Autor Tópico: Empresa Steorn criou o Moto-Perpétuo ?  (Lida 11730 vezes)

Nigh†mare

• Visitante
Re: Empresa Steorn criou o Moto-Perpétuo ?
« Resposta #25 Online: 13 de Julho de 2007, 21:29:07 »
Sobre moto-perpétuos:

Não seria possível construir um moto-perpétuo baseado na força de repulsão de ímãs? Sei lá, uma roda com hastes num cilindro com alguns intervalos onde a haste ganhe força para cima baseada na força de repulsão de um ímã até um ponto em que ela começa a perder força e aparece outro ímã para repelir?

Tipo assim:

Se não, por que não?

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #26 Online: 14 de Julho de 2007, 00:01:05 »
Sobre moto-perpétuos:

Não seria possível construir um moto-perpétuo baseado na força de repulsão de ímãs? Sei lá, uma roda com hastes num cilindro com alguns intervalos onde a haste ganhe força para cima baseada na força de repulsão de um ímã até um ponto em que ela começa a perder força e aparece outro ímã para repelir?

Tipo assim:

Se não, por que não?
Sinceramente.. sempre tive essa dúvida  :wink:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #27 Online: 14 de Julho de 2007, 00:08:01 »
Se não me engano há dois problemas.  Primeiro, as forças de atração e repulsão acabariam se anulando, fazendo com que não haja movimento; segundo, o atrito e a perda de energia na forma de calor e som faria a roda parar se houvesse movimento.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Luz

• Visitante
« Resposta #28 Online: 14 de Julho de 2007, 00:39:22 »
Sobre moto-perpétuos:

Se não, por que não?

Ás vezes, me surpreendo com as coincidências - já comentei isso com o Luis Dantas quando ele esteve aqui em Belo Horizonte.

Semana passada, após assistir um programa sobre energias alternativas no Discovery, que cogitava moto-perpétuos, tive exatamente essa idéia - pensando até na inclinação dos imãs para usar tanto a atração quanto a repulsão.

Cogitei a possibilidade de comprar os ímãs para fazer o teste, mas cheguei à conclusão que a idéia é tão simples que alguém já teria pensado nisso.   :|

Foi você quem teve a idéia? Já tentou fazer?

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #29 Online: 14 de Julho de 2007, 00:49:29 »
Sim, tive a idéia, mas não ousei fazer pelo mesmo motivo que você.

Cheguei à conclusão que a simetria faz estabilizar.

Luz

• Visitante
« Resposta #30 Online: 14 de Julho de 2007, 00:54:20 »

Hum... pensando bem, imãs são baratos, não? Nem imagino onde é que se compra, mas acho que vou tentar construir. É uma frustração quando uma idéia não funciona, depois de todo um trabalho de construção, mas fiquei animada.

Se funcionar, faço um vídeo e posto aqui - vai ser muita sorte descobrir a pólvora numa idéia tão simples - mas só por causa disso, estou jurando que não vai funcionar.
« Última modificação: 14 de Julho de 2007, 00:56:45 por Luz »

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #31 Online: 14 de Julho de 2007, 01:07:19 »
Se não me engano há dois problemas.  Primeiro, as forças de atração e repulsão acabariam se anulando, fazendo com que não haja movimento;
Mas no modelo proposto há só forças de repulsão. Repare.

Pensando mais, parece mais lógico que a simetria faça o moto estabilizar.

segundo, o atrito e a perda de energia na forma de calor e som faria a roda parar se houvesse movimento.
Aí, surge a nova questão: o que acontece com um modelo assimétrico com relação às forças de repulsão?

E se a força dos ímãs compensar o atrito?

Para evitar estabilização, o que aconteceria se os ímãs do rotor fossem móveis a um ângulo baixo para a direita e para a esquerda (como o movimento dos pés ao caminhar)?

Mais uma opção: transformar a cápsula num pêndulo e fazê-la compartilhar o mesmo eixo do rotor.

Porra... Deve haver algum meio de usar a força da gravidade a favor... Tem um brinquedinho japonês com um ímã na base e um pião que gira sobre o ímã, flutuando... O ímã vence a força da gravidade... Deve haver um jeito de usar ímãs para vencerem a gravidade levando as hastes de um rotor para cima e somando forças à gravidade para empurrá-las para baixo... Usar um pouco da energia gerada para verter "aleatoriedade" ao motor e evitar estabilização...

Se não há um meio de fazer um moto-perpétuo deve haver um jeito de usar as grandes forças gravitacionais para serem mais relevantes que a perda da energia...

