Autor Tópico: Cientista acredita que humanos se dividirão em duas espécies, diz estudo  (Lida 1384 vezes)

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/10/061018_homemdivisaoaw.shtml
Citação de: BBC
A humanidade pode se dividir em duas sub-espécies em 100 mil anos, segundo o teorista evolucionário Oliver Curry, da London School of Economics, na Grã-Bretanha.

De acordo com Curry, a raça humana se dividiria em uma "classe alta" e uma "classe baixa".

A raça humana iria atingir seu pico no ano 3000, segundo ele - antes de um declínio gerado por sua dependência da tecnologia.

As pessoas ficariam mais seletivas em relação a seus parceiros sexuais, fazendo com que a humanidade se dividisse em sub-espécies.

Os descendentes da "classe alta" genética seriam altos, magros, saudáveis, atraentes, inteligentes, criativos e bem diferentes da "classe baixa" de humanos, que teria se tornado um grupo de criaturas pouco inteligentes, esquisitas, baixas e parecidas com gnomos.

Fim das raças

Porém, em um futuro mais próximo, os humanos vão se desenvolver em mil anos em gigantes, com alturas entre 1,80 metro e 2,15 metros, enquanto que a expectativa de vida aumentaria para 120 anos, segundo a previsão de Curry.

A aparência física, que indica saúde, juventude e fertilidade, vai melhorar, diz ele.

Homens vão ter expressões faciais simétricas, corpos atléticos, maxilares quadrados, vozes mais grossas e pênis maiores.

Já as mulheres irão desenvolver pele mais clara, macia e sem pêlos, olhos claros e grandes, seios maiores e cabelos brilhantes.

As diferenças raciais serão anuladas, produzindo uma raça uniforme, de pessoas com cor de café.

Porém, Curry ressalta que em 10 mil anos, os humanos irão pagar um preço genético por confiar na tecnologia.

Corrompidos por invenções criadas para suprir suas necessidades diárias, eles poderiam acabar ficando cada vez mais parecidos com animais domesticados.

Habilidades sociais, como a comunicação e a interação com outras pessoas poderiam ser perdidas, juntamente com emoções como amor, compaixão e respeito. As pessoas ficariam menos propensas a se importar com as outras ou realizar atividades em grupo.

Fisicamente, elas começariam a parecer mais juvenis. Queixos iriam recuar, como resultado de menos mastigação causada pela comida processada.

Também poderiam ocorrer problemas de saúde por causa da confiança na medicina, resultando em sistemas imunológicos fracos.

Seleção sexual

Prevenir a morte também ajudaria a preservar os defeitos genéticos que causam o câncer, acrescentou Curry.

No futuro, a seleção sexual - escolher o parceiro - poderia criar mais e mais desigualdade genética.

O resultado lógico seriam duas sub-espécies, "graciosa" e "robusta", parecidas com os Eloi e Morlocks do livro do escritor britânico HG Wells, de 1895, A Máquina do Tempo.

"Enquanto a ciência e a tecnologia têm o potencial de criar um habitat ideal para a humanidade durante o próximo milênio, existe a possibilidade de uma ressaca genética monumental durante os milênios seguintes por causa de uma confiança excessiva na tecnologia, reduzindo nossa capacidade natural de resistir a doenças ou nossa habilidade de se relacionar com outras pessoas", disse Curry.

Credo, achei isso uma besteira muito grande! Essas "previsões" evolucionárias são muito fantasiosas..

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Re: Cientista acredita que humanos se dividirão em duas espécies, diz estudo
« Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2006, 15:08:51 »
Rapaz! Achei bem sinistro as previsões do estudo! Eu particularmente não acredito nisso, porque a evolução é um processo muito dificil de ser previsto, assim sendo, são altas as possibilidades desse estudo estar errado.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2006, 15:33:17 »
Já as mulheres irão desenvolver pele mais clara, macia e sem pêlos, olhos claros e grandes, seios maiores e cabelos brilhantes.

