Autor Tópico: Brasileiro contradiz teorias sobre causas do Mal de Parkinson  (Lida 529 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline ReVo

  • Nível 19
  • *
  • Mensagens: 563
  • "!"
Brasileiro contradiz teorias sobre causas do Mal de Parkinson
« Online: 19 de Outubro de 2006, 00:31:04 »
BRASILEIRO CONTRADIZ TEORIAS SOBRE CAUSAS DO MAL DE PARKINSON

18/10/2006 - 20h34m - Atualizado em 18/10/2006 - 20h39m

Para Miguel Nicolelis, doença é causada não porque neurônios trabalham menos, mas porque perdem sincronicidadeImprimir Enviar por e-mail Receber Newsletter

Do G1, em São Paulo
Tamanho da letra  A-A+
 
Neurônios sobrecarregam capacidade do cérebro de controlar movimentos Em uma orquestra, quando cada músico toca sua parte no momento certo, o resultado é uma sinfonia harmoniosa. Se os músicos decidirem tocar todos a mesma nota ao mesmo tempo, no entanto, ninguém vai entender nada. A mesma coisa ocorre com o cérebro, segundo um novo estudo. Quando cada neurônio faz seu papel, coordenadamente, tudo ocorre com perfeição. Mas, se um desequilíbrio os coloca fazendo tudo ao mesmo tempo, o cérebro perde o controle e surge o mal de Parkinson.

A analogia é do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, da Universidade Duke, dos Estados Unidos, autor da pesquisa que contradiz as atuais teorias que explicam o surgimento da doença. Segundo elas, o Parkinson apareceria quando células nervosas da área do cérebro responsável pelos movimentos voluntários passam a trabalhar menos, porém ainda de forma ainda ordenada.

A equipe de Nicolelis -- autor do Neurolog, do G1 – chegou à conclusão oposta ao medir a atividade elétrica cerebral em camundongos geneticamente modificados para apresentarem os sintomas da doença.

Não foi encontrada qualquer mudança no nível de atividade dos neurônios -- eles continuavam trabalhando tanto quanto antes, só que todos ao mesmo tempo, sem sincronia. Segundo eles, os sintomas característicos da doença, como tremedeira, lentidão, rigidez muscular e falta de equilíbrio, seriam resultado da perda da capacidade do cérebro de controlar os movimentos, devido a uma sobrecarga de informações.

O grupo também descobriu que se os pacientes de Parkinson sofrem porque seus neurônios decidem agir todos ao mesmo tempo, os de outra doença neurológica, a esquizofrenia, sofrem por um problema oposto: seus neurônios perdem de vez qualquer vestígio de harmonia. Cada um age quando bem entende e o resultado são os comportamentos estranhos dos esquizofrênicos.

Os pesquisadores acreditam que o mesmo que foi observado nos camundongos pode ocorrer nos cérebros de seres humanos. Se isso se comprovar, novos tratamentos para as duas desordens podem surgir.

O estudo está publicado na edição desta semana da revista “Neuron”.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,AA1316175-5603-74,00.html
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!