A prece religiosa
por eu mesmo
A oração religiosa, um pedido a divindades por algo que uma pessoa necessita em sua vida material, uma ajuda transcendente e extraordinária de seres inteligentes e superiores ao humano orador.
Os pedidos de um humano a um deus não é de hoje, é de muitos milhares de anos atrás. Os hábitos mudaram, as intenções não. As preces religiosas podiam vir em forma de sacrifícios, tanto de animais como de homens, em muitos casos de virgens. Rituais como danças. Oferendas, de comidas a pertences pessoais, as oferendas persistem até hoje fortemente.
As religiões descendidas de Abraão, um suposto personagem histórico-religioso do mundo antigo, são respectivamente em ordem cronológica: judaísmo, cristianismo e islamismo. A essas três religiões damos o nome de religiões abraâmicas por começarem com o mesmo personagem. E não é a única coincidência que as três compartilham, existem escrituras, histórias, personagens, costumes e dogmas em comum. As religiões abraâmicas ocupam o ápice da evolução da religiosidade humana. Antes acreditava-se em coisas simples como animais e fenômenos naturais, adorava-se a diversos deuses para diversas ocasiões, havia uma vida diariamente religiosa para algumas culturas. Com achegada dessas religiões o panorama religioso mudou bastante. Adoravam a coisas antes abominadas. E começaram a abominar coisas antes louvadas. Houve muitas mudanças embora a idéia central e os álibis continuarem os mesmos. Alguns costumes mudaram, outros só se transformaram, transmutaram. Mas a maior metamorfose religiosa foi a de se adorar a somente um deus, e este seria Criador, Todo-Poderoso, Centro de tudo, sem ele não há nada. Mas vale a pena lembrar que as religiões abraãmicas não surgiram ao mesmo tempo, elas modificaram seus cenários religiosos das culturas e localidades onde se encontrava e foram propagadas.
Os pedidos religiosos foram outros costumes transformados.
Pedidos a deuses é algo egoísta, embora muita gente ache que não. A maioria da população vive concentrada em meio urbano, lá ela não tem muito tempo de pensar em seus credos durante o dia como se fazia antigamente. Hoje em dia o trabalho para sobreviver e as formas de entretenimento estão bem distribuídas em nossa sociedade. Não tendo tempo para seus deuses a pessoa os esquece por muito tempo, mas sempre há algo de errado ou que nos causa incômodo em nossa vida, é aí que ela precisa de ajuda.
Ficou desempregada, brigou com o namorado... Sempre as necessidades da pessoa causa alguma depressão, elas sempre precisam de uma ajuda emocional. Muitas coisas podem ser resolvidas facilmente, outras são impossíveis ou quase, o fato é que toda pessoa quer uma ajuda. É somente nesse momento que a pessoa se recorda de que ensinaram a ela que existe um ser inteligente que pode controlar a sua vida.
Há várias formas de se acabar com uma depressão. Dependendo de seu caso: isolar-se, se tornar mais social, acomodação cognitiva, comer, trabalhos físicos, ou então. Muitas vezes são somente tentativas, a tentativa mais experimentada talvez venha a ser a prece.
A prece é a forma mais fácil de auto-ajudar a sair de alguma depressão, sofrimento ou incômodo.
Como já disse anteriormente, os pedidos humanos a divindades sempre vieram de necessidades ou incômodos que gostaríamos de resolver. Se pedia as divindades por vários motivos, o medo da ira divina era o mais influente. Hoje em dia ainda se teme muito que deus fique bravo com você, por isso muita gente reza para ser perdoada. Antes os pedidos vinham em forma de oferendas, rituais ou sacrifícios (ou umas misturas desses). Hoje em dia as preces das religiões monoteístas se resumem a uma fusão dessas formas.
Quando um humano reza todos os dias, essa prece não deixa de ser um ritual diário no qual se o indivíduo fica um dia sem orar, se sente como se já tivesse quebrado alguma ligação com deus, ela não sabe, mas quebrou seu ritual. Oferendas, muitas pessoas fazem promessas, as oferendas do mundo moderno, quando alguém diz que se deus a ajudar em algo ela fará algo em troca como se comportar, isso se torna uma oferenda. Com os sacrifícios são a mesma coisa, a pessoa diz que vai fazer algo penoso para ela demonstrando que sua crença em deus é grandiosa. As preces das religiões abraâmicas continuaram com os mesmos costumes em fazer pedidos, só alteram-se em alguns detalhes.
As preces são egoístas sim. Quando você faz um pedido, quer algo para você. Quando reza só por ritual, é porque está desejando ajuda sempre de deus. As preocupações humanas vêm de seu ego, e quando ela é muito religiosa, pode se curar a través da distração da prece, se não é pelo menos serve como uma ajuda.
Não há nada de sobrenatural e fantástico nela. O povo costuma rezar para tudo, quando algo acaba se concretizando, dizem que valeu a pena. Estranho como muita coisa que não se pede também se concretiza. É uma questão de você ser humilde e ter coragem para enfrentar os problemas por você mesmo.