Isso por exemplo acho uma bobagem. Nem todo mundo gosta de pele clara, pêlos elas já consequentemente removem portanto não entra no fator evolução, olhos claros são geneticamente recessivos, nem todo mundo prefere seios grandes.... enfim, ridículo!

E mesmo assim, as que "sobrariam" dessas seriam baixinhas, gnomas, gordinhas, com seios pequenos e peludas? Sem cabimento... não acredito que possa haver sequer o começo dessa distanciação.

Queixos iriam recuar, como resultado de menos mastigação causada pela comida processada.

Isso soa muito Lamarckista...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2006, 17:03:16 »
não achei nada fundamentalmente absurdo, ainda que as ilustrações e especulações obviamente sejam especificas demais, mas não é nada que não pudesse acontecer... e se fosse para especular alguma especiação futura da humanidade, acho que seria por aí, por seleção sexual que parece ser a causa da maior parte das especiações mesmo... mas os detalhes são mais difíceis de prever, porque é bastante aleatória também.

Não somos algo como o ápice da evolução, tendo chegado num ponto onde se pode dizer que não haverá mais ramificações.

Isso por exemplo acho uma bobagem. Nem todo mundo gosta de pele clara, pêlos elas já consequentemente removem portanto não entra no fator evolução, olhos claros são geneticamente recessivos, nem todo mundo prefere seios grandes.... enfim, ridículo!

Me disseram que há estudos dizendo que, universalmente, as mulheres tem a pele naturalmente um pouco mais clara que os homens, em qualquer raça; e que isso seria provavelmente por seleção sexual mesmo. Acho, segundo isso, que pele não seria "clara", apenas um pouco mais clara do que dos homens, que segundo disseram, seria "cor de café", o que suponho ser algo meio mulato e não negro pelo contexto. "Universalmente", não significa que "todos os homens prefirem sim e cale a boca", mas a grande maioria sim, e acaba sendo o que conta... mas acho que é num nível difícil de perceber essa diferença, nada drástico, acho que pelo que me disseram tinha a ver com ficar um pouco mais evidente o rubor da face quando as mulheres ficam ruborizadas.

A recessividade de um caractere não quer dizer que não possa predominar; se não pudesse não haveriam países com populações nas quais existem apenas pessoas com genes recessivos para alguns caracteres.

Mas isso de pelos realmente acho que não faz sentido por esse mesmo motivo que disse.

E mesmo assim, as que "sobrariam" dessas seriam baixinhas, gnomas, gordinhas, com seios pequenos e peludas? Sem cabimento... não acredito que possa haver sequer o começo dessa distanciação.
Não seria a sobra "imediata", mas o resultado da seleção em direção a picos de seleção... começa com uma variação mais homogênea, mas que já tem dois "lados" do espectro, e a probabilidade é sempre de reprodução entre pessoas com características mais próximas no espectro. Os intermediários podem ir "acabando" aos poucos à medida em que se reproduzem com indivíduos intermediários, mas que tendam mais para o lado do espectro em que já estiverem.

Queixos iriam recuar, como resultado de menos mastigação causada pela comida processada.

Isso soa muito Lamarckista...
O único modo de não ser seria se queixos recuados tivessem alguma vantagem reprodutiva, o que só vejo como possível por seleção sexual, que é o contexto da coisa toda. Aí se já não é mais necessária mastigação que exija mandíbulas do tamanho atual, poderia ocorrer.

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2006, 19:40:54 »
  Alguns cientistas, como Freeman Dyson e Desmond Morris afirmam que a humanidade só se dividiria em outras espécies se uma grande populção humana se isolásse por um longuissímo período de tempo, em outro planeta, por exemplo.Ou seja ,se formos pro espaço daremos origem a ETs. :o
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2006, 19:59:37 »
E é muito pouco provável que de divida em duas espécies. Pode até ser que um "tipo" se destaque, mas "o que sobrar" não necessariamente pode virar um "generalizado" de qualidades opostas ao do tipo que se destacou... não entendi a lógica por trás dos que evoluiriam para os nanicos-peludos-gordinhos..

