticos, independente do presidente ou não, já mostraram que não são dignos de confiança.
Uma das formas mais eficazes de combate ao crime parece ser a prevenção através da vigilância, a ciência do potencial criminoso em potencialmente ou certamente ter alguém observando, do que a possibilidade de ser eventualmente flagrado ou cometer algum erro e ser descoberto e punido.
Pensando nisso, não seria interessante que sedes governamentais fossem "big-brotherizadas", entupidas de câmeras de segurança e microfones que criassem arquivos/provas (contra e a favor) de tudo que está se passando por lá?
Apenas isso claro, não daria muito certo, pois as pessoas do governo ainda poderiam ter reuniões secretas e negociatas em outros lugares. Mas quanto a isso os principais cargos políticos poderiam ter equipes de filmagem indo atrás deles praticamente o tempo todo, menos em coisas muito particulares, mais ou menos como em outros reality shows, ou como no filme "EdTV".
Acham isso algo moralmente aceitável, ou seria como pré-julgar os políticos como potenciais criminosos, quando a presunção deveria ser de inocência? E/ou transmitiria uma imagem internacional de um povo que não confia nos seus próprios políticos? E que em favor dessa moralidade e falsa imagem de "confiamos em nossos governantes" vale a pena correr o risco de ocorrerem atividades criminosas desse porte, que afetam toda a nação, sejam com ou sem a ciência do presidente?
Bem, acho pessoalmente que a vigilância não é de forma alguma presunção de culpa. Também estou me lixando para a opinião internacional, e acho que até pode ser reinterpretado positivamente, como um povo sempre atento que não se deixa enganar facilmente, apenas por impressões subjetivas de confiabilidade, de bom caráter. Também acho que possivlemente algo assim sairia consideravelmente caro, mas é uma "aparelhagem" bem positiva. Que acham?