não achei nada fundamentalmente absurdo, ainda que as ilustrações e especulações obviamente sejam especificas demais, mas não é nada que não pudesse acontecer... e se fosse para especular alguma especiação futura da humanidade, acho que seria por aí, por seleção sexual que parece ser a causa da maior parte das especiações mesmo... mas os detalhes são mais difíceis de prever, porque é bastante aleatória também.
Não somos algo como o ápice da evolução, tendo chegado num ponto onde se pode dizer que não haverá mais ramificações.
Já as mulheres irão desenvolver pele mais clara, macia e sem pêlos, olhos claros e grandes, seios maiores e cabelos brilhantes.
Isso por exemplo acho uma bobagem. Nem todo mundo gosta de pele clara, pêlos elas já consequentemente removem portanto não entra no fator evolução, olhos claros são geneticamente recessivos, nem todo mundo prefere seios grandes.... enfim, ridículo!
Me disseram que há estudos dizendo que, universalmente, as mulheres tem a pele naturalmente um pouco mais clara que os homens, em qualquer raça; e que isso seria provavelmente por seleção sexual mesmo. Acho, segundo isso, que pele não seria "clara", apenas um pouco mais clara do que dos homens, que segundo disseram, seria "cor de café", o que suponho ser algo meio mulato e não negro pelo contexto. "Universalmente", não significa que "todos os homens prefirem sim e cale a boca", mas a grande maioria sim, e acaba sendo o que conta... mas acho que é num nível difícil de perceber essa diferença, nada drástico, acho que pelo que me disseram tinha a ver com ficar um pouco mais evidente o rubor da face quando as mulheres ficam ruborizadas.
A recessividade de um caractere não quer dizer que não possa predominar; se não pudesse não haveriam países com populações nas quais existem apenas pessoas com genes recessivos para alguns caracteres.
Mas isso de pelos realmente acho que não faz sentido por esse mesmo motivo que disse.
E mesmo assim, as que "sobrariam" dessas seriam baixinhas, gnomas, gordinhas, com seios pequenos e peludas? Sem cabimento... não acredito que possa haver sequer o começo dessa distanciação.
Não seria a sobra "imediata", mas o resultado da seleção em direção a picos de seleção... começa com uma variação mais homogênea, mas que já tem dois "lados" do espectro, e a probabilidade é sempre de reprodução entre pessoas com características mais próximas no espectro. Os intermediários podem ir "acabando" aos poucos à medida em que se reproduzem com indivíduos intermediários, mas que tendam mais para o lado do espectro em que já estiverem.
Queixos iriam recuar, como resultado de menos mastigação causada pela comida processada.
Isso soa muito Lamarckista...
O único modo de não ser seria se queixos recuados tivessem alguma vantagem reprodutiva, o que só vejo como possível por seleção sexual, que é o contexto da coisa toda. Aí se já não é mais necessária mastigação que exija mandíbulas do tamanho atual, poderia ocorrer.