Autor Tópico: Os tribunais de Contas deveriam ser sobordinados ao Ministério Público?  (Lida 681 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Olá amigos,

Estive pensando numa questão: Ao invés dos tribunais de contas serem subordinados ao poder legislativo não seria melhor se eles fossem subordinados ao Ministério Público? Não haveria tantas ingerência políticas e seria um instrumento poderoso de fiscalização das contas públicas dos governos federal e estadual. Bom isso é só uma sugestão. O que os amigos foristas pensam a respeito?

Nigh†mare

• Visitante
Re: Os tribunais de Contas deveriam ser sobordinados ao Ministério Público?
« Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2006, 18:21:52 »
Olá amigos,

Estive pensando numa questão: Ao invés dos tribunais de contas serem subordinados ao poder legislativo não seria melhor se eles fossem subordinados ao Ministério Público? Não haveria tantas ingerência políticas e seria um instrumento poderoso de fiscalização das contas públicas dos governos federal e estadual. Bom isso é só uma sugestão. O que os amigos foristas pensam a respeito?
Não faz sentido passar tal competência para o MP.

O Legislativo já possui um controle eficaz, o problema é que ninguém se interessa em exercê-lo.

Offline Kao

• Nível 12
  • *
« Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2006, 21:35:08 »
Sério, no Brasil, onde que nunca vi.

Tribunais de contas deveriam ser fechados e suas funções passariam para firmas de auditoria de grande credibilidade.

Seria melhor e mais barato.

Pergunta: Alguém sabe algum caso de presidente ou governador que teve as contas rejeitadas?  Que eu saiba todo mundo tem as contas aprovadas mesmo que seja com ressalvas.

O Legislativo já possui um controle eficaz, o problema é que ninguém se interessa em exercê-lo.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2006, 21:52:17 »
Pergunta: Alguém sabe algum caso de presidente ou governador que teve as contas rejeitadas?  Que eu saiba todo mundo tem as contas aprovadas mesmo que seja com ressalvas.

Aqui em Minas, no interior, isso é uma constante.
E volta e meia algum prefeito perde o cargo.

O diabo é que o vice, da mesma turma, assume.
Nunca entendi isso. No meu entendimento, a dupla devia cair junta.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Kao

• Nível 12
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Outubro de 2006, 22:19:42 »
Prefeitos podem ser, agora cargos com mais poder políticos como presidente e governadores nunca vi.

Até porque os cargos de conselheiros dos tribunais de conta são indicação política, ou seja, o fiscalizado indica o seu fiscalizador. 

Pergunta: Alguém sabe algum caso de presidente ou governador que teve as contas rejeitadas? Que eu saiba todo mundo tem as contas aprovadas mesmo que seja com ressalvas.

Aqui em Minas, no interior, isso é uma constante.
E volta e meia algum prefeito perde o cargo.

O diabo é que o vice, da mesma turma, assume.
Nunca entendi isso. No meu entendimento, a dupla devia cair junta.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2006, 23:27:33 »
Prefeitos podem ser, agora cargos com mais poder políticos como presidente e governadores nunca vi.

Até porque os cargos de conselheiros dos tribunais de conta são indicação política, ou seja, o fiscalizado indica o seu fiscalizador.
Essa é uma das vias para se exercer o controle.

Qualquer cidadão pode fazê-lo também.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!