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #32 Online: 14 de Julho de 2007, 01:22:44 »

Hum... pensando bem, imãs são baratos, não? Nem imagino onde é que se compra, mas acho que vou tentar construir. É uma frustração quando uma idéia não funciona, depois de todo um trabalho de construção, mas fiquei animada.

Se funcionar, faço um vídeo e posto aqui - vai ser muita sorte descobrir a pólvora numa idéia tão simples - mas só por causa disso, estou jurando que não vai funcionar.
Pode usar uma garrafa pet para construir o motor. Existem casas que fazem ímãs de geladeira em forma de cartões... Elas devem vender.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #33 Online: 14 de Julho de 2007, 02:31:20 »
Pro íma se mover de um campo de atração para outro ele precisa de força, não?
O trabalho que um íma gastaria pra subir provavelmente seria o mesmo que o trabalho da gravidade puxando-o para baixo. Deve ter relação com trabalho da força magnética e da força peso. Eles devem se equivaler e o sistema fica estável.

Se alguém souber mais de física me corrija, por favor.
« Última modificação: 14 de Julho de 2007, 02:35:48 por Worf »

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #34 Online: 14 de Julho de 2007, 05:22:41 »
Mas, do lado direito há a força de repulsão que empurra a haste para cima e para o próximo ímã (que a empurrará para o próximo) e do lado esquerdo há a força da repulsão que empurra o ímã para baixo somada à aceleração da gravidade...   :?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 14 de Julho de 2007, 13:01:37 »
Tarda mas acaba chegando a hora do reconhecimento da falha:

Em vídeo, no Google:
The 3pm Q&A with Sean McCarthy after the Steorn/Kinetica disaster
http://video.google.co.uk/videoplay?docid=-410336726209552529

Mais detalhes em:
Steorn's CEO states the obvious: "we screwed up"
http://www.engadget.com/2007/07/07/steorns-ceo-states-the-obvious-we-screwed-up/
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #36 Online: 14 de Julho de 2007, 16:31:13 »
Luz, já ouviu falar em ímãs de neodímio?  São consideravelmente mais fortes do que os "pretos" de ferrite.  É o que se usa hoje para motores de miniaturas de carros.

Só que infelizmente são frágeis, a ponto de ser desaconselhável carregá-los desprotegidos.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #37 Online: 14 de Julho de 2007, 19:02:25 »
Luz, já ouviu falar em ímãs de neodímio?  São consideravelmente mais fortes do que os "pretos" de ferrite.  É o que se usa hoje para motores de miniaturas de carros.

Só que infelizmente são frágeis, a ponto de ser desaconselhável carregá-los desprotegidos.

Eu tenho alguns desses que tirei de HDs velhos, são tão fortes que podem causar acidentes ao aproximar um do outro, eu uso para imantar chaves de fenda, é só deixar a chave um dia grudada no ímã que ela fica bem imantada.
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

APODman

• Visitante
« Resposta #38 Online: 16 de Julho de 2007, 09:05:18 »

Tb utilizados por mágicos e "paranormais"  ( que as vezes frequentem o Superpop ) para movimentar objetos metálicos a distância ( como o ponteiro de uma bússola por exemplo ).

Tb são uma boa idéia para confecção de pulseiras.

[]´s

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #39 Online: 16 de Julho de 2007, 09:44:34 »
Sobre as pulseiras não sei.  Para uma coisa dessas puxar a mão para a geladeira, ou pior ainda, danificar fisicamente um disco rígido, não custa.  Adoro essas peças, mas elas não são coisa para se carregar para todo lado.

Ainda assim, gostei muito do vídeo...

Luz

• Visitante
« Resposta #40 Online: 16 de Julho de 2007, 10:01:34 »

Esses ficam para um próximo modelo, se funcionar! Puxa, como são caros!

Tb utilizados por mágicos e "paranormais"  ( que as vezes frequentem o Superpop ) para movimentar objetos metálicos a distância ( como o ponteiro de uma bússola por exemplo ).

Tb são uma boa idéia para confecção de pulseiras.

[]´s

Eu vou fazer o experimento, por teimosia ou curiosidade, não sei... mas são essas coisas que me fazem desanimar por antecedência... é muito fácil para ninguém ter tentado!  :)

Essa semana consigo um tempinho para comprar o ímãs e vou ver se monto até o fim da semana.  ::)  Dê que resultado der, eu posto aqui. Já projetei até um medelo para a coisa. Pelo menos vai ficar bonitinho...  :lol:

APODman

• Visitante
« Resposta #41 Online: 16 de Julho de 2007, 10:18:32 »
Existe um experimento que teria apresentado uma molécula que teria uma rotação porém ela não teria atrito nem qualquer outro tipo de perda de energia para o meio circundante o constituiria um moto-perpétuo.