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2006, 20:31:49 »
não entendi a lógica por trás dos que evoluiriam para os nanicos-peludos-gordinhos..

São os nerds, ora...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 20 de Outubro de 2006, 20:37:14 »
não entendi a lógica por trás dos que evoluiriam para os nanicos-peludos-gordinhos..

São os nerds, ora...

E qual a ligação da inteligência com essa aparência e a seleção sexual?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #8 Online: 20 de Outubro de 2006, 20:46:17 »

São os nerds, ora...

Nerds são baixinhos, corcundas, usam óculos, não possuem coordenação motora, têm aparelhos nos dentes, cabelos ensebados, espinhas e não conseguem falar com mulheres...ponto.

Nunca assistiu Freakazoid? :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2006, 20:50:18 »

São os nerds, ora...

Nerds são baixinhos, corcundas, usam óculos, não possuem coordenação motora, têm aparelhos nos dentes, cabelos ensebados, espinhas e não conseguem falar com mulheres...ponto.

uHAuaHuauahuhahuAHuhuuahuhuhuhUHa

...

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #10 Online: 20 de Outubro de 2006, 21:20:05 »
Se a gente considerar que as barreiras geográficas, existentes antigamente, foram uma por uma caindo... seria provável sim que índios americanos, eurasianos e polinésios acabassem se transformando em espécies diferentes, mas como o mundo acabou quase inteiro conectado, a tendência é dos genes acabarem se misturando na população mundial. Barreiras geográficas, embora não sejam o único modo de especiação, são o mais importante.

Agora, sem barreiras geográficas, seria necessário que os intermediários fossem, aos poucos, se extingüindo, e isso quer dizer que eles teriam chances de sobrevivência e reprodução menores que ambos os lados. Só que (vou usar do senso comum, me corrijam se eu estiver errado), uma pessoa "meio bonita" têm mais chances de reprodução que uma completamente feia, certo? A não ser que se desenvolvesse um segundo padrão de beleza na subespécie "feia", que favorecesse a sobrevivência.

Inteligência favorece, sim; então seria estranho dizer que os nanicos seriam burros. Quanto ao fato de só sobrarem nanicos feios para cruzarem com nanicas feias, acho improvável. A espécie humana tá mais pra sofrer anagênese que cladogênese.

E é muito pouco provável que de divida em duas espécies. Pode até ser que um "tipo" se destaque, mas "o que sobrar" não necessariamente pode virar um "generalizado" de qualidades opostas ao do tipo que se destacou...
Concordo plenamente.

Ei, nerds estão mais pra produto social que genético... rsrsrsrs.
Latebra optima insania est.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11 Online: 20 de Outubro de 2006, 21:24:18 »

Hehehe... nunca ouviu o ditado "A beleza é superficial mas a feiura vai até o osso!"?
Pois é... a nerdisse vai até o DNA... :histeria:

Offline Tash

• Nível 32
  • *
« Resposta #12 Online: 20 de Outubro de 2006, 21:28:48 »

Hehehe... nunca ouviu o ditado "A beleza é superficial mas a feiura vai até o osso!"?

humpf >.<"

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #13 Online: 20 de Outubro de 2006, 21:29:46 »
Eu já tinha lido uma previsão bastante semelhante há algum tempo... só que a previsão tinha sido escrita nos anos 50 e previa a situação da espécie humana no ano 2000.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #14 Online: 20 de Outubro de 2006, 21:33:10 »

Cara, vou fingir que não li isso... kkkkkkkk

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #15 Online: 20 de Outubro de 2006, 22:12:35 »
Tipo, eremita, nao fique ofendido. Aqui nos somos todos um bando de nerds (quer dizer, aqui nem tanto, so grande parte. Mas tem um forum que eu frequentava, onde o menos nerd eram aqueles que ainda eram considerados MUITO nerds no resto do mundo)
"The patient refused an autopsy."

