Eu estou entre os que acham que devemos ter cautela.
E sobre Vênus ter atividade biológica: não há nada que nos leve a afirmar que seja necessário queda de temperatura para que isso ocorra.
A vida é pródiga, e nós sabemos muito pouco sobre ela.
Sem falar que não sabemos também sobre a possibilidade de atividade biológica em bases diferentes das que aqui ocorrem.
Concordo, até pode existir vida lá. Mas o planeta não serve aos nossos interesses da forma como é hoje. Mesmo que exista vida lá, não temos nem como estudá-las por que o planeta é praticamente inacessível.
Mas Amon pq os nossos interesses são o padrão que designa a importância e/ou o direito de existência de algo no Universo ?
Além do mais o estudo de como Vênus se tornou daquela forma é interessante para se conhecer quais são os limites da dinâmica e evolução planetárias e assim compreender o nosso próprio planeta.
Uma contribuição especial de Vênus, por motivos óbvios, está justamente na questão relacionada ao efeito estufa .
[ ]´s
Veja, por que devemos preservar a Terra? Por que ela é bonita ou por uma questão moral de que não devemos extender nossas garras sobre a existência das coisas neste planeta? Acho que em nenhum dos casos. Devemos preservar o planeta por que ele garante nossa sobrevivência saudável. Eu acho que devemos extender sim o nosso padrão sobre a existência das coisas no universo ante o critério de utilidade para nós. Veja, Vênus em nada serve a nossa sobrevivência e é um objeto inanimado, em tese. Não vejo por que não explorá-lo. Claro se lá existisse ou se existe vida, valeria a pena preservar o planeta para estudar as formas de vida. Agora como estudar formas de vida em Vênus se é impossível pousar no Planeta? Outra, deveríamos nos esforçar em tentar criar outros ambientes habitáveis para nós no futuro. Quando a questão envolve nossa sobrevivência, temos que pensar em nós e no nosso padrão primeiro acima do resto (nós no sentido de fugir da extinção da humanidade).
Me parece que seria possível enviar alguma espécie de sonda para verificar a possibilidade existir vida na atmosfera venusiana, isso é interessante. Mas deveríamos estudar a possibilidade de tentar esfriar o planeta, por que pode ser útil no futuro.
Marte é outro planeta que um dia pode, quem sabe, passar por uma "terraformação", até para servir de refúgio para nós. Por isso eu não vejo como seria uma falta ética alterar planetas "mortos" ou inúteis para a sobrevivência humana. Qual a vantagem e o motivo de se preservar um planeta morto quando ele poderia ser útil a humanidade?
Outra, não diria que uma "coisa", matéria bruta, tenha "direito de existência", uma vez que quem atribui que algo tem ou não direito de existir somos nós por convenção. Se fossêmos extintos, a coisa continuaria existindo, mas não existiria um "direito natural de existência" deste objeto.