Bush quer domínio do espaço
O presidente americano George Bush impôs ao mundo uma nova política unilateral para a ocupação do espaço.
O espaço se tornou a nova fronteira que os americanos querem proteger dos inimigos. A nova política reserva aos Estados Unidos o direito de negar acesso ao espaço a quem for considerado hostil. Como isso vai ser feito não está claro. O texto ainda rejeita futuros acordos de controle de armas espaciais.
A guerra, por enquanto, é aqui embaixo. Mas depende cada vez mais de equipamentos que estão lá em cima. Os satélites controlam aviões e a comunicação com os soldados. Segundo especialistas, falta pouco para a tecnologia criar armas de ficção científica, como equipamentos de raio laser para atacar satélites inimigos.
A nova política espacial foi assinada quase em segredo. O governo americano não divulgou publicamente e somente alguns países, como a Rússia, foram alertados.
Os americanos dizem que o objetivo é buscar a cooperação internacional e negam que a nova diretriz vá permitir o desenvolvimento de armas espaciais.
Mas em 2005, a Assembléia Geral da ONU votou uma proposta para proibir esse tipo de armamento. No total, 170 países votaram a favor e o único voto contra foi dos Estados Unidos.
Fonte:
http://jornalnacional.globo.com/Jornalismo/JN/0,,AA1316174-3586-560901,00.html