Não sei a que ponto estão os comentários cientificos a este efeito, se jáfoi refutado, se já demontraram alguma forma imprevista através da qual esta molécula troque de energia com o meio.

Atom Breaks Rules, Beats Friction

Scientists have found a molecule that can spin freely in liquid, clearing out water like a person swinging suitcases would clear a crowded room.

A molecule suddenly kicked into rapid rotation in a liquid rearranges the molecules around it, destroying its own friction. Credit: Stephen Bradforth, Richard Stratt, and Guohua Tao

The molecule spins without causing friction [Video]. That shouldn't be possible, according to a chemical physics theory. The finding could alter the way scientists think about chemical reactions in liquids.
Researchers hit a drop of iodine cyanide and water with pulses from an ultraviolet laser, exciting one type of molecule to reconfigure into a small, peanut shape with a carbon atom on one end, a nitrogen atom on the other.

The molecule heated up to 8,000 degrees Fahrenheit (4,427 Celsius) and started spinning at a furious 270 trillion rotations per minute.

Outta my way

Within the first quarter-turn, the molecule created a shock wave that kicked away surrounding water molecules. The peanut molecule created a nearly frictionless zone for itself in the 10-trillionths of a second the reaction lasted.

"If you give it enough spin, it pushes all the guys around it away, and it builds itself a little bubble," said study coauthor Stephen Bradforth of the University of Southern California. "It's destroyed the friction in the liquid around it by completely reshaping its environment."

After the molecule completed about 10 rotations, the shock dwindled and the water molecules rushed back in.

Despite its fleeting nature, the reaction managed to smash the linear response theory, a chemistry model that states such a thing can't happen in a liquid environment.

"You can see molecules behave this way in gases, but not in liquids," said study coauthor Richard Stratt, a chemical theorist at Brown University.

Breaking other laws

The molecule's activity also runs against Newton's third law of motion, which states that for every action there is an equal, but opposite, reaction. In the new experiment, there water molecules are displaced, but they don't in turn do anything to the peanut molecule.~

Friction is important in chemistry. Molecules rub, grind, and bang against each other they generate heat that speeds up reactions. Friction in gas reactions is reduced due to the relatively far distances between molecules, but the close proximity of molecules in liquid form makes friction nearly unavoidable.
Although the discovery has no immediate practical use, it changes the way scientists think about the 90 percent of all chemical reactions that take place in liquid, Bradforth said. One potential use could be to manipulate reactions by isolating molecules from their surroundings and reducing the production of useless byproducts.

"The main reason we're so excited by these results is that friction is how energy is shuttled around in chemical reactions," Stratt told LiveScience. "If it doesn't operate or it operates differently than we always thought, that makes us wonder if there are entirely new ways we ought to thinking about how chemical reactions take place."

The research is detailed in the March 31 issue of the journal Science

fonte: http://www.livescience.com/technology/060330_frictionless_spinning.html

[]´s

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 20 de Julho de 2007, 00:51:33 »
Se eles estiverem falando sério:

1) Os caras nunca ouviram falar de potencial retardado.
2) Cadê os cálculos que mostram que ele tira energia out of the blue?
3) Por quanto tempo eles têm de testar até concluir que funciona pra sempre? Alguém lembra do Popper?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Luz

• Visitante
« Resposta #43 Online: 24 de Julho de 2007, 13:42:42 »

Alguém... de BH, diabos... sabe onde compro ímãs (gota), de preferência na região do Buritis e arredores? Pode ser em outro lugar, claro! Onde me indicaram só vende fitas... para enfeites de geladeira...  :umm:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #44 Online: 24 de Julho de 2007, 16:02:53 »
Sobre moto-perpétuos:

Tipo assim:

Se não, por que não?

Ainda não responderam? Cadê os esquisitos das exatas para responder??? :)
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 24 de Julho de 2007, 17:48:36 »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 24 de Julho de 2007, 18:23:48 »
Sobre moto-perpétuos:

Tipo assim:

Se não, por que não?

Na melhor das hipóteses isso vai eprmanecer parado. Lembre-se que não tem só a repulsão sul-sul que impusiona  roda de dentro, mas também tem a repulsão norte-norte dos ímãs se aproximando.

Mesmo assim, caso isso funcione, o torque será desprezível para poder ser aplicado mecanicamente e se alguma carga for colcoada na roda itenrna, ela eventualmente vai parar pois está gastando energia pra movimentar a carga.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!