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 21 de Outubro de 2006, 09:44:31 »
E é muito pouco provável que de divida em duas espécies.
Eu não sei o quão provável é. Da mesma forma que se apagassem a minha memória sobre evolução humana e me levassem ao passado para antes de boa parte da evolução dos hominídeos, eu não saberia dizer quantas espécies viriam a existir e por que.

Eu não estou defendendo linha por linha o que foi colocado aí; a minha visão é simplesmente de que se houver especiação humana no futuro, acho que seria algo nessas linhas, por seleção sexual, já que é um dos modos mais freqüentes de especiação, se não for o mais freqüente, e independe de razões adaptativas, que não consigo pré-conceber muito bem para futuras especiações em humanos.

Pode até ser que um "tipo" se destaque, mas "o que sobrar" não necessariamente pode virar um "generalizado" de qualidades opostas ao do tipo que se destacou...
Não necessariamente, mas é uma possibilidade. Acho voltando no passado e apagando as nossas memórias, poderiamos supor também, e com validade, que as raças humanas ou espécies de hominídeos também não necessariamente surgiriam, talvez supor que não fosse existir muita variação ou que pudesse existir muita variação sem que deixasse de ser uma só espécie. Segundo alguns estudos recentes, parece que isso até é meio verdade, e que os antepassados de humanos só foram se separar definitivamente dos chimpanzés há cerca de 1,5 milhão de anos apenas, e não 7-5 como de acordo com as evidências fósseis e o resto do genoma além do cromossomo X. No entanto, aqui estamos nós, chimpanzés e humanos, como espécies separadas.

Porque seriam mais ou menos o oposto do que se supõe serem as preferências sexuais universais.

São os nerds, ora...

Na verdade,  o texto sugere que os "gnomos" é que seriam menos inteligentes, e não "nerds". A melhor teoria para o desenvolvimento da inteligência humana até agora é através da seleção sexual, acho que isso deve ser parte da lógica da coisa. Mas ao mesmo tempo, seria bem possível que a inteligência continuasse consideravelmente igual nos dois grupos ou que os "gnomos" fossem mais inteligentes, porque a inteligência não está diretamente ligada a qualquer uma das outras características.

Poderia ser então que, de um lado a seleção sexual enfatizasse principalmente atributos físicos, e do outro principalmente mentais. Eu não vejo um forte motivo para os dois critérios ficarem de um só lado, exceto se do lado dos gnomos a própria seletividade baixasse de modo geral, não apenas com relação a critérios físicos.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #17 Online: 21 de Outubro de 2006, 09:56:02 »
Ja somos divididos...

os Tucanos e os Petistas! :D

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 21 de Outubro de 2006, 10:09:27 »
Se a gente considerar que as barreiras geográficas, existentes antigamente, foram uma por uma caindo... seria provável sim que índios americanos, eurasianos e polinésios acabassem se transformando em espécies diferentes, mas como o mundo acabou quase inteiro conectado, a tendência é dos genes acabarem se misturando na população mundial. Barreiras geográficas, embora não sejam o único modo de especiação, são o mais importante.
Não sei se são o mais importante, acho que seleção sexual e natural são bem mais importantes e freqüentes.

Agora, sem barreiras geográficas, seria necessário que os intermediários fossem, aos poucos, se extingüindo, e isso quer dizer que eles teriam chances de sobrevivência e reprodução menores que ambos os lados. Só que (vou usar do senso comum, me corrijam se eu estiver errado), uma pessoa "meio bonita" têm mais chances de reprodução que uma completamente feia, certo? A não ser que se desenvolvesse um segundo padrão de beleza na subespécie "feia", que favorecesse a sobrevivência.

Eu imagino a coisa assim: há todo um gradiente do mais belo ao mais feio. De um lado, os mais belos tendem a se reproduzir com os mais belos, os um pouco menos tentam, e os um pouco menos ainda, tentam ter pareceiros com esses apenas um pouco mais belos. Do outro extremo, chega um ponto em que as pessoas nem tem tanta esperança de ter um parceiro do outro lado do espectro. Nesse ponto, ser menos seletivo quanto a aparência física significa uma vantagem reprodutiva, conforme você apontou a necessidade.

Então acho que esse cenário pode formar dois "picos seletivos" separados por um vale que realmente inicialmente não é muito "íngreme", mas tende a ir ficando. Os de beleza intermediária-alta vão se misturando aos pelos mais belos, e descartando os intermediários um pouco abaixo ou até "do mesmo nível". Mais para o outro lado do espectro, acho que vai criando um ponto de cisão em algum lugar onde os intermediários ainda seletivos se aproximam dos que tem já menor seletividade. Eles acabam tendo menos sucesso reprodutivo que os feios menos seletivos, com os quais até poderiam se reproduzir mas prefeririam descartar, ao mesmo tempo em que são descartados pelos mais belos que eles mesmos, que também tem maior sucesso reprodutivo.

Inteligência favorece, sim; então seria estranho dizer que os nanicos seriam burros. Quanto ao fato de só sobrarem nanicos feios para cruzarem com nanicas feias, acho improvável.
Não sei por que.. não seria de uma hora para outra, mas não vejo um empecilho muito grande para isso, apenas não acho que certamente vai ocorrer... só não me surpreenderia que viesse alguém do futuro e me provasse que ocorreu (bem, na verdade me surpreenderia vir alguém do futuro)

A espécie humana tá mais pra sofrer anagênese que cladogênese.
Eu já acho que é muito mais provável cladogênese ou extinção total do que anagênese levando a cronoespeciação. Há algumas décadas tinha-se bastante essa visão linear da evolução, em especial da humana, mas os fósseis vieram a destruir isso e mostrar que a cladogênese é predominante... ainda que "fusões" de clados também talvez tenham tido seu papel inclusive, segundo alguns dados mais recentes ainda...

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #19 Online: 22 de Outubro de 2006, 23:33:08 »
Tipo, eremita, nao fique ofendido. Aqui nos somos todos um bando de nerds (quer dizer, aqui nem tanto, so grande parte. Mas tem um forum que eu frequentava, onde o menos nerd eram aqueles que ainda eram considerados MUITO nerds no resto do mundo)

Ei, claro que não, eu vi que era zoação... huahauhaua (mas eu sou nerds, sim, com orgulho dos meus quat'zóio! Só que tô mais pra nerds zoeiro que nerds puro... sou híbrido...).

Buckaroo Banzai, a única conclusão que eu cheguei é que preciso estudar mais Bio. Só isso. Mas, com a sua refutação, não estou achando a cladogênese tão improvável assim.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2006, 23:34:56 por Eremita »

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 17 de Setembro de 2007, 04:23:49 »
lugar de profeta não é na academia, já dizia hegel.

aliás, a moda de revirar tópicos antigos vingou, hein? amon lançando tendência.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2007, 04:27:20 por rodion »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #22 Online: 17 de Setembro de 2007, 19:03:01 »
Acho que esse cara leu "Admirável mundo novo" demais.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #23 Online: 17 de Setembro de 2007, 20:40:57 »
Mas o artigo não trabalhou com um dado sobre as mulheres. É que elas gostam de um tipo físico não tão alto, baixinho mesmo, atacarrado, careca e muitas vezes barrigudo. E não são as mulheres feias as que preferem esse tipo, são as mais bonitas e esplendorosas. Esse tipo é muito apreciado, principalmente, porque tem dinheiro.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!