Autor Tópico: A estrela, a anã marrom e o planeta  (Lida 2943 vezes)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: A estrela, a anã marrom e o planeta
« Resposta #25 Online: 31 de Outubro de 2006, 13:32:08 »
Eu estou entre os que acham que devemos ter cautela.

E sobre Vênus ter atividade biológica: não há nada que nos leve a afirmar que seja necessário queda de temperatura para que isso ocorra.

A vida é pródiga, e nós sabemos muito pouco sobre ela.

Sem falar que não sabemos também sobre a possibilidade de atividade biológica em bases diferentes das que aqui ocorrem.

Concordo, até pode existir vida lá. Mas o planeta não serve aos nossos interesses da forma como é hoje. Mesmo que exista vida lá, não temos nem como estudá-las por que o planeta é praticamente inacessível.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

APODman

• Visitante
« Resposta #26 Online: 31 de Outubro de 2006, 13:37:19 »

E sobre Vênus ter atividade biológica: não há nada que nos leve a afirmar que seja necessário queda de temperatura para que isso ocorra.

Sem falar que não sabemos também sobre a possibilidade de atividade biológica em bases diferentes das que aqui ocorrem.

Concordo, até pode existir vida lá. Mas o planeta não serve aos nossos interesses da forma como é hoje. Mesmo que exista vida lá, não temos nem como estudá-las por que o planeta é praticamente inacessível.

Mas Amon pq os nossos interesses são o padrão que designa a importância e/ou o direito de existência de algo no Universo ?

Além do mais o estudo de como Vênus se tornou daquela forma é interessante para se conhecer quais são os limites da dinâmica e evolução planetárias e assim compreender o nosso próprio planeta.

Uma contribuição especial de Vênus, por motivos óbvios, está justamente na questão relacionada ao efeito estufa .

[ ]´s

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 31 de Outubro de 2006, 17:19:49 »

Mas Amon pq os nossos interesses são o padrão que designa a importância e/ou o direito de existência de algo no Universo ?

Além do mais o estudo de como Vênus se tornou daquela forma é interessante para se conhecer quais são os limites da dinâmica e evolução planetárias e assim compreender o nosso próprio planeta.

Uma contribuição especial de Vênus, por motivos óbvios, está justamente na questão relacionada ao efeito estufa .

[ ]´s

Veja, por que devemos preservar a Terra? Por que ela é bonita ou por uma questão moral de que não devemos extender nossas garras sobre a existência das coisas neste planeta? Acho que em nenhum dos casos. Devemos preservar o planeta por que ele garante nossa sobrevivência saudável. Eu acho que devemos extender sim o nosso padrão sobre a existência das coisas no universo ante o critério de utilidade para nós. Veja, Vênus em nada serve a nossa sobrevivência e é um objeto inanimado, em tese. Não vejo por que não explorá-lo. Claro se lá existisse ou se existe vida, valeria a pena preservar o planeta para estudar as formas de vida. Agora como estudar formas de vida em Vênus se é impossível pousar no Planeta? Outra, deveríamos nos esforçar em tentar criar outros ambientes habitáveis para nós no futuro. Quando a questão envolve nossa sobrevivência, temos que pensar em nós e no nosso padrão primeiro acima do resto  (nós no sentido de fugir da extinção da humanidade).

Me parece que seria possível enviar alguma espécie de sonda para verificar a possibilidade existir vida na atmosfera venusiana, isso é interessante. Mas deveríamos estudar a possibilidade de tentar esfriar o planeta, por que pode ser útil no futuro.

Marte é outro planeta que um dia pode, quem sabe, passar por uma "terraformação", até para servir de refúgio para nós. Por isso eu não vejo como seria uma falta ética alterar planetas "mortos" ou inúteis para a sobrevivência humana. Qual a vantagem e o motivo de se preservar um planeta morto quando ele poderia ser útil a humanidade?

Outra, não diria que uma "coisa", matéria bruta, tenha "direito de existência", uma vez que quem atribui que algo tem ou não direito de existir somos nós por convenção. Se fossêmos extintos, a coisa continuaria existindo, mas não existiria um "direito natural de existência" deste objeto.

« Última modificação: 31 de Outubro de 2006, 17:24:27 por Amon »
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 31 de Outubro de 2006, 18:08:33 »
Há sim, como pousar em Vênus.
Mas se você está se referindo a pouso de humanos, não há essa necessidade para empreender estudos, como você citou sobre sondas.

Eu, pessoalmente, não sou contra a "terraformação" de planetas. Pelo contrário. Mas acho que devemos ter cautela. É algo muito complexo, dispendioso, e de consequências imprevisíveis.

De qualquer forma, melhor seria pensar em Marte, e quem sabe, algum satélite de Júpiter ou Saturno (já estou pensando alto :-)).

No longo, longuíssimo prazo, Vênus será engolfado pelo Sol, assim como provavelmente a Terra.
Marte tem chance de escapar.
E ainda, alguns satélites de Júpiter e Saturno podem até vir a se tornar propícios à atividade biológica que conhecemos.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #29 Online: 31 de Outubro de 2006, 23:27:35 »
Eu achava Marte mais fácil de colonizar que Vênus, mas hoje em dia tenho minhas dúvidas...

http://en.wikipedia.org/wiki/Colonization_of_Venus

O problema que temos hoje em dia é em pensar que tem-se que sempre viver na superfície, parece que ninguém viu O Império Contra-Ataca... :lol:
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 01 de Novembro de 2006, 08:23:28 »
Eu achava Marte mais fácil de colonizar que Vênus, mas hoje em dia tenho minhas dúvidas...

http://en.wikipedia.org/wiki/Colonization_of_Venus

O problema que temos hoje em dia é em pensar que tem-se que sempre viver na superfície, parece que ninguém viu O Império Contra-Ataca... :lol:

É parece que Venus é mais facil até por este link. A idéia de um escudo para fazer o planeta "congelar" na marra, e o vapor d'água se liquefazer é bem interessante. Os efeitos seriam bastante rápidos também.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 01 de Novembro de 2006, 09:03:18 »

A questão não é ser mais, ou menos, fácil.

Em primeiro lugar, as dificuldades em ambos os casos são tão imensas que as diferenças nem fazem sentido.
E em segundo lugar, temos a questão da maior proximidade de Vênus com o Sol.
A atividade solar aumenta com o tempo, e os corpos mais próximos sofrem mais o impacto.
Sem falar que, como disse no outro post, no longo, longuíssimo prazo, é mau negócio.
É como construir uma mansão beira-mar em local que se sabe será engolfado pelas águas.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2006, 09:05:11 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #32 Online: 01 de Novembro de 2006, 10:11:58 »
Ah, mas o problema maior que leva à colonização não é o fim do Sol, até lá o ser humano já virou outra coisa, se existir, e mesmo assim com o fim do Sol acabou tudo no sistema solar. O que impulsiona isso seria se a gente zoasse com a Terra de algum jeito no futuro próximo até, não dando alternativa.

E o que eu achei mais legal da colonização de Vênus é que é na alta atmosfera temos o único lugar do Sistema Solar com 1atm e 20ºC fora da Terra, uma estação flutuante é bem viável, bem mais que Terraformação, e sem tantos problemas éticos.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 01 de Novembro de 2006, 11:04:42 »
Ah, mas o problema maior que leva à colonização não é o fim do Sol, até lá o ser humano já virou outra coisa, se existir, e mesmo assim com o fim do Sol acabou tudo no sistema solar. O que impulsiona isso seria se a gente zoasse com a Terra de algum jeito no futuro próximo até, não dando alternativa.

E o que eu achei mais legal da colonização de Vênus é que é na alta atmosfera temos o único lugar do Sistema Solar com 1atm e 20ºC fora da Terra, uma estação flutuante é bem viável, bem mais que Terraformação, e sem tantos problemas éticos.

Seria interessante sim, ou cidades estilo Jetsons. Mas mesmo assim, instaladas estas "estações" flutuantes, deveriamos tentar alterar o planeta, diminuindo as condições horríveis da superfície. Olha, se isso fosse o caso de garantir a sobrevivência da espécie humana, não interessa que Venus seria virado de cabeça pra baixo, na minha opinião.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 01 de Novembro de 2006, 13:55:09 »

O problema que não será preciso "esperar" pelo fim do Sol.

Há modelos que sustentam um aumento da atividade solar bastante impactante a cada período de 1,0 milhão de anos. É claro que ainda assim estamos falando de cifras astronômicas.
"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 01 de Novembro de 2006, 14:23:26 »
Esse tema é muito interessante.

Indico aos interessados a série Grandes Debates, do site Astrobiology Magazine, da NASA.

Great debates – Terraforming Debates
www.astrobio.net/news/Debates.html

Ênfase em: Should We Terraform?
www.astrobio.net/news/article1020.html

É uma galera de primeira linha!  :ok:
"Por quê?"

Chaves

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #36 Online: 01 de Novembro de 2006, 16:00:04 »
Seria interessante sim, ou cidades estilo Jetsons. Mas mesmo assim, instaladas estas "estações" flutuantes, deveriamos tentar alterar o planeta, diminuindo as condições horríveis da superfície. Olha, se isso fosse o caso de garantir a sobrevivência da espécie humana, não interessa que Venus seria virado de cabeça pra baixo, na minha opinião.

Ah, acho desperdício de tempo e energia, é mais fácil criar uma civilização móvel por um tempo em criogenia até achar um sistema com um planeta estável, bobeando gastaríamos menos energia, principalmente comparando com a Terraformação de Vênus. Temos um mania imensa de achar que se a vida não é exatamente igual a nossa deve ser algo provisório...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #37 Online: 01 de Novembro de 2006, 16:30:06 »
Ah, acho desperdício de tempo e energia, é mais fácil criar uma civilização móvel por um tempo em criogenia até achar um sistema com um planeta estável, bobeando gastaríamos menos energia, principalmente comparando com a Terraformação de Vênus. Temos um mania imensa de achar que se a vida não é exatamente igual a nossa deve ser algo provisório...

Bem, se um dia tivermos tecnologia muito avançada, acho que a solução mais elegante será a construção de orbitais, como os da Cultura:

http://en.wikipedia.org/wiki/Culture_Orbital

:wink:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!