Autor Tópico: Depois dizem que o Brasil é neoliberal........  (Lida 590 vezes)

Offline Kao

• Nível 12
  • *
Depois dizem que o Brasil é neoliberal........
« Online: 21 de Outubro de 2006, 17:22:25 »
Até no comércio de pãozinho francês o governo se intromete........

Pão francês passa a ser vendido apenas por quilo
Publicidade
da Folha Online
do Agora

A partir desta sexta-feira, padarias e supermercados só poderão vender pão francês por quilo, de acordo com a portaria 146 do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Estabelecimentos que não cumprirem a nova regra poderão ser multados.

Para evitar aumento no preço, comerciantes devem reduzir o tamanho do pãozinho. Em locais onde os pães são produzidos com peso maior, clientes podem vir a pagar mais pela mesma quantidade comprada antes.

Os comerciantes explicam que a lei que era válida até ontem exigia que todo pão francês tivesse no mínimo 50 gramas. Para evitar problemas com a fiscalização, os pães geralmente tinham alguns gramas a mais, afirmam. Esse excedente não era cobrado do consumidor, mas agora, com o preço estabelecido na balança, o aumento seria repassado. O valor do pão iria, então, de R$ 0,25 para R$ 0,32 no caso da padaria do comerciante Alexandre dos Santos Abreu, no Planalto Paulista (zona sul de São Paulo).Vera Gonçalves/Folha Imagem

Pães em balança de padaria na zona leste de São Paulo; pesagem é obrigatória

Para o presidente do Sindicato e Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo, Antero Pereira, as padarias estão sendo orientadas a baixar o peso do pão. "Não haverá prejuízo ao consumidor se o pão vier maior, já que ele está pagando pelo peso. Mas estamos querendo evitar que eles estranhem a mudança."

O Inmetro também determinou que a indicação do preço do quilo do pão deverá ser grafada com dígitos de no mínimo cinco centímetros de altura e afixada próxima ao balcão de venda, em local fácil de ser visto pelo consumidor.

O novo método de cobrança foi escolhido por meio de uma consulta pública promovida pelo Inmetro durante dois meses. Naquela ocasião, mais de 70% dos 1.041 entrevistados disseram preferir comprar o pão por quilo; mais de 29% afirmaram preferir a compra por unidade; e menos de 1% disseram ser favoráveis às duas formas.

Embora a cobrança por quilo elimine a preocupação quanto ao tamanho dos pães adquiridos, os consumidores devem permanecer atentos às alterações como peso do saco de papel.

Irregularidades

A obrigatoriedade da venda do pão por quilo deve reduzir o número de irregularidades, diz o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo). Segundo a última pesquisa do instituto sobre itens da cesta básica, realizada no início do mês, o pãozinho francês foi o que apresentou o maior índice de diferença entre o peso mínimo exigido (50 gramas) e o encontrado no comércio. Em alguns casos, o pão estava sendo vendido com 4 gramas a menos --8% de diferença em relação ao peso ideal de 50 gramas.

Segundo o chefe do Departamento de Produtos de Pré-Medidos do instituto, Paulo Lopes, com a nova lei não será mais exigido o peso mínimo, e cada padaria vai escolher o tamanho de seu pão. Lopes diz que o pãozinho é tradicionalmente um produto com muitos problemas. Ele afirma que a forma de produção artesanal e a grande dificuldade de fiscalização por parte do consumidor abriam margem para irregularidades.

Com Folha de S.Paulo

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
Re: Depois dizem que o Brasil é neoliberal........
« Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2006, 17:31:48 »
que saco! agora você vai com o dinheiro contado pra padaria mas não sabe quantos pães vai trazer.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2006, 19:42:21 »
Em alguns casos, o pão estava sendo vendido com 4 gramas a menos --8% de diferença em relação ao peso ideal de 50 gramas.

No meu dicionário isso se chama roubo.

Aqui em BH já é assim, vendido por peso, há alguns anos, e todo mundo que eu conheço aprova a idéia.
O preço fica o mesmo, só que a distorção do peso, a favor da padaria, acaba.
Mais do que justo.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2006, 19:44:11 por HSette »
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2006, 22:07:12 »
A princípio estranhei a idéia. Há uma padaria perto do meu trabalho que vende uns pães muito pequenos e muito pesados, cheios de massa. Eles têm metade do tamanho de um pão francês normal, mas os mesmos ~50g. Achei que se a moda pegasse, pararia de comprar pão francês.

Felizmente foi só ali que isso aconteceu. Na padaria perto de casa compro um brigitte de ~60g por ~R$0,30. Como o brigitte é mais comprido que o pão francês acaba caindo mais leve no estômago apesar de ter mais massa.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4 Online: 21 de Outubro de 2006, 23:30:01 »
Em alguns casos, o pão estava sendo vendido com 4 gramas a menos --8% de diferença em relação ao peso ideal de 50 gramas.

No meu dicionário isso se chama roubo.

Aqui em BH já é assim, vendido por peso, há alguns anos, e todo mundo que eu conheço aprova a idéia.
O preço fica o mesmo, só que a distorção do peso, a favor da padaria, acaba.
Mais do que justo.

Eu não curto isso porque em Contagem eu ainda compro o pão a 0,12 centavos... Vai ser uma b**** essa mudança...

Aqui em BH eu já tava acostumado, mas mesmo assim...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Outubro de 2006, 21:59:44 »
Aqui na minha cidade sempre foi assim... :?
« Última modificação: 24 de Outubro de 2006, 22:45:15 por Fernando »

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #6 Online: 25 de Outubro de 2006, 08:18:11 »
Sei lá, quem sabe melhore...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!