Autor Tópico: Nós vemos todo o Universo?  (Lida 703 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Nós vemos todo o Universo?
« Online: 18 de Outubro de 2006, 18:22:33 »
Olá amigos,

Vou direto ao ponto: Não sou físico, não sou Ph.D no assunto, sou só um curioso que gosta de deduzir as coisas a partir de hipóteses plausíveis. Imaginem um Universo do tipo modelo "Bigica Inflavél" com as galáxias separadas e aumentando a distância, a luz flui do passado para o futuro, ou seja, não fica confinada a superfície do "Universo", mas vai de um instante t1 a um instante t2, formando uma espécie de cone de luz, se imaginarmos num analogia simplista, um Universo de duas dimensões espaciais e uma temporal(Como na superficie de um balão) então podemos deduzir que o que vemos com o Universo é só uma parte dele! Existe pelo menos metade de um Universo(O outro hemisferio do balão onde a luz flui numa direção que não atinge nosso ponto de observação) não detectável pelos nossos instrumentos. Sendo assim suponho que o número de galáxias no Universo deva ser bem maior do que o que já foi contabilizado. A situação é semelhante a um satélite que está orbitando a Terra, ele só ve os pontos do seu "lado" do hemisfério, não podendo ver os pontos do outro lado do planeta, pois a luz não chega a seus instrumentos. Faço a mesma analogia com o Universo, nós estamos de um lado(hemisferio) e não podemos ver o outro lado do Universo(Pois a luz não nos atinge diretamente), assim sendo há uma vasta região que não pode ser detectada nem pelos mais potentes telescopios do mundo! É claro que tudo deve ser entendido a luz de que estamos numa esfera quadridimensional e não tridimensional, mas o argumento é válido assim mesmo. E aí pessoal, viajei muito na maionese? Ou tem algum fundamento a minha especulação?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Nós vemos todo o Universo?
« Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2006, 18:36:19 »
É praticamente consenso que o universo deve ser bem maior do que o que se consegue observar.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2006, 19:37:29 »
Se o Universo tiver realmente passado por um período de Inflação Cósmica - que é exatamente o que você está propondo - então é certo que o que observamos é uma fração minúscula do todo.

E se você nunca tiver ouvido falar de Inflação Cósmica e pensou no modelo do balão sozinho, meus parabéns! Você pode não ser físico, mas tem os instintos de um!

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2006, 19:49:29 »
Você está se referindo ao conceito de Universo Observável.

Toda a informação que obtemos no universo nos chega sob a forma de radiação eletromagnética. A luz que observamos proveniente das estrelas, como sabemos, é uma parte dessa radiação eletromagnética. A teoria da relatividade restrita nos diz que a radiação eletromagnética se propaga com a velocidade constante de aproximadamente 300.000 quilômetros por segundo.

Chamamos de comprimento de Hubble a distância na qual a velocidade de recessão das galáxias (lembremos que o Universo está em expansão) é igual à velocidade da luz.

Podemos então definir uma "esfera de Hubble" como sendo aquela que tem um raio igual ao comprimento de Hubble. Note que cada ponto no espaço é o centro de uma esfera de Hubble.
A velocidade de recessão cresce com a distância. Assim, galáxias além desse ponto têm velocidade de recessão > c. Não há aqui conflito com a relatividade, pois se refere à expansão do próprio espaço, não havendo transporte de informação no processo.

A luz emitida por elas não chegará até nós (há Modelos Cosmológicos que superam esse obstáculo, mas aí a coisa se complica).

Além disso, temos de levar em conta a idade do Universo. Somente fótons emitidos há cerca de 13,7 bilhões de anos tiveram tempo de chegar até nós.

O universo observável é aquela parte do universo em torno de um observador que pode ser vista. Falando livremente, o universo observável tem um tamanho comparável com aquele apresentado pela esfera de Hubble.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2006, 20:16:12 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2006, 01:11:36 »
Vamos ver se consigo formular algumas dúvidas.

1- Usando a analogia do balão que infla, poderiamos "reverter" dos deslocamentos das galáxias e localizar seu ponto de origem inicial usando uma segunda (e terceira, quarta, quinta.... sucessivamente)?

2- No centro deste "balão cósmico" deveria existir apenas vácuo ou existiria vestígios de matéria?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2006, 05:28:15 »
Vamos ver se consigo formular algumas dúvidas.

1- Usando a analogia do balão que infla, poderiamos "reverter" dos deslocamentos das galáxias e localizar seu ponto de origem inicial usando uma segunda (e terceira, quarta, quinta.... sucessivamente)?

2- No centro deste "balão cósmico" deveria existir apenas vácuo ou existiria vestígios de matéria?

Na verdade, você está esticando uma analogia até o ponto em que ela estoura (desculpe, não pude resistir :) ). Dentro dessa analogia, o universo é apenas a superfície do balão. Na linguagem técnica, diz-se que o balão é um "two-dimensional manifold" que está "embedded" no espaço 3D. No caso do universo, não é preciso haver esse "embedding". Em outras palavras, não existe o "interior" do balão, apenas a superfície. E, claro, não existe "ponto central". Qualquer ponto do universo pode ser tratado como o "centro de expansão" - no caso do balão, qualquer ponto na superfície vai ver as "galáxias" se afastando radialmente.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2006, 07:35:49 »
Uma pequena tangente: Manhattan, você sabe como Manifold foi traduzido? "Variedade"... o que para mim é nome de Globetrotter :hihi:

Ainda estou tentando entender o arrazoado que resultou nesta tradução.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #7 Online: 20 de Outubro de 2006, 08:19:08 »
Uma pequena tangente: Manhattan, você sabe como Manifold foi traduzido? "Variedade"... o que para mim é nome de Globetrotter :hihi:

Ainda estou tentando entender o arrazoado que resultou nesta tradução.

Eu sei, é que não consigo me convencer a usar essa tradução  :hihi:
Tem certos nomes que simplesmente não ficam legais traduzidos[1]

[1] Nunca vou me esquecer da tradução de um livro do Stanislaw Lem (do inglês pro português, no caso), que num certo ponto usou "movimento castanho" para "brownian movement"!!  :no:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #8 Online: 20 de Outubro de 2006, 09:41:37 »
... "movimento castanho"...

E eu pensei que já tinha visto de tudo em matéria de tradução esquisita...!

